Nas encruzilhadas do aprender, auto–regular para crescer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosário, Pedro
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Trigo, João, Núñez Perez, José Carlos, González-Pienda, Júlio A., Oliveira, Edméia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/11907
Resumo: No âmbito da reorganização curricular portuguesa e das novas áreas curriculares não disciplinares do Ensino Básico Português, apresentamos um dos produtos de um projecto de investigação-acção desenvolvido no Colégio de Nossa Senhora do Rosário e coordenado pelo primeiro autor desta comunicação. Este projecto: As (Des)venturas do Testas tenta operacionalizar um modelo teórico da auto-regulação da aprendizagem. Esta ferramenta está ancorada no construto de auto-regulação da aprendizagem sugerindo e discutindo uma abordagem sociocognitiva como racional orientador do discurso. Apresentamos e analisamos o modelo das fases cíclicas do processo auto-regulatório, a natureza das estratégias de aprendizagem e algumas implicações do estudo deste constructo para a prática educativa. O carácter inovador desta proposta está ancorado na utilização da narrativa como um meio para transmitir e discutir abordagens ao estudo a partir de um modelo próximo dos alunos. Pensamos que as aventuras e (des)venturas do Testas, um aluno como os demais, lhes permitirão uma fácil identificação com os problemas e propostas de resolução discutidos, bem como a transferência das competências aprendidas e discutidas na sala de aula. Para outros domínios escolares e para a própria vida.
id RCAP_4269c711f29e667813828dfd69d17675
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/11907
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Nas encruzilhadas do aprender, auto–regular para crescerEstudoAuto-regulação da aprendizagemEstratégias de aprendizagemStudySelf-regulated learningLearning strategiesNo âmbito da reorganização curricular portuguesa e das novas áreas curriculares não disciplinares do Ensino Básico Português, apresentamos um dos produtos de um projecto de investigação-acção desenvolvido no Colégio de Nossa Senhora do Rosário e coordenado pelo primeiro autor desta comunicação. Este projecto: As (Des)venturas do Testas tenta operacionalizar um modelo teórico da auto-regulação da aprendizagem. Esta ferramenta está ancorada no construto de auto-regulação da aprendizagem sugerindo e discutindo uma abordagem sociocognitiva como racional orientador do discurso. Apresentamos e analisamos o modelo das fases cíclicas do processo auto-regulatório, a natureza das estratégias de aprendizagem e algumas implicações do estudo deste constructo para a prática educativa. O carácter inovador desta proposta está ancorado na utilização da narrativa como um meio para transmitir e discutir abordagens ao estudo a partir de um modelo próximo dos alunos. Pensamos que as aventuras e (des)venturas do Testas, um aluno como os demais, lhes permitirão uma fácil identificação com os problemas e propostas de resolução discutidos, bem como a transferência das competências aprendidas e discutidas na sala de aula. Para outros domínios escolares e para a própria vida.In the area of the new curricula of elementary education, we introduced a project of innovation and research as developed at the Colegio de Nossa Senhora do Rosário and coordinated by the first author of this paper. Self-regulated learning is the framework of this project: “As (Des)venturas do Testas". Anchored in socio-cognitive and rational approach, we present and analyze the model of the cyclical phases of the self- regulation process, the nature of the learning strategies and some implications for educational practice. The innovative character of this proposal is related to the use of the narrative as a way to transmit and discuss approaches to study modelled on a closed model. We thought that the adventures and "(des)venturas do Testas", and a student like him would allow an easy identification with the problems and resolution proposals discussed, as well as the transfer of the learned and discussed competences in the classroom, for other school domains and their own life.Universidade do MinhoRosário, PedroTrigo, JoãoNúñez Perez, José CarlosGonzález-Pienda, Júlio A.Oliveira, Edméia20042004-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/11907por"Educação em Debate." ISSN 0102-1117. 26:1 (2004) 74-82.0102-11172526-0847info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:41:45ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Nas encruzilhadas do aprender, auto–regular para crescer
title Nas encruzilhadas do aprender, auto–regular para crescer
spellingShingle Nas encruzilhadas do aprender, auto–regular para crescer
Rosário, Pedro
Estudo
Auto-regulação da aprendizagem
Estratégias de aprendizagem
Study
Self-regulated learning
Learning strategies
title_short Nas encruzilhadas do aprender, auto–regular para crescer
title_full Nas encruzilhadas do aprender, auto–regular para crescer
title_fullStr Nas encruzilhadas do aprender, auto–regular para crescer
title_full_unstemmed Nas encruzilhadas do aprender, auto–regular para crescer
title_sort Nas encruzilhadas do aprender, auto–regular para crescer
author Rosário, Pedro
author_facet Rosário, Pedro
Trigo, João
Núñez Perez, José Carlos
González-Pienda, Júlio A.
Oliveira, Edméia
author_role author
author2 Trigo, João
Núñez Perez, José Carlos
González-Pienda, Júlio A.
Oliveira, Edméia
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosário, Pedro
Trigo, João
Núñez Perez, José Carlos
González-Pienda, Júlio A.
Oliveira, Edméia
dc.subject.por.fl_str_mv Estudo
Auto-regulação da aprendizagem
Estratégias de aprendizagem
Study
Self-regulated learning
Learning strategies
topic Estudo
Auto-regulação da aprendizagem
Estratégias de aprendizagem
Study
Self-regulated learning
Learning strategies
description No âmbito da reorganização curricular portuguesa e das novas áreas curriculares não disciplinares do Ensino Básico Português, apresentamos um dos produtos de um projecto de investigação-acção desenvolvido no Colégio de Nossa Senhora do Rosário e coordenado pelo primeiro autor desta comunicação. Este projecto: As (Des)venturas do Testas tenta operacionalizar um modelo teórico da auto-regulação da aprendizagem. Esta ferramenta está ancorada no construto de auto-regulação da aprendizagem sugerindo e discutindo uma abordagem sociocognitiva como racional orientador do discurso. Apresentamos e analisamos o modelo das fases cíclicas do processo auto-regulatório, a natureza das estratégias de aprendizagem e algumas implicações do estudo deste constructo para a prática educativa. O carácter inovador desta proposta está ancorado na utilização da narrativa como um meio para transmitir e discutir abordagens ao estudo a partir de um modelo próximo dos alunos. Pensamos que as aventuras e (des)venturas do Testas, um aluno como os demais, lhes permitirão uma fácil identificação com os problemas e propostas de resolução discutidos, bem como a transferência das competências aprendidas e discutidas na sala de aula. Para outros domínios escolares e para a própria vida.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/11907
url http://hdl.handle.net/1822/11907
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv "Educação em Debate." ISSN 0102-1117. 26:1 (2004) 74-82.
0102-1117
2526-0847
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303820618956800