Matemática fora da sala de aula com o MathCityMap

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Ana
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Vale, Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3603
Resumo: Este artigo reporta um estudo que procura compreender as perceções de futuros professores do ensino básico sobre a utilização de tecnologia digital na exploração da matemática fora da sala de aula. Optou-se por uma abordagem qualitativa e interpretativa, sendo os dados recolhidos por meio da observação participante, questionários e registos fotográficos. Participaram neste estudo quarenta e oito futuros professores, inscritos numa unidade curricular de Didática da Matemática, que utilizaram a aplicação MathCityMap na realização de um trilho matemático na cidade de Viana do Castelo. Os resultados mostram que valorizaram a experiência, tendo tido a oportunidade de resolver tarefas em contexto real, através de um trabalho cooperativo, promotor do pensamento crítico e do estabelecimento de conexões matemáticas. Consideraram a aplicação motivadora, de fácil utilização e mais interativa do que a versão em papel, referindo ainda o seu contributo para o envolvimento dos alunos numa aprendizagem ativa, o desenvolvimento da orientação espacial e da autonomia. Quanto às limitações, os participantes destacaram a possível falta de acesso à rede Wi-Fi; o facto de alunos mais jovens normalmente não possuírem smartphones; e, em termos de tarefas, a limitação dos formatos de resposta a um valor exato, aproximado ou escolha múltipla. ABSTRACT: This paper reports on a study that seeks to understand future teachers' perceptions about the use of digital technology in outdoor mathematics. We followed a qualitative and interpretive approach, and data was collected through participant observation, questionnaires and photographic records. Forty-eight future teachers participated in this study, who were enrolled in a curricular unit of Didactics of Mathematics, using the MathCityMap app to carry out a math trail in the city of Viana do Castelo. The results show that they valued the experience, having had the opportunity to solve tasks in a real context, through cooperative work, which promoted critical thinking and the establishment of mathematical connections. They considered the application motivating, easy to use and more interactive than the paper version, also referring to its contribution to the engagement of students in active learning, the development of spatial orientation and autonomy. As for limitations, the participants highlighted the possible lack of access to Wi-Fi; the fact that younger students typically do not own smartphones; and, in terms of tasks, limited answer formats to exact value, interval or multiple choice.
id RCAP_95bc960c5792e66c1973a1a363fe43be
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3603
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Matemática fora da sala de aula com o MathCityMapTrilho matemáticoTecnologiaEducação STEMFormação de professoresMath trailTechnologySTEM educationTeacher trainingEste artigo reporta um estudo que procura compreender as perceções de futuros professores do ensino básico sobre a utilização de tecnologia digital na exploração da matemática fora da sala de aula. Optou-se por uma abordagem qualitativa e interpretativa, sendo os dados recolhidos por meio da observação participante, questionários e registos fotográficos. Participaram neste estudo quarenta e oito futuros professores, inscritos numa unidade curricular de Didática da Matemática, que utilizaram a aplicação MathCityMap na realização de um trilho matemático na cidade de Viana do Castelo. Os resultados mostram que valorizaram a experiência, tendo tido a oportunidade de resolver tarefas em contexto real, através de um trabalho cooperativo, promotor do pensamento crítico e do estabelecimento de conexões matemáticas. Consideraram a aplicação motivadora, de fácil utilização e mais interativa do que a versão em papel, referindo ainda o seu contributo para o envolvimento dos alunos numa aprendizagem ativa, o desenvolvimento da orientação espacial e da autonomia. Quanto às limitações, os participantes destacaram a possível falta de acesso à rede Wi-Fi; o facto de alunos mais jovens normalmente não possuírem smartphones; e, em termos de tarefas, a limitação dos formatos de resposta a um valor exato, aproximado ou escolha múltipla. ABSTRACT: This paper reports on a study that seeks to understand future teachers' perceptions about the use of digital technology in outdoor mathematics. We followed a qualitative and interpretive approach, and data was collected through participant observation, questionnaires and photographic records. Forty-eight future teachers participated in this study, who were enrolled in a curricular unit of Didactics of Mathematics, using the MathCityMap app to carry out a math trail in the city of Viana do Castelo. The results show that they valued the