Bebemos com os olhos?: O impacto do rótulo frontal das garrafas de vinho na perceção do consumidor

Bibliographic Details
Main Author: Jesus, Catarina Mendes Dias de
Publication Date: 2020
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10071/22185
Summary: O rótulo frontal de uma garrafa de vinho é cada vez mais importante na decisão de compra do consumidor. Essa realidade está patente na crescente diversificação de rótulos no mercado e no aumento do investimento no seu design. O presente trabalho tem o objetivo de perceber qual o grau de importância do rótulo na decisão de compra, quais as circunstâncias em que o rótulo é mais determinante e quais as características mais valorizadas por parte dos consumidores. Foram realizados dois tipos de análise: uma qualitativa, onde, através de entrevistas a dois produtores, um distribuidor e um designer de rótulos de vinho, se procurou perceber quais as tendências do rótulo de vinho na escolha do consumidor; e outra quantitativa, através de 300 respostas válidas a um questionário online e a partir do qual se realizou uma regressão linear múltipla, com o intuito de testar se a hipótese de estudo considerada após revisão de literatura era validada. A hipótese consistia na avaliação de quais das cinco características de design do rótulo (forma, textura, imagem, cor e lettering) têm impacto na intenção de compra do consumidor. Tanto pelas respostas dos entrevistados como pelas respostas dos inquiridos no questionário, concluiu-se que o rótulo é um fator importante na escolha de uma garrafa de vinho, sobretudo quando a compra é esporádica ou realizada para alguma ocasião festiva. Das características analisadas, apenas a Textura e a Imagem foram validadas pelo modelo aplicado.
id RCAP_d3e2d98f501cd1ae5d23612bc2b2a9a5
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/22185
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Bebemos com os olhos?: O impacto do rótulo frontal das garrafas de vinho na perceção do consumidorRótulo frontal de uma garrafa de vinhoDesign de rótulosComportamento do consumidor de vinhoMarketing sensorialWine bottle's front labelLabel’s designWine consumer behaviorSensory marketingO rótulo frontal de uma garrafa de vinho é cada vez mais importante na decisão de compra do consumidor. Essa realidade está patente na crescente diversificação de rótulos no mercado e no aumento do investimento no seu design. O presente trabalho tem o objetivo de perceber qual o grau de importância do rótulo na decisão de compra, quais as circunstâncias em que o rótulo é mais determinante e quais as características mais valorizadas por parte dos consumidores. Foram realizados dois tipos de análise: uma qualitativa, onde, através de entrevistas a dois produtores, um distribuidor e um designer de rótulos de vinho, se procurou perceber quais as tendências do rótulo de vinho na escolha do consumidor; e outra quantitativa, através de 300 respostas válidas a um questionário online e a partir do qual se realizou uma regressão linear múltipla, com o intuito de testar se a hipótese de estudo considerada após revisão de literatura era validada. A hipótese consistia na avaliação de quais das cinco características de design do rótulo (forma, textura, imagem, cor e lettering) têm impacto na intenção de compra do consumidor. Tanto pelas respostas dos entrevistados como pelas respostas dos inquiridos no questionário, concluiu-se que o rótulo é um fator importante na escolha de uma garrafa de vinho, sobretudo quando a compra é esporádica ou realizada para alguma ocasião festiva. Das características analisadas, apenas a Textura e a Imagem foram validadas pelo modelo aplicado.The wine bottle's front label is being increasingly considered more important in the consumer's decision. This reality is patent on the growing diversification of labels in the market and in the raising investment on label's design. This thesis aimed to study this phenomenon with the purpose of understanding to what degree labels influence the consumer's decision, on which circumstances the label is more determinant and which characteristics are more valued by consumers. Methodologically there were performed two types of analysis: one qualitative, in which through interviews with two wine producers, one distributor and a label designer we tried to understand what are the tendencies on labels in the consumer's decision; and another quantitative, where through a form with 300 valid responses, we applied a