Consumação ou o metaconsumo

Bibliographic Details
Main Author: Mateus, Samuel
Publication Date: 2013
Format: Article
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://journals.openedition.org/cp/320
Summary: Para lá dos princípios económicos da escassez, necessidade e da rentabilidade, existe no fenómeno do consumo uma dimensão regida pelo desperdício, pela prodigalidade e pelo esbanjamento. Face à definição material do consumo, reconhecemos-lhe um registo imaterial e simbólico que denominamos de consumação. A consumação não é um conceito que contrasta com o consumo mas é um metaconsumo, consumo de segundo nível que se relaciona com a evanescência social do sentido e com uma transitividade simbólica que enfatiza a sua dimensão sócio-antropológica.Neste artigo, procuramos relevar a dimensão simbólica do consumo como forma comunicativa caracterizada por uma acção material que empenha simbolicamente o indivíduo na reprodução do vínculo social.
id RCAP_a7a40550b60b44a396577510177a6e46
oai_identifier_str oai:revues.org:cp/320
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Consumação ou o metaconsumoconsumptionconsummationsociology of consumptionanthropology of consumptionconsumoconsumaçãosociologia do consumoantropologia do consumoPara lá dos princípios económicos da escassez, necessidade e da rentabilidade, existe no fenómeno do consumo uma dimensão regida pelo desperdício, pela prodigalidade e pelo esbanjamento. Face à definição material do consumo, reconhecemos-lhe um registo imaterial e simbólico que denominamos de consumação. A consumação não é um conceito que contrasta com o consumo mas é um metaconsumo, consumo de segundo nível que se relaciona com a evanescência social do sentido e com uma transitividade simbólica que enfatiza a sua dimensão sócio-antropológica.Neste artigo, procuramos relevar a dimensão simbólica do consumo como forma comunicativa caracterizada por uma acção material que empenha simbolicamente o indivíduo na reprodução do vínculo social.Beyond the economic principles of scarcity, necessity and profitability, there is in consumption a dimension of wastefulness, lavishness and extravagance. In view of a material definition of consumption, we recognize an immaterial and symbolic register that we call consummation. The consummation is not a concept that contrasts with consumption but it is a meta-consumption, a second-degree consumption that has to do with the social evanescence of the meaning and with the symbolic circulation that emphasizes a socio-anthropological dimension.In this paper, we try to underscore consumption’s symbolic dimension as a communicative form characterized by a material action that binds the individual in the symbolic reproduction of the social bond.Escola Superior de Comunicação SocialComunicação pública2013-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://journals.openedition.org/cp/320oai:revues.org:cp/320porurn:doi:10.4000/cp.320http://journals.openedition.org/cp/320Mateus, Samuelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-11-24T11:07:43Zoai:revues.org:cp/320Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:14:32.402671Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Consumação ou o metaconsumo
title Consumação ou o metaconsumo
spellingShingle Consumação ou o metaconsumo
Mateus, Samuel
consumption
consummation
sociology of consumption
anthropology of consumption
consumo
consumação
sociologia do consumo
antropologia do consumo
title_short Consumação ou o metaconsumo
title_full Consumação ou o metaconsumo
title_fullStr Consumação ou o metaconsumo
title_full_unstemmed Consumação ou o metaconsumo
title_sort Consumação ou o metaconsumo
author Mateus, Samuel
author_facet Mateus, Samuel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mateus, Samuel
dc.subject.por.fl_str_mv consumption
consummation
sociology of consumption
anthropology of consumption
consumo
consumação
sociologia do consumo
antropologia do consumo
topic consumption
consummation
sociology of consumption
anthropology of consumption
consumo
consumação
sociologia do consumo
antropologia do consumo
description Para lá dos princípios económicos da escassez, necessidade e da rentabilidade, existe no fenómeno do consumo uma dimensão regida pelo desperdício, pela prodigalidade e pelo esbanjamento. Face à definição material do consumo, reconhecemos-lhe um registo imaterial e simbólico que denominamos de consumação. A consumação não é um conceito que contrasta com o consumo mas é um metaconsumo, consumo de segundo nível que se relaciona com a evanescência social do sentido e com uma transitividade simbólica que enfatiza a sua dimensão sócio-antropológica.Neste artigo, procuramos relevar a dimensão simbólica do consumo como forma comunicativa caracterizada por uma acção material que empenha simbolicamente o indivíduo na reprodução do vínculo social.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://journals.openedition.org/cp/320
oai:revues.org:cp/320
url http://journals.openedition.org/cp/320
identifier_str_mv oai:revues.org:cp/320
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv urn:doi:10.4000/cp.320
http://journals.openedition.org/cp/320
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
Comunicação pública
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
Comunicação pública
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130599977385984