Atitudes dos pais em relação à inclusão: contributos de um estudo quantitativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Paulo C.
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Leal, Ana Rita, Flores, Pedro, Diáz, Julian
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/33258
Resumo: Especialmente desde a segunda metade do século XX os pais assumiram uma posição determinante em movimentos cívicos e políticos em defesa da inclusão, nem sempre acompanhados da suficiente investigação. O presente estudo visa compreender as atitudes de 177 pais de crianças com e sem Necessidades Edu-cativas Especiais (NEE), com recurso ao Inventário Geral de Atitudes quanto à Educação Inclusiva (Barbosa,2005) e um questionário sociodemográfico. De acordo com os dados percebemos maioritariamente atitudes favoráveis em relação à inclusão das crianças com NEE, embora muitos indivíduos se mostrem indecisos. Encontramos diferenças entre os pais com e sem filhos com NEE, especialmente entre as mães, e atitude menos favorável entre pais sem filhos com NEE e com menos filhos. Os dados apresentam-nos pistas sobre o estado atual e oferecem-nos implicações para uma verdadeira mudança ao nível da escola
id RCAP_a7de3d16698a469df0b1f461f5c13ea2
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/33258
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Atitudes dos pais em relação à inclusão: contributos de um estudo quantitativoParental attitudes toward inclusion: contributions of a quantitative studyAtitudesPaisInclusãoEscolaQuestionárioAttitudesParentsInclusionSchoolSurveyEspecialmente desde a segunda metade do século XX os pais assumiram uma posição determinante em movimentos cívicos e políticos em defesa da inclusão, nem sempre acompanhados da suficiente investigação. O presente estudo visa compreender as atitudes de 177 pais de crianças com e sem Necessidades Edu-cativas Especiais (NEE), com recurso ao Inventário Geral de Atitudes quanto à Educação Inclusiva (Barbosa,2005) e um questionário sociodemográfico. De acordo com os dados percebemos maioritariamente atitudes favoráveis em relação à inclusão das crianças com NEE, embora muitos indivíduos se mostrem indecisos. Encontramos diferenças entre os pais com e sem filhos com NEE, especialmente entre as mães, e atitude menos favorável entre pais sem filhos com NEE e com menos filhos. Os dados apresentam-nos pistas sobre o estado atual e oferecem-nos implicações para uma verdadeira mudança ao nível da escolaEspecially since the second half of the twentieth century, parents assumed a decisive position in civic and political movements in defense of inclusion, not always accompanied by sufficient research. The present study aims to understand the attitudes of 177 parents of children with and without Special Educational Needs (SEN), using the General Inventory of Attitudes toward Inclusive Education (Barbosa, 2005) and a sociodemographic questionnaire. According to the data, we mostly perceive favorable attitudes regarding the inclusion of children with SEN, although many individuals are undecided. We found differences between parents with and without children with SEN, especially among mothers, and a less favorable attitude among parents without children with SEN and with fewer children. The data present us clues about the current state and give us implications for real change at the school level.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaDias, Paulo C.Leal, Ana RitaFlores, PedroDiáz, Julian2021-05-26T10:30:28Z2017-12-122017-12-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/33258por0873-360010.17346/se.vol23.284info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:38:55Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/33258Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:27:02.805810Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Atitudes dos pais em relação à inclusão: contributos de um estudo quantitativo
Parental attitudes toward inclusion: contributions of a quantitative study
title Atitudes dos pais em relação à inclusão: contributos de um estudo quantitativo
spellingShingle Atitudes dos pais em relação à inclusão: contributos de um estudo quantitativo
Dias, Paulo C.
Atitudes
Pais
Inclusão
Escola
Questionário
Attitudes
Parents
Inclusion
School
Survey
title_short Atitudes dos pais em relação à inclusão: contributos de um estudo quantitativo
title_full Atitudes dos pais em relação à inclusão: contributos de um estudo quantitativo
title_fullStr Atitudes dos pais em relação à inclusão: contributos de um estudo quantitativo
title_full_unstemmed Atitudes dos pais em relação à inclusão: contributos de um estudo quantitativo
title_sort Atitudes dos pais em relação à inclusão: contributos de um estudo quantitativo
author Dias, Paulo C.
author_facet Dias, Paulo C.
Leal, Ana Rita
Flores, Pedro
Diáz, Julian
author_role author
author2 Leal, Ana Rita
Flores, Pedro
Diáz, Julian
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Paulo C.
Leal, Ana Rita
Flores, Pedro
Diáz, Julian
dc.subject.por.fl_str_mv Atitudes
Pais
Inclusão
Escola
Questionário
Attitudes
Parents
Inclusion
School
Survey
topic Atitudes
Pais
Inclusão
Escola
Questionário
Attitudes
Parents
Inclusion
School
Survey
description Especialmente desde a segunda metade do século XX os pais assumiram uma posição determinante em movimentos cívicos e políticos em defesa da inclusão, nem sempre acompanhados da suficiente investigação. O presente estudo visa compreender as atitudes de 177 pais de crianças com e sem Necessidades Edu-cativas Especiais (NEE), com recurso ao Inventário Geral de Atitudes quanto à Educação Inclusiva (Barbosa,2005) e um questionário sociodemográfico. De acordo com os dados percebemos maioritariamente atitudes favoráveis em relação à inclusão das crianças com NEE, embora muitos indivíduos se mostrem indecisos. Encontramos diferenças entre os pais com e sem filhos com NEE, especialmente entre as mães, e atitude menos favorável entre pais sem filhos com NEE e com menos filhos. Os dados apresentam-nos pistas sobre o estado atual e oferecem-nos implicações para uma verdadeira mudança ao nível da escola
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-12
2017-12-12T00:00:00Z
2021-05-26T10:30:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/33258
url http://hdl.handle.net/10400.14/33258
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0873-3600
10.17346/se.vol23.284
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131987686981632