A compreeensão das emoções em crianças dos 9 aos 11 anos : estudo da adaptação portuguesa do TEC
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Publication Date: | 2012 |
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Source: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
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A compreeensão das emoções em crianças dos 9 aos 11 anos : estudo da adaptação portuguesa do TECEmoções, criançaDissertação de mestrado em Psicologia (Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento), apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.Este estudo pretende contribuir para a adaptação da versão portuguesa do Test of Emotion Comprehension - TEC (Pons & Harris, 2000; Pons, Harris & de Rosnay, 2004) através da análise do desenvolvimento da compreensão emocional em crianças com idades compreendidas entre os 9 aos 11 anos. Foram avaliadas alguns indicadores sociobiográficos, o envolvimento parental e o ajustamento comportamental da criança no contexto escolar para explorar o papel destas variáveis no nível de compreensão emocional. A amostra utilizada abarca 81 crianças com idades compreendidas entre os nove e os onze anos, tendo sido administrado os seguintes instrumentos: a adaptação portuguesa do TEC, realizada por Paixão, Franco-Borges e Roazzi, com vista a um estudo transcultural sobre o desenvolvimento da compreensão emocional; a adaptação portuguesa do Teacher’s evaluation of student’s conduct - TESC (Rohner 2008; Franco- Borges, Vaz-Rebelo, & Machado, 2008), para avaliar a perceção dos professores sobre o ajustamento comportamental da criança em contexto escolar; um questionário sociobiográfico contendo algumas questões sobre o contexto familiar e o envolvimento parental. Os resultados indicam uma relação positiva entre as habilitações literárias da mãe (mas não do pai) e o nível de compreensão das emoções e a inexistência de diferenças em função do género. A ordenação dos componentes da compreensão emocional revelou algumas discrepâncias com os dados recolhidos noutros contextos socioculturais, designadamente ao nível da compreensão do papel das crenças na experiência emocional.This study aims to contribute to the Portuguese adaption of the Test of Emotion Comprehension -TEC (Pons & Harris, 2000; Pons, Harris & de Rosnay, 2004) through the emotional comprehension analyze of children between 9 and 11 years old. It was evaluated some demographic variables, the parental involvement, and the conduct adjustment in school setting according to teachers’ perception, in order to explore their role in emotional development. We used a sample of 81 children aged between 9 and 11 years old and the instruments were the follow ones: Portuguese adaptation of TEC, made by Paixão, Franco-Borges and Roazzi, in order a transcultural study on emotion comprehension development; Portuguese adaptation of Teacher’s evaluation of student’s conduct - TESC (Rohner 2008; Franco-Borges, Vaz- Rebelo, & Machado, 2008), to evaluate teachers’ perception on student conduct in school setting; a demographic questionnaire, including some questions on family context, and on family involvement. The results show a positive relation between mother’s academic level (but not father’s academic level) and emotional comprehension’s level, and no gender differences. The emotional dimensions order revealed some discrepancies with other sociocultural contexts, regarding the beliefs’ role on emotional understanding.2012-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/22441http://hdl.handle.net/10316/22441porNunes, Joana Filipa Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:48Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/22441Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:14.745593Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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