Consumação ou o metaconsumo
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2013 |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Download full: | http://journals.openedition.org/cp/320 |
Summary: | Para lá dos princípios económicos da escassez, necessidade e da rentabilidade, existe no fenómeno do consumo uma dimensão regida pelo desperdício, pela prodigalidade e pelo esbanjamento. Face à definição material do consumo, reconhecemos-lhe um registo imaterial e simbólico que denominamos de consumação. A consumação não é um conceito que contrasta com o consumo mas é um metaconsumo, consumo de segundo nível que se relaciona com a evanescência social do sentido e com uma transitividade simbólica que enfatiza a sua dimensão sócio-antropológica.Neste artigo, procuramos relevar a dimensão simbólica do consumo como forma comunicativa caracterizada por uma acção material que empenha simbolicamente o indivíduo na reprodução do vínculo social. |
id |
RCAP_a7a40550b60b44a396577510177a6e46 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revues.org:cp/320 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Consumação ou o metaconsumoconsumptionconsummationsociology of consumptionanthropology of consumptionconsumoconsumaçãosociologia do consumoantropologia do consumoPara lá dos princípios económicos da escassez, necessidade e da rentabilidade, existe no fenómeno do consumo uma dimensão regida pelo desperdício, pela prodigalidade e pelo esbanjamento. Face à definição material do consumo, reconhecemos-lhe um registo imaterial e simbólico que denominamos de consumação. A consumação não é um conceito que contrasta com o consumo mas é um metaconsumo, consumo de segundo nível que se relaciona com a evanescência social do sentido e com uma transitividade simbólica que enfatiza a sua dimensão sócio-antropológica.Neste artigo, procuramos relevar a dimensão simbólica do consumo como forma comunicativa caracterizada por uma acção material que empenha simbolicamente o indivíduo na reprodução do vínculo social.Beyond the economic principles of scarcity, necessity and profitability, there is in consumption a dimension of wastefulness, lavishness and extravagance. In view of a material definition of consumption, we recognize an immaterial and symbolic register that we call consummation. The consummation is not a concept that contrasts with consumption but it is a meta-consumption, a second-degree consumption that has to do with the social evanescence of the meaning and with the symbolic circulation that emphasizes a socio-anthropological dimension.In this paper, we try to underscore consumption’s symbolic dimension as a communicative form characterized by a material action that binds the individual in the symbolic reproduction of the social bond.Escola Superior de Comunicação SocialComunicação pública2013-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://journals.openedition.org/cp/320oai:revues.org:cp/320porurn:doi:10.4000/cp.320http://journals.openedition.org/cp/320Mateus, Samuelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-11-24T11:07:43Zoai:revues.org:cp/320Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:14:32.402671Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Consumação ou o metaconsumo |
title |
Consumação ou o metaconsumo |
spellingShingle |
Consumação ou o metaconsumo Mateus, Samuel consumption consummation sociology of consumption anthropology of consumption consumo consumação sociologia do consumo antropologia do consumo |
title_short |
Consumação ou o metaconsumo |
title_full |
Consumação ou o metaconsumo |
title_fullStr |
Consumação ou o metaconsumo |
title_full_unstemmed |
Consumação ou o metaconsumo |
title_sort |
Consumação ou o metaconsumo |
author |
Mateus, Samuel |
author_facet |
Mateus, Samuel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mateus, Samuel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
consumption consummation sociology of consumption anthropology of consumption consumo consumação sociologia do consumo antropologia do consumo |
topic |
consumption consummation sociology of consumption anthropology of consumption consumo consumação sociologia do consumo antropologia do consumo |
description |
Para lá dos princípios económicos da escassez, necessidade e da rentabilidade, existe no fenómeno do consumo uma dimensão regida pelo desperdício, pela prodigalidade e pelo esbanjamento. Face à definição material do consumo, reconhecemos-lhe um registo imaterial e simbólico que denominamos de consumação. A consumação não é um conceito que contrasta com o consumo mas é um metaconsumo, consumo de segundo nível que se relaciona com a evanescência social do sentido e com uma transitividade simbólica que enfatiza a sua dimensão sócio-antropológica.Neste artigo, procuramos relevar a dimensão simbólica do consumo como forma comunicativa caracterizada por uma acção material que empenha simbolicamente o indivíduo na reprodução do vínculo social. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://journals.openedition.org/cp/320 oai:revues.org:cp/320 |
url |
http://journals.openedition.org/cp/320 |
identifier_str_mv |
oai:revues.org:cp/320 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
urn:doi:10.4000/cp.320 http://journals.openedition.org/cp/320 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Comunicação Social Comunicação pública |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Comunicação Social Comunicação pública |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130599977385984 |