De pequenino é que auto–regula o destino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosário, Pedro
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Costa, José, Mourão, Rosa, Chaleta, Elisa, Grácio, Maria Luísa, Núñez Perez, José Carlos, González-Pienda, Júlio A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/11925
Resumo: Investigações recentes evidenciam que as crianças mais pequenas conseguem regular cognitiva e afectivamente o seu processo de aprendizagem. Este estudo apresenta um projecto de investigação sobre os processos de auto-regulação da aprendizagem no pré-escolar. Analisámos a competência auto-regulatória de 19 crianças de 5 anos em actividades específicas integradas num projecto de promoção de aprendizagem auto-regulada. As crianças foram avaliadas antes, durante e depois da realização das tarefas em sala de aula. Os resultados sugerem que as crianças foram capazes de distinguir conceptualmente as fases do processo auto-regulatório e de as utilizar numa actividade em sala de aula. Este trabalho reforça a evidência da transversalidade dos processos de auto-regulação e a urgência da sua promoção intencional, também neste contexto.
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