Autoconceito profissional dos professores de Ciências e de Matemática no 2º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Sónia Carla Pinto da
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/3556
Resumo: Tese de mestrado, Educação (Didáctica das Ciências), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2009
id RCAP_a27b7b472a8e9ed67237218601224e8e
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/3556
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Autoconceito profissional dos professores de Ciências e de Matemática no 2º Ciclo do Ensino BásicoAutoconceitoAutoconceito profissionalAuto-EficáciaLiteracia científicaDesenvolvimento profissionalTeses de mestrado - 2009Tese de mestrado, Educação (Didáctica das Ciências), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2009O presente estudo teve como objectivo geral estudar as oscilações no autoconceito profissional dos professores de ciências e matemática e perceber de que forma essas oscilações se relacionavam com o desempenho nas aulas, nomeadamente na promoção da literacia científica. Assim, foram elaboradas as seguintes questões de estudo: Como se distribuem os professores por aspectos específicos do autoconceito profissional, em termos de autoconceito negativo ou positivo? Quais as diferenças no autoconceito profissional entre professores que preferem leccionar ciências da natureza e professores que preferem leccionar matemática? Como se diferenciam os professores nas dimensões do autoconceito profissional, em função do tempo de serviço? Que relação existe entre as dimensões do autoconceito e a importância dada à formação, quer inicial quer contínua? Existe relação entre o autoconceito profissional do professor e o comportamento destes profissionais, enquanto professores? Como é que o autoconceito profissional se relaciona com a utilização de actividades que promovam a literacia científica? Como se diferenciam os professores nas dimensões do autoconceito profissional em função do género? A amostra foi constituída por 242 professores, do grupo 230 (Matemática e Ciências da Natureza). Os instrumentos utilizados foram o Teacher Self-Concept Evaluation Scale (TSCES); uma adaptação da Escala de Representações dos Professores acerca dos seus Comportamentos de Cidadania Docente (ERP-CCID); um instrumento para avaliar as estratégias de ensino – aprendizagem dos professores em termos de promoção da Literacia Científica (LitCien); um Questionário Adicional (QA), onde se avalia a importância à formação inicial e/ou contínua e, por fim, um Questionário Complementar (QC), onde se optou por colocar algumas questões de natureza pessoal e profissional. A análise dos resultados permitiu verificar que o autoconceito profissional dos professores é globalmente positivo, varia com aspectos específicos da profissão, a relação com os colegas e funcionários e na relação com os alunos; correlaciona-se, positivamente, com uns aspectos (formação inicial e contínua, comportamentos de cidadania docente e literacia científica) e negativamente com outros (tempo de serviço). Na generalidade, os resultados aproximam-se dos estudos prévios, destacando-se a importância de contextos facilitadores do desenvolvimento do autoconceito profissional dos professores. O estudo termina com a descrição de limitações e com a apresentação de sugestões para novas investigações.The present study has as main purpose to study the oscillations in the professional self-concept of sciences and mathematics teachers, and understand how these oscillations are related with the performance in the classroom. Thus, the following questions of investigation had been placed: How do teachers distribute themselves for specific aspects of the professional self-concept, in terms of negative or positive self-concept? Which are the differences in the professional self-concept between teachers who prefer to teach sciences and teachers who prefer to teach math? How do teachers differentiate themselves in the dimensions of the professional self-concept, thru time? Is there any relation between the dimensions of the self-concept and the importance given to the formation wants initial wants continuum? Is there any relation between the professional self-concept of teachers and the behavior of these professionals? How professional self-concept is related witch the use of activities that promote scientific literacy? How male or female teachers differentiate themselves in the dimensions of the professional self-concept? The sample was constituted by 242 teachers (mathematical and sciences of the nature of k12 children). The instruments that had been used where the Teacher Self-Concept Evaluation Scale (TSCES); an adaptation of Representation Scale of the Teachers Behaviors in terms of Citizenship (ERP-CCID+); an instrument to evaluate teachers strategies, in terms of promotion of the Scientific Literacy (LitCien) in pupils; an additional inquiry (QA), where evaluates the importance given to the initial and/or continuous formation and finally a complement inquiry (QC), where some questions of personal and professional nature. The results allowed to verify that the teachers professional self-concept is globally positive and change with some specific aspects of the profession, it’s stronger in the job competences, in relationship with colleagues and pupils; as well is positively correlated with some aspects (initial and continuous formation, teachers behaviors in terms of citizenship and scientific literacy) and negative correlated with others (time job). Globally the results are close to previous studies, they distinguished the importance of contexts that facilitate the development of the professional self-concept of teachers. The study finishes with the inherent limitations to the proper one and with suggestions for new studies.Veiga, FelicianoRepositório da Universidade de LisboaFonseca, Sónia Carla Pinto da2011-06-08T14:22:27Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/3556porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:44:03Zoai:repositorio.ul.pt:10451/3556Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:25.133960Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Autoconceito profissional dos professores de Ciências e de Matemática no 2º Ciclo do Ensino Básico
title Autoconceito profissional dos professores de Ciências e de Matemática no 2º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Autoconceito profissional dos professores de Ciências e de Matemática no 2º Ciclo do Ensino Básico
Fonseca, Sónia Carla Pinto da
Autoconceito
Autoconceito profissional
Auto-Eficácia
Literacia científica
Desenvolvimento profissional
Teses de mestrado - 2009
title_short Autoconceito profissional dos professores de Ciências e de Matemática no 2º Ciclo do Ensino Básico
title_full Autoconceito profissional dos professores de Ciências e de Matemática no 2º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Autoconceito profissional dos professores de Ciências e de Matemática no 2º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Autoconceito profissional dos professores de Ciências e de Matemática no 2º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Autoconceito profissional dos professores de Ciências e de Matemática no 2º Ciclo do Ensino Básico
author Fonseca, Sónia Carla Pinto da
author_facet Fonseca, Sónia Carla Pinto da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veiga, Feliciano
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Sónia Carla Pinto da
dc.subject.por.fl_str_mv Autoconceito
Autoconceito profissional
Auto-Eficácia
Literacia científica
Desenvolvimento profissional
Teses de mestrado - 2009
topic Autoconceito
Autoconceito profissional
Auto-Eficácia
Literacia científica
Desenvolvimento profissional
Teses de mestrado - 2009
description Tese de mestrado, Educação (Didáctica das Ciências), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2009
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-01-01T00:00:00Z
2011-06-08T14:22:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/3556
url http://hdl.handle.net/10451/3556
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134179088138240