multiple linear regression to comprehend if the hypothesis formulated after literature review were valid. The hypothesis consisted of evaluating which of the 5 label's characteristics (shape, texture, image, colour and lettering) have an impact on the consumer's intent of consuming. Based on the interviews and in the responses of the enquiries we concluded that the label is a major aspect when buying a bottle of wine, especially if it's a sporadic purchase or when it's for some festive occasion. Of the characteristics analysed, only texture and image were validated by the model applied.2022-01-05T00:00:00Z2021-01-05T00:00:00Z2021-01-052020-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/22185TID:202644898porJesus, Catarina Mendes Dias deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:34:38Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/22185Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:15:40.025195Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Bebemos com os olhos?: O impacto do rótulo frontal das garrafas de vinho na perceção do consumidor
title Bebemos com os olhos?: O impacto do rótulo frontal das garrafas de vinho na perceção do consumidor
spellingShingle Bebemos com os olhos?: O impacto do rótulo frontal das garrafas de vinho na perceção do consumidor
Jesus, Catarina Mendes Dias de
Rótulo frontal de uma garrafa de vinho
Design de rótulos
Comportamento do consumidor de vinho
Marketing sensorial
Wine bottle's front label
Label’s design
Wine consumer behavior
Sensory marketing
title_short Bebemos com os olhos?: O impacto do rótulo frontal das garrafas de vinho na perceção do consumidor
title_full Bebemos com os olhos?: O impacto do rótulo frontal das garrafas de vinho na perceção do consumidor
title_fullStr Bebemos com os olhos?: O impacto do rótulo frontal das garrafas de vinho na perceção do consumidor
title_full_unstemmed Bebemos com os olhos?: O impacto do rótulo frontal das garrafas de vinho na perceção do consumidor
title_sort Bebemos com os olhos?: O impacto do rótulo frontal das garrafas de vinho na perceção do consumidor
author Jesus, Catarina Mendes Dias de
author_facet Jesus, Catarina Mendes Dias de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Catarina Mendes Dias de
dc.subject.por.fl_str_mv Rótulo frontal de uma garrafa de vinho
Design de rótulos
Comportamento do consumidor de vinho
Marketing sensorial
Wine bottle's front label
Label’s design
Wine consumer behavior
Sensory marketing
topic Rótulo frontal de uma garrafa de vinho
Design de rótulos
Comportamento do consumidor de vinho
Marketing sensorial
Wine bottle's front label
Label’s design
Wine consumer behavior
Sensory marketing
description O rótulo frontal de uma garrafa de vinho é cada vez mais importante na decisão de compra do consumidor. Essa realidade está patente na crescente diversificação de rótulos no mercado e no aumento do investimento no seu design. O presente trabalho tem o objetivo de perceber qual o grau de importância do rótulo na decisão de compra, quais as circunstâncias em que o rótulo é mais determinante e quais as características mais valorizadas por parte dos consumidores. Foram realizados dois tipos de análise: uma qualitativa, onde, através de entrevistas a dois produtores, um distribuidor e um designer de rótulos de vinho, se procurou perceber quais as tendências do rótulo de vinho na escolha do consumidor; e outra quantitativa, através de 300 respostas válidas a um questionário online e a partir do qual se realizou uma regressão linear múltipla, com o intuito de testar se a hipótese de estudo considerada após revisão de literatura era validada. A hipótese consistia na avaliação de quais das cinco características de design do rótulo (forma, textura, imagem, cor e lettering) têm impacto na intenção de compra do consumidor. Tanto pelas respostas dos entrevistados como pelas respostas dos inquiridos no questionário, concluiu-se que o rótulo é um fator importante na escolha de uma garrafa de vinho, sobretudo quando a compra é esporádica ou realizada para alguma ocasião festiva. Das características analisadas, apenas a Textura e a Imagem foram validadas pelo modelo aplicado.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11
2021-01-05T00:00:00Z
2021-01-05
2022-01-05T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/22185
TID:202644898
url http://hdl.handle.net/10071/22185
identifier_str_mv TID:202644898
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134714568638464