Estratégias e ações de marketing para o destino Galiza e Norte de Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Diana Marina Veloso
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2494
Resumo: O projeto de Mestrado “Estratégias e ações de marketing para o destino Galiza e Norte de Portugal: um contributo para a sua valorização turística”, tem como objetivo central a apresentação de um conjunto de estratégias e ações com base nas necessidades do território e dos vários stakeholders da eurorregião. O foco deste trabalho baseou-se na apresentação de todas as potencialidades que as duas regiões têm e criar estratégias e ações de marketing para a potencialização de um destino turístico comum. Os principais temas apresentados são: plano de marketing, marketing de destinos e a cooperação entre destinos turísticos. Em termos metodológicos foi desenvolvida uma abordagem qualitativa consubstanciada em entrevistas semiestruturadas a stakeholders da Galiza e do Norte de Portugal. A sua análise permitiu a identificação de pontos fortes, fracos, oportunidades e as ameaças, assim como, potenciais estratégias de cooperação entre os vários stakeholders conducentes à definição de estratégias e táticas a desenvolver. De salientar que as estratégias e ações que este plano de marketing aborda são passíveis de se realizarem a qualquer momento e que visam, não só o crescimento de um destino com várias potencialidades turísticas, mas também contribuir para um maior dinamismo da eurorregião que, no atual contexto socioeconómico que a caracteriza, necessita de se auto-reinventar.
id RCAP_b46b01451e7f4d15db13d1d17d1292f4
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2494
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Estratégias e ações de marketing para o destino Galiza e Norte de PortugalPlano de marketingmarketing de destinoscooperação entre destinosEurorregião Galiza e Norte de PortugalMarketing planDestination marketingcooperation between destinationsGalicia-Northern Portugal EuroregionO projeto de Mestrado “Estratégias e ações de marketing para o destino Galiza e Norte de Portugal: um contributo para a sua valorização turística”, tem como objetivo central a apresentação de um conjunto de estratégias e ações com base nas necessidades do território e dos vários stakeholders da eurorregião. O foco deste trabalho baseou-se na apresentação de todas as potencialidades que as duas regiões têm e criar estratégias e ações de marketing para a potencialização de um destino turístico comum. Os principais temas apresentados são: plano de marketing, marketing de destinos e a cooperação entre destinos turísticos. Em termos metodológicos foi desenvolvida uma abordagem qualitativa consubstanciada em entrevistas semiestruturadas a stakeholders da Galiza e do Norte de Portugal. A sua análise permitiu a identificação de pontos fortes, fracos, oportunidades e as ameaças, assim como, potenciais estratégias de cooperação entre os vários stakeholders conducentes à definição de estratégias e táticas a desenvolver. De salientar que as estratégias e ações que este plano de marketing aborda são passíveis de se realizarem a qualquer momento e que visam, não só o crescimento de um destino com várias potencialidades turísticas, mas também contribuir para um maior dinamismo da eurorregião que, no atual contexto socioeconómico que a caracteriza, necessita de se auto-reinventar.The Master project "Strategies and marketing actions for the destination Galicia and Northern Portugal: a contribution to its tourist valorization", has as central objective the presentation of a set of strategies and actions based on the needs of the territory and the euroregion stakeholders. The focus of this work was based on presenting all the potential that the two regions have and creating strategies and marketing actions for the enhancement of a common tourist destination. The main themes presented are marketing plan, destination marketing and cooperation between tourist destinations. Regarding the methodology, a qualitative approach was developed, embodied in semi-structured interviews with stakeholders in Galicia and Northern Portugal. This tool allowed the identification of strengths, weaknesses, opportunities, and threats, as well as potential cooperation strategies among the various stakeholders for the implementation of the strategies and actions to be developed. It should be noted that the strategies and actions that this marketing plan proposes are capable of being carried out at any time, and that they aim not only the growth of a destination with various tourist potentials, but also to contribute to a greater dynamism in the Euroregion that, with the current moment that we live in, needs to reinvent itself.2021-03-05T18:47:47Z2021-02-10T00:00:00Z2021-02-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2494TID:202648427porPereira, Diana Marina Velosoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:34:12ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias e ações de marketing para o destino Galiza e Norte de Portugal
title Estratégias e ações de marketing para o destino Galiza e Norte de Portugal
spellingShingle Estratégias e ações de marketing para o destino Galiza e Norte de Portugal
Pereira, Diana Marina Veloso
Plano de marketing
marketing de destinos
cooperação entre destinos
Eurorregião Galiza e Norte de Portugal
Marketing plan
Destination marketing
cooperation between destinations
Galicia-Northern Portugal Euroregion
title_short Estratégias e ações de marketing para o destino Galiza e Norte de Portugal
title_full Estratégias e ações de marketing para o destino Galiza e Norte de Portugal
title_fullStr Estratégias e ações de marketing para o destino Galiza e Norte de Portugal
title_full_unstemmed Estratégias e ações de marketing para o destino Galiza e Norte de Portugal
title_sort Estratégias e ações de marketing para o destino Galiza e Norte de Portugal
author Pereira, Diana Marina Veloso
author_facet Pereira, Diana Marina Veloso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Diana Marina Veloso
dc.subject.por.fl_str_mv Plano de marketing
marketing de destinos
cooperação entre destinos
Eurorregião Galiza e Norte de Portugal
Marketing plan
Destination marketing
cooperation between destinations
Galicia-Northern Portugal Euroregion
topic Plano de marketing
marketing de destinos
cooperação entre destinos
Eurorregião Galiza e Norte de Portugal
Marketing plan
Destination marketing
cooperation between destinations
Galicia-Northern Portugal Euroregion
description O projeto de Mestrado “Estratégias e ações de marketing para o destino Galiza e Norte de Portugal: um contributo para a sua valorização turística”, tem como objetivo central a apresentação de um conjunto de estratégias e ações com base nas necessidades do território e dos vários stakeholders da eurorregião. O foco deste trabalho baseou-se na apresentação de todas as potencialidades que as duas regiões têm e criar estratégias e ações de marketing para a potencialização de um destino turístico comum. Os principais temas apresentados são: plano de marketing, marketing de destinos e a cooperação entre destinos turísticos. Em termos metodológicos foi desenvolvida uma abordagem qualitativa consubstanciada em entrevistas semiestruturadas a stakeholders da Galiza e do Norte de Portugal. A sua análise permitiu a identificação de pontos fortes, fracos, oportunidades e as ameaças, assim como, potenciais estratégias de cooperação entre os vários stakeholders conducentes à definição de estratégias e táticas a desenvolver. De salientar que as estratégias e ações que este plano de marketing aborda são passíveis de se realizarem a qualquer momento e que visam, não só o crescimento de um destino com várias potencialidades turísticas, mas também contribuir para um maior dinamismo da eurorregião que, no atual contexto socioeconómico que a caracteriza, necessita de se auto-reinventar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-05T18:47:47Z
2021-02-10T00:00:00Z
2021-02-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/2494
TID:202648427
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/2494
identifier_str_mv TID:202648427
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302394073251840