A função e a prática da comunicação estratégica na empresa Aegon Santander: Relatório de Estágio

Bibliographic Details
Main Author: Almeida, Matilde Cosme da Silva Rua de
Publication Date: 2023
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10400.5/27568
Summary: Relatório de Estágio para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação
id RCAP_a8ea174c5f296c2c726572066c4ca4a3
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/27568
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A função e a prática da comunicação estratégica na empresa Aegon Santander: Relatório de EstágioThe role and practice of strategic communication in the company Aegon Santander: Internship ReportComunicação Estratégica;Relações Públicas Excelentes;Modelo das Relações Públicas Estratégica;Teoria da Excelência;Aegon Santander;Strategic Communication;Excellent Public Relations;Strategic Public Relations Model;Theory of Excellence.Relatório de Estágio para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da ComunicaçãoO presente trabalho tem como tema central a função e a prática da comunicação estratégica na empresa Aegon Santander, do qual decorre como pergunta de partida “qual a função e prática da comunicação estratégica na empresa Aegon Santander?” sendo o objetivo geral compreender como é entendida a função de comunicação e quais as suas práticas, na empresa Aegon Santander. Este trabalho posiciona-se, em termos de linha epistemológica, nos princípios da teoria sistémica e baseia-se numa revisão de literatura em torno do Modelo de Relações Públicas Estratégicas (de Carvalho Spínola, 2012) e no modelo de análise das relações públicas excelentes, a Teoria da Excelência (Grunig, 2013), visando analisar a comunicação da Aegon Santander e, dessa forma, dar resposta à pergunta de partida e atingir os objetivos. A natureza da pesquisa é mista e o método é indutivo, tendo como técnicas de recolha de dados a observação direta ao funcionamento da direção de marketing e da organização, uma entrevista ao administrador da Aegon Santander, uma entrevista à coordenadora da direção de marketing da Aegon Santander e um inquérito aos colaboradores da empresa. As técnicas de análise de dados são a análise interpretativa do discurso das entrevistas e a análise estatística ao inquérito. Os resultados tornam possível compreender que a área de comunicação estratégica na empresa Aegon Santander estrutura-se de forma orgânica, mas está no caminho para a excelência das relações públicas, apesar de existirem fatores a melhorar como a separação entre marketing e comunicação ou uma designação diferente do departamento; o desenvolvimento de consistência na função de comunicação ao nível de todas as vertentes das relações públicas e não só centrada na comunicação de marketing; e o planeamento estratégico da comunicação em todos os seus eixos, para que as ações comunicacionais contribuam de modo mais notório para a eficácia da organização.The central theme of this work is the function and practice of strategic communication in the company Aegon Santander, from which derives the starting question "what is the function and practice of strategic communication in the company Aegon Santander?" and the overall objective is to understand how the communication function is understood and what are its practices in Aegon Santander. This work is positioned, in terms of epistemological line, in the principles of systemic theory and is based on a literature review around the Strategic Public Relations Model (de Carvalho Spínola, 2012) and the model of analysis of excellent public relations, the Theory of Excellence (Grunig, 2013), aiming to analyse the communication of Aegon Santander and thus answer the starting question and achieve the objectives. The nature of the research is mixed, and the method is inductive, having as techniques of data collection the direct observation of the marketing department, an interview with the CEO of Aegon Santander, an interview with the coordinator of the marketing department and a survey of the company's employees. and the interpretive discourse analysis of the interviews and statistical analysis of the survey. The techniques of data analysis are the interpretative discourse analysis of the interviews and the statistical analysis of the survey. The results make it possible to understand that the area of strategic communication in the company Aegon Santander is structured in an organic way, but is on the path to excellence in public relations, although there are factors to improve such as the separation between marketing and communication or a different designation of the department; the development of consistency in the communication function at the level of all aspects of public relations and not only centred on marketing communication; and the strategic planning of communication in all its axes, so that communicational actions contribute more noticeably to the effectiveness of the organisation.Susana Maria de Carvalho Carreira Fernandes SpínolaRepositório da Universidade de LisboaAlmeida, Matilde Cosme da Silva Rua de2023-03-31T15:14:45Z2023-02-142023-02-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/27568TID:203264193porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-09T01:32:07Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/27568Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:48:25.046448Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A função e a prática da comunicação estratégica na empresa Aegon Santander: Relatório de Estágio
The role and practice of strategic communication in the company Aegon Santander: Internship Report
title A função e a prática da comunicação estratégica na empresa Aegon Santander: Relatório de Estágio
spellingShingle A função e a prática da comunicação estratégica na empresa Aegon Santander: Relatório de Estágio
Almeida, Matilde Cosme da Silva Rua de
Comunicação Estratégica;
Relações Públicas Excelentes;
Modelo das Relações Públicas Estratégica;
Teoria da Excelência;
Aegon Santander;
Strategic Communication;
Excellent Public Relations;
Strategic Public Relations Model;
Theory of Excellence.
title_short A função e a prática da comunicação estratégica na empresa Aegon Santander: Relatório de Estágio
title_full A função e a prática da comunicação estratégica na empresa Aegon Santander: Relatório de Estágio
title_fullStr A função e a prática da comunicação estratégica na empresa Aegon Santander: Relatório de Estágio
title_full_unstemmed A função e a prática da comunicação estratégica na empresa Aegon Santander: Relatório de Estágio
title_sort A função e a prática da comunicação estratégica na empresa Aegon Santander: Relatório de Estágio
author Almeida, Matilde Cosme da Silva Rua de
author_facet Almeida, Matilde Cosme da Silva Rua de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Susana Maria de Carvalho Carreira Fernandes Spínola
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Matilde Cosme da Silva Rua de
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação Estratégica;
Relações Públicas Excelentes;
Modelo das Relações Públicas Estratégica;
Teoria da Excelência;
Aegon Santander;
Strategic Communication;
Excellent Public Relations;
Strategic Public Relations Model;
Theory of Excellence.
topic Comunicação Estratégica;
Relações Públicas Excelentes;
Modelo das Relações Públicas Estratégica;
Teoria da Excelência;
Aegon Santander;
Strategic Communication;
Excellent Public Relations;
Strategic Public Relations Model;
Theory of Excellence.
description Relatório de Estágio para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-31T15:14:45Z
2023-02-14
2023-02-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/27568
TID:203264193
url http://hdl.handle.net/10400.5/27568
identifier_str_mv TID:203264193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131566852538368