Plano de comunicação de consciencialização sobre os direitos das pessoas com deficiência
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Publication Date: | 2022 |
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Summary: | Trabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing. |
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Plano de comunicação de consciencialização sobre os direitos das pessoas com deficiênciaMarketing socialDeficiência em PortugalEducaçãoComunicaçãoSocial marketingDisability in PortugalEducationCommunicationTrabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.As pessoas com deficiência são uma das minorias que mais sofre de preconceito e exclusão social por parte da sociedade, continuando a ser um dos maiores tabus da sociedade, sendo que a maioria dos indivíduos não sabem como tratar, comunicar, reagir ou estar perante uma pessoa com deficiência, fazendo com que este grupo de pessoas seja marginalizado pelosdemais. O marketing social tem como objetivo transmitir ideias e práticas à sociedade com intuito de mudança nos comportamentos e atitudes perante um problema social. Nos últimos anos, houve um crescimento gradual das campanhas de conteúdo social. Apesar de o número de campanhas de marketing social ter crescido nos últimos anos, as campanhas que tratam a deficiência são de número reduzido. O presente projeto visa a fornecer mais informação sobre o tema da deficiência e como a sociedade se pode tornar nem lugar livre de preconceito e exclusão social relativamente às pessoas com deficiência. Este teve como suporte uma pesquisa exploratória de tipo qualitativo e tem como objetivo compreender como este grupo de pessoas é percebido pela sociedade. Através dessa investigação foi possível retirar insights valiosos para a elaboração de uma campanha de consciencialização social que aborda de forma leve, mas séria, este tema sensível e que acreditamos que possa contribuir para a mudança de atitudes e comportamentos em prol de uma sociedade mais inclusiva.ABSTRACT: People with disabilities are one of the minorities that suffer most from prejudice and social exclusion by society, continuing to be one of the biggest taboos in society, with most individuals not knowing how to treat, communicate, react or be in front of a person with disabilities, making this group of people marginalized by others. Social marketing aims to transmit ideas and practices to society with the aim of changing behaviors and attitudes towards a social problem. In recent years, there has been a gradual growth in social content campaigns. Although the number of social marketing campaigns has grown in recent years, campaigns that address disability are few in number. This project aims to provide more information on the subject of disability and how society can become a place free of prejudice and social exclusion in relation to people with disabilities. This was supported by an exploratory qualitative research and aims to understand how this group of people is perceived by society. Through this investigation, it was possible to extract valuable insights for the elaboration of a social awareness campaign that lightly, but seriously, addresses this sensitive topic and that we believe can contribute to changing attitudes and behaviors in favor of a more inclusive society.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialPina, Helena FigueiredoRCIPLLeal, Ana Rita2023-02-20T16:37:28Z2022-12-142022-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15677TID:203229207pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:29Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15677Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:18.571280Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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