Relatório de estágio pedagógico de educação física na Escola Secundária Pedro Nunes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/10209 |
Resumo: | O Estágio Pedagógico em Educação Física, que integra quatro áreas, foi realizado na E.S de Pedro Nunes, em Lisboa, 2018/2019, orientado pelo professor Mário Guimarães (universidade) e pelo professor Sérgio Miranda (Escola). Este estágio encontra-se dividido em quatro áreas de intervenção. Na área da Lecionação, saliento o facto de, na Ginástica de Trampolins e na Dança, os alunos terem cumprido o Nível de Introdução no final do ano, o que nesse contexto, considero bastante positivo para uma turma de Secundário. Na área de Direção de Turma, o nosso projeto focou a indecisão dos alunos quanto ao curso a seguir, com apresentações de trabalhos e visitas de estudo. Desenvolvemos, também o projeto de Educação Sexual, que incluiu a elaboração e apresentação de um trabalho à turma. Além disso, o problema inicial de comportamento da turma, com diversas perturbações, foi tratado em reuniões semanais, resultando no controlo da situação e uma melhoria significativa. Na área do Desporto Escolar, intervim o núcleo de natação, em dois grupos, um de alunos com mais dificuldades e outro com alunos mais avançados. Participámos em três provas durante o ano e, além disso, organizei um encontro entre o nosso núcleo e o da E.S. Passos Manuel em que competiram os alunos que não estiveram nas provas. Nos Seminários, realizámos três projetos de avaliação (Protocolo de Avaliação Inicial, Aferição de Critérios e Programa de Conhecimentos). A minha principal responsabilidade foi o terceiro, em que criei documentos atualizados para o ensino básico com as matérias relativas aos temas estabelecidos pelo Ministério de Educação nas “Aprendizagens Essenciais”. O Estágio permitiu-me lidar com a diversidade na turma, que é um grande desafio pedagógico, em termos das individualidades dos alunos. Verifiquei que as experiências, atitudes e aptidões dos alunos em anos anteriores influenciam fortemente as aprendizagens no presente. Por último, constatei a necessidade de os professores se reunirem mais vezes, promovendo consensos através de partilha e trocas de experiências e ideias. |
id |
RCAP_6c1de7cf65b7652360a50f0627c804c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10209 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio pedagógico de educação física na Escola Secundária Pedro NunesMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIODESPORTOEDUCAÇÃO FÍSICAESTÁGIOSDOCÊNCIADESPORTO ESCOLARDIRETORES DE TURMASPORTPHYSICAL EDUCATIONTRAINEESHIPSTEACHINGSCHOOL SPORTSFORM TEACHERSO Estágio Pedagógico em Educação Física, que integra quatro áreas, foi realizado na E.S de Pedro Nunes, em Lisboa, 2018/2019, orientado pelo professor Mário Guimarães (universidade) e pelo professor Sérgio Miranda (Escola). Este estágio encontra-se dividido em quatro áreas de intervenção. Na área da Lecionação, saliento o facto de, na Ginástica de Trampolins e na Dança, os alunos terem cumprido o Nível de Introdução no final do ano, o que nesse contexto, considero bastante positivo para uma turma de Secundário. Na área de Direção de Turma, o nosso projeto focou a indecisão dos alunos quanto ao curso a seguir, com apresentações de trabalhos e visitas de estudo. Desenvolvemos, também o projeto de Educação Sexual, que incluiu a elaboração e apresentação de um trabalho à turma. Além disso, o problema inicial de comportamento da turma, com diversas perturbações, foi tratado em reuniões semanais, resultando no controlo da situação e uma melhoria significativa. Na área do Desporto Escolar, intervim o núcleo de natação, em dois grupos, um de alunos com mais dificuldades e outro com alunos mais avançados. Participámos em três provas durante o ano e, além disso, organizei um encontro entre o nosso núcleo e o da E.S. Passos Manuel em que competiram os alunos que não estiveram nas provas. Nos Seminários, realizámos três projetos de avaliação (Protocolo de Avaliação Inicial, Aferição de Critérios e Programa de Conhecimentos). A minha principal responsabilidade foi o terceiro, em que criei documentos atualizados para o ensino básico com as matérias relativas aos temas estabelecidos pelo Ministério de Educação nas “Aprendizagens Essenciais”. O Estágio permitiu-me lidar com a diversidade na turma, que é um grande desafio pedagógico, em termos das individualidades dos alunos. Verifiquei que as experiências, atitudes e aptidões dos alunos em anos anteriores influenciam fortemente as aprendizagens no presente. Por último, constatei a necessidade de os professores se reunirem mais vezes, promovendo consensos através de partilha e trocas de experiências e ideias.The pedagogical training at Physical Educational, which englobes four major areas, was carried out at 2018/2019 on E.S Pedro Nunes, Lisbon. It was supervised by Professor Mário Guimarães (university) and teacher Sérgio Miranda (E.S Pedro Nunes). The internship is divided in four areas as following In teaching, I want to point out that at trampoline gymnastic and dance, the students fulfilled the Introductory level, which I think that i tis a very positive accomplishment for a high School class. At class head teacher, our project focused on the student’s indecision regarding their future academic choices. We organised several field trips and presentation to help guiding the students. We also developed the Sexual Education project which included na presentation to the class. Furthermore, in the early stages it was detected that the class had a behaviour disruption. This problem was discussed in weekly meetings which allowed us to come up with several strategies that lead to significant