Geografia da infância, identidade e cultura visual: a construção do sentido de lugar em Celorico de Basto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ana Isabel Carvalho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/58788
Resumo: Dissertação de mestrado em Geografia (área de especialização em Planeamento e Gestão do Território)
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spelling Geografia da infância, identidade e cultura visual: a construção do sentido de lugar em Celorico de BastoGeografia culturalGeografia da infânciaCriançasEspaçoLugarPaisagemIdentidade de lugarCultural geographyGeography of childhoodChildrenSpacePlaceLndscapeIdentity of placeCiências Sociais::Outras Ciências SociaisDissertação de mestrado em Geografia (área de especialização em Planeamento e Gestão do Território)A presente dissertação debruça-se sobre forma como a ideia da construção do sentido de lugar, a ideia de lugar, espaço e paisagem é experienciada e retratada pelas crianças é percecionada e experienciada pelas crianças de duas turmas (pré-escolar e 3º ano) do ensino básico de Celorico de Basto. Para tal, recorreu-se a duas áreas do conhecimento científico, a Geografia Cultural e a Geografia da Infância. A Geografia Cultural permitiu a compreensão dos conceitos em estudo e de que forma estes se refletem nas diferentes construções de cultura dos diversos territórios. A Geografia da Infância, área do conhecimento central para o desenvolvimento desta dissertação, que permitiu o estabelecimento de uma relação de causa e efeito face aos resultados obtidos no estudo realizado. Neste sentido, procurou-se compreender de que forma o grupo de crianças alvo de estudo, face à sua idade, conseguem assimilar os signos e símbolos que as rodeiam e criar conhecimento a partir dos diferentes elementos que as precingem, sejam características do meio natural ou do meio artificial. Na tentativa de perceber esses processos, procurou-se que as crianças nos permitissem uma maior compreensão face aos processos de transmutação desse conhecimento do campo mental para o campo físico, ou seja, a transcrição do “seu” real (características do espaço, lugar, paisagem observados) para uma folha de papel. Tal pesquisa decorreu com o intuito de se reconhecer que as crianças são seres individuais tal como os adultos, e como nós (adultos) estas possuem capacidades que lhes permitem catalogar e caraterizar os diferentes elementos que as rodeiam como forma de se encontrarem nos diferentes lugares, construindo assim uma identidade de lugar.The present dissertation looks at how the idea of the construction of the sense of place, the idea of place, space and landscape is experienced and portrayed by the children is perceived and experienced by the children of two classes (preschool and 3rd year) of the basic education of Celorico de Basto. For this, two areas of scientific knowledge, Cultural Geography and the Geography of Childhood were used. The Cultural Geography allowed the understanding of the concepts under study and how they are reflected in the different constructions of culture of the different territories. The Geography of Childhood, central knowledge area for the development of this dissertation, which allowed the establishment of a cause and effect relationship with the results obtained in the study. In this sense, we tried to understand how the group of children studied, in view of their age, are able to assimilate the signs and symbols that surround them and create knowledge from the different elements that preceive them, whether they are characteristics of the natural environment or of the artificial medium. In an attempt to perceive these processes, children were enabled to understand the processes of transmutation of this knowledge from the mental field into the physical field, that is, the transcription of their "real" (characteristics of space, place, and landscape) to a sheet of paper. Such research was carried out with the intention of perceiving that children are individual beings as adults, and as we (adults) these have capacities that allow them to catalog and characterize the different elements that surround them as a way to meet in different places, thus building a place identity.Azevedo, Ana Francisca deUniversidade do MinhoPereira, Ana Isabel Carvalho20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/58788por202152308info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:42:51ZPortal AgregadorONG
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