experience, having had the opportunity to solve tasks in a real context, through cooperative work, which promoted critical thinking and the establishment of mathematical connections. They considered the application motivating, easy to use and more interactive than the paper version, also referring to its contribution to the engagement of students in active learning, the development of spatial orientation and autonomy. As for limitations, the participants highlighted the possible lack of access to Wi-Fi; the fact that younger students typically do not own smartphones; and, in terms of tasks, limited answer formats to exact value, interval or multiple choice.2023-10-31T12:03:25Z2022-10-01T00:00:00Z2022-10-012022-11-16T17:39:04Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3603porBarbosa, AnaVale, Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-02T07:35:45Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3603Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:26:30.286185Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Matemática fora da sala de aula com o MathCityMap
title Matemática fora da sala de aula com o MathCityMap
spellingShingle Matemática fora da sala de aula com o MathCityMap
Barbosa, Ana
Trilho matemático
Tecnologia
Educação STEM
Formação de professores
Math trail
Technology
STEM education
Teacher training
title_short Matemática fora da sala de aula com o MathCityMap
title_full Matemática fora da sala de aula com o MathCityMap
title_fullStr Matemática fora da sala de aula com o MathCityMap
title_full_unstemmed Matemática fora da sala de aula com o MathCityMap
title_sort Matemática fora da sala de aula com o MathCityMap
author Barbosa, Ana
author_facet Barbosa, Ana
Vale, Isabel
author_role author
author2 Vale, Isabel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Ana
Vale, Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Trilho matemático
Tecnologia
Educação STEM
Formação de professores
Math trail
Technology
STEM education
Teacher training
topic Trilho matemático
Tecnologia
Educação STEM
Formação de professores
Math trail
Technology
STEM education
Teacher training
description Este artigo reporta um estudo que procura compreender as perceções de futuros professores do ensino básico sobre a utilização de tecnologia digital na exploração da matemática fora da sala de aula. Optou-se por uma abordagem qualitativa e interpretativa, sendo os dados recolhidos por meio da observação participante, questionários e registos fotográficos. Participaram neste estudo quarenta e oito futuros professores, inscritos numa unidade curricular de Didática da Matemática, que utilizaram a aplicação MathCityMap na realização de um trilho matemático na cidade de Viana do Castelo. Os resultados mostram que valorizaram a experiência, tendo tido a oportunidade de resolver tarefas em contexto real, através de um trabalho cooperativo, promotor do pensamento crítico e do estabelecimento de conexões matemáticas. Consideraram a aplicação motivadora, de fácil utilização e mais interativa do que a versão em papel, referindo ainda o seu contributo para o envolvimento dos alunos numa aprendizagem ativa, o desenvolvimento da orientação espacial e da autonomia. Quanto às limitações, os participantes destacaram a possível falta de acesso à rede Wi-Fi; o facto de alunos mais jovens normalmente não possuírem smartphones; e, em termos de tarefas, a limitação dos formatos de resposta a um valor exato, aproximado ou escolha múltipla. ABSTRACT: This paper reports on a study that seeks to understand future teachers' perceptions about the use of digital technology in outdoor mathematics. We followed a qualitative and interpretive approach, and data was collected through participant observation, questionnaires and photographic records. Forty-eight future teachers participated in this study, who were enrolled in a curricular unit of Didactics of Mathematics, using the MathCityMap app to carry out a math trail in the city of Viana do Castelo. The results show that they valued the experience, having had the opportunity to solve tasks in a real context, through cooperative work, which promoted critical thinking and the establishment of mathematical connections. They considered the application motivating, easy to use and more interactive than the paper version, also referring to its contribution to the engagement of students in active learning, the development of spatial orientation and autonomy. As for limitations, the participants highlighted the possible lack of access to Wi-Fi; the fact that younger students typically do not own smartphones; and, in terms of tasks, limited answer formats to exact value, interval or multiple choice.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-01T00:00:00Z
2022-10-01
2022-11-16T17:39:04Z
2023-10-31T12:03:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/3603
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/3603
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134146747957248