improvement on the class behaviour. At school sports, I worked closely with the swimming department. I identify that a very heterogenous group in terms of skill level. To integrate all the students, I decide to divide into two groups according which the level of each one. Along the year we participate in three competitions. Furthermore, I organized a meeting between our department and E.S Passos Manuel where the students who were not able to participate in the three previous competition had a chance to compete. At Seminary area we carried out three evaluation projects (Initial evaluation protocol, Assessment criteria and Program knowledge). My main responsibilities were on the third project, where I made updated documents for the basic education with the topic established by the Education minister which can be found at “Aprendizagens Essenciais”. The internship allow me to get in touch with an heterogenous class which represents a great challenge in terms of teaching since we have to consider the individual aspects of each student. I realized that the previous experiences and behaviours of each student had a strong impact n the actual learning process. Finally, I realize that there is a strong necessity of meetings between the teachers in order to discuss and promote the Exchange of ideas and experience leading a better education system.2020-06-04T14:30:26Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/10209TID:202460657porMarreiros, Ana Rita Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-24T01:31:56Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10209Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:29.727048Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio pedagógico de educação física na Escola Secundária Pedro Nunes |
title |
Relatório de estágio pedagógico de educação física na Escola Secundária Pedro Nunes |
spellingShingle |
Relatório de estágio pedagógico de educação física na Escola Secundária Pedro Nunes Marreiros, Ana Rita Soares MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO DESPORTO EDUCAÇÃO FÍSICA ESTÁGIOS DOCÊNCIA DESPORTO ESCOLAR DIRETORES DE TURMA SPORT PHYSICAL EDUCATION TRAINEESHIPS TEACHING SCHOOL SPORTS FORM TEACHERS |
title_short |
Relatório de estágio pedagógico de educação física na Escola Secundária Pedro Nunes |
title_full |
Relatório de estágio pedagógico de educação física na Escola Secundária Pedro Nunes |
title_fullStr |
Relatório de estágio pedagógico de educação física na Escola Secundária Pedro Nunes |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio pedagógico de educação física na Escola Secundária Pedro Nunes |
title_sort |
Relatório de estágio pedagógico de educação física na Escola Secundária Pedro Nunes |
author |
Marreiros, Ana Rita Soares |
author_facet |
Marreiros, Ana Rita Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marreiros, Ana Rita Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO DESPORTO EDUCAÇÃO FÍSICA ESTÁGIOS DOCÊNCIA DESPORTO ESCOLAR DIRETORES DE TURMA SPORT PHYSICAL EDUCATION TRAINEESHIPS TEACHING SCHOOL SPORTS FORM TEACHERS |
topic |
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO DESPORTO EDUCAÇÃO FÍSICA ESTÁGIOS DOCÊNCIA DESPORTO ESCOLAR DIRETORES DE TURMA SPORT PHYSICAL EDUCATION TRAINEESHIPS TEACHING SCHOOL SPORTS FORM TEACHERS |
description |
O Estágio Pedagógico em Educação Física, que integra quatro áreas, foi realizado na E.S de Pedro Nunes, em Lisboa, 2018/2019, orientado pelo professor Mário Guimarães (universidade) e pelo professor Sérgio Miranda (Escola). Este estágio encontra-se dividido em quatro áreas de intervenção. Na área da Lecionação, saliento o facto de, na Ginástica de Trampolins e na Dança, os alunos terem cumprido o Nível de Introdução no final do ano, o que nesse contexto, considero bastante positivo para uma turma de Secundário. Na área de Direção de Turma, o nosso projeto focou a indecisão dos alunos quanto ao curso a seguir, com apresentações de trabalhos e visitas de estudo. Desenvolvemos, também o projeto de Educação Sexual, que incluiu a elaboração e apresentação de um trabalho à turma. Além disso, o problema inicial de comportamento da turma, com diversas perturbações, foi tratado em reuniões semanais, resultando no controlo da situação e uma melhoria significativa. Na área do Desporto Escolar, intervim o núcleo de natação, em dois grupos, um de alunos com mais dificuldades e outro com alunos mais avançados. Participámos em três provas durante o ano e, além disso, organizei um encontro entre o nosso núcleo e o da E.S. Passos Manuel em que competiram os alunos que não estiveram nas provas. Nos Seminários, realizámos três projetos de avaliação (Protocolo de Avaliação Inicial, Aferição de Critérios e Programa de Conhecimentos). A minha principal responsabilidade foi o terceiro, em que criei documentos atualizados para o ensino básico com as matérias relativas aos temas estabelecidos pelo Ministério de Educação nas “Aprendizagens Essenciais”. O Estágio permitiu-me lidar com a diversidade na turma, que é um grande desafio pedagógico, em termos das individualidades dos alunos. Verifiquei que as experiências, atitudes e aptidões dos alunos em anos anteriores influenciam fortemente as aprendizagens no presente. Por último, constatei a necessidade de os professores se reunirem mais vezes, promovendo consensos através de partilha e trocas de experiências e ideias. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-04T14:30:26Z 2020-01-01T00:00:00Z 2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/10209 TID:202460657 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/10209 |
identifier_str_mv |
TID:202460657 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131231626985472 |