Mudanças fomentadas pelo processo de avaliação externa no Agrupamento de Escolas M

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Maria da Conceição Fernandes Rodrigues de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/12177
Resumo: Este estudo empírico, de índole qualitativa, trata fundamentalmente das mudanças fomentadas pelo processo de avaliação externa, que actualmente está em curso nas escolas. Realizámo-lo como um estudo de caso para compreendermos o que é essencial e característico na situação em estudo. Utilizámos uma metodologia qualitativa através da análise de conteúdo das entrevistas realizadas em grupo, de modo a permitir aproveitar a diversidade de reflexões pela proximidade dos sujeitos, enriquecendo as respostas obtidas e complementando as ideias. Entrevistámos quatro grupos organizados a partir dos órgãos de gestão e de funcionamento a que pertenciam. Foram participantes neste estudo a direcção do agrupamento, o conselho pedagógico, o conselho geral e as delegadas de turma do 2º ciclo e 3º ciclo. A análise efectuada sugere-nos que a avaliação externa trouxe mudanças, nomeadamente registando evidências, definindo estratégias de melhoria e constituindo uma equipa de autoavaliação com a perspectiva de interiorizar este processo e usá-lo no futuro em concordância com avaliação externa; ### ABSTRACT: This empirical study, of qualitative nature, focus fundamentally on the changes fomented by the external evaluation process, currently in progress in our schools. We made it as a case study, so we could understand what’s essential and characteristic in the situation being studied. We used qualitative methodology, through the group interviews content analysis that allow us to take advantage of the reflections diversity, due to subject proximity, enriching the obtained answers, complementing ideas. We interviewed four organized groups through the management and operating organs they belonged. Taking part in this study the grouping direction, the pedagogical council, the general council, and class deputies of the 2nd and 3rd cycle. This analysis suggests that external evaluation brought changes, namely, recording evidences, defining improvement strategies and forming a self-evaluation team, with the prospect of acknowledging this mechanism and using it in the future so it could work together with external evaluation.
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