De pequenino é que auto–regula o destino
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/11925 |
Resumo: | Investigações recentes evidenciam que as crianças mais pequenas conseguem regular cognitiva e afectivamente o seu processo de aprendizagem. Este estudo apresenta um projecto de investigação sobre os processos de auto-regulação da aprendizagem no pré-escolar. Analisámos a competência auto-regulatória de 19 crianças de 5 anos em actividades específicas integradas num projecto de promoção de aprendizagem auto-regulada. As crianças foram avaliadas antes, durante e depois da realização das tarefas em sala de aula. Os resultados sugerem que as crianças foram capazes de distinguir conceptualmente as fases do processo auto-regulatório e de as utilizar numa actividade em sala de aula. Este trabalho reforça a evidência da transversalidade dos processos de auto-regulação e a urgência da sua promoção intencional, também neste contexto. |
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De pequenino é que auto–regula o destinoAuto-regulação da aprendizagemPré-escolarMonitorização da tarefaFases do processo de auto-regulação da aprendizagemSelf-regulated learningKindergartenTask monitoringSelf-regulated learning cycle phasesInvestigações recentes evidenciam que as crianças mais pequenas conseguem regular cognitiva e afectivamente o seu processo de aprendizagem. Este estudo apresenta um projecto de investigação sobre os processos de auto-regulação da aprendizagem no pré-escolar. Analisámos a competência auto-regulatória de 19 crianças de 5 anos em actividades específicas integradas num projecto de promoção de aprendizagem auto-regulada. As crianças foram avaliadas antes, durante e depois da realização das tarefas em sala de aula. Os resultados sugerem que as crianças foram capazes de distinguir conceptualmente as fases do processo auto-regulatório e de as utilizar numa actividade em sala de aula. Este trabalho reforça a evidência da transversalidade dos processos de auto-regulação e a urgência da sua promoção intencional, também neste contexto.Recent research gives evidence to the fact that even small children can self-regulate cognitively and affectively their learning process. This study presents a research project about self-regulated learning processes in kindergarten. The self-regulated competence of 19 children of 5 years age has been analyzed during specific tasks planned in a self-regulated learning promotion program. The children were evaluated before, during and after doing the planned activities in the classroom. Data suggest that the children were able to perceive conceptually the self-regulated cycle phases and managed to use them in the activities done in the classroom. This work gives evidence to the tranversality of self-regulated processes and to their urgent and deliberate promotion even at this school level.Edições ColibriUniversidade do MinhoRosário, PedroCosta, JoséMourão, RosaChaleta, ElisaGrácio, Maria LuísaNúñez Perez, José CarlosGonzález-Pienda, Júlio A.20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/11925por"Educação : temas e problemas." ISSN 1646-2831. 4 (2007) 281-293.1646-2831info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:22:46Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/11925Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:16:19.741670Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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