Estratégias e ações de marketing para o destino Galiza e Norte de Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2494 |
Resumo: | O projeto de Mestrado “Estratégias e ações de marketing para o destino Galiza e Norte de Portugal: um contributo para a sua valorização turística”, tem como objetivo central a apresentação de um conjunto de estratégias e ações com base nas necessidades do território e dos vários stakeholders da eurorregião. O foco deste trabalho baseou-se na apresentação de todas as potencialidades que as duas regiões têm e criar estratégias e ações de marketing para a potencialização de um destino turístico comum. Os principais temas apresentados são: plano de marketing, marketing de destinos e a cooperação entre destinos turísticos. Em termos metodológicos foi desenvolvida uma abordagem qualitativa consubstanciada em entrevistas semiestruturadas a stakeholders da Galiza e do Norte de Portugal. A sua análise permitiu a identificação de pontos fortes, fracos, oportunidades e as ameaças, assim como, potenciais estratégias de cooperação entre os vários stakeholders conducentes à definição de estratégias e táticas a desenvolver. De salientar que as estratégias e ações que este plano de marketing aborda são passíveis de se realizarem a qualquer momento e que visam, não só o crescimento de um destino com várias potencialidades turísticas, mas também contribuir para um maior dinamismo da eurorregião que, no atual contexto socioeconómico que a caracteriza, necessita de se auto-reinventar. |
id |
RCAP_b46b01451e7f4d15db13d1d17d1292f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2494 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias e ações de marketing para o destino Galiza e Norte de PortugalPlano de marketingmarketing de destinoscooperação entre destinosEurorregião Galiza e Norte de PortugalMarketing planDestination marketingcooperation between destinationsGalicia-Northern Portugal EuroregionO projeto de Mestrado “Estratégias e ações de marketing para o destino Galiza e Norte de Portugal: um contributo para a sua valorização turística”, tem como objetivo central a apresentação de um conjunto de estratégias e ações com base nas necessidades do território e dos vários stakeholders da eurorregião. O foco deste trabalho baseou-se na apresentação de todas as potencialidades que as duas regiões têm e criar estratégias e ações de marketing para a potencialização de um destino turístico comum. Os principais temas apresentados são: plano de marketing, marketing de destinos e a cooperação entre destinos turísticos. Em termos metodológicos foi desenvolvida uma abordagem qualitativa consubstanciada em entrevistas semiestruturadas a stakeholders da Galiza e do Norte de Portugal. A sua análise permitiu a identificação de pontos fortes, fracos, oportunidades e as ameaças, assim como, potenciais estratégias de cooperação entre os vários stakeholders conducentes à definição de estratégias e táticas a desenvolver. De salientar que as estratégias e ações que este plano de marketing aborda são passíveis de se realizarem a qualquer momento e que visam, não só o crescimento de um destino com várias potencialidades turísticas, mas também contribuir para um maior dinamismo da eurorregião que, no atual contexto socioeconómico que a caracteriza, necessita de se auto-reinventar.The Master project "Strategies and marketing actions for the destination Galicia and Northern Portugal: a contribution to its tourist valorization", has as central objective the presentation of a set of strategies and actions based on the needs of the territory and the euroregion stakeholders. The focus of this work was based on presenting all the potential that the two regions have and creating strategies and marketing actions for the enhancement of a common tourist destination. The main themes presented are marketing plan, destination marketing and cooperation between tourist destinations. Regarding the methodology, a qualitative approach was developed, embodied in semi-structured interviews with stakeholders in Galicia and Northern Portugal. This tool allowed the identification of strengths, weaknesses, opportunities, and threats, as well as potential cooperation strategies among the various stakeholders for the implementation of the strategies and actions to be developed. It should be noted that the strategies and actions that this marketing plan proposes are capable of being carried out at any time, and that they aim not only the growth of a destination with various tourist potentials, but also to contribute to a greater dynamism in the Euroregion that, with the current moment that we live in, needs to reinvent itself.2021-03-05T18:47:47Z2021-02-10T00:00:00Z2021-02-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2494TID:202648427porPereira, Diana Marina Velosoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:34:12ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias e ações de marketing para o destino Galiza e Norte de Portugal |
title |
Estratégias e ações de marketing para o destino Galiza e Norte de Portugal |
spellingShingle |
Estratégias e ações de marketing para o destino Galiza e Norte de Portugal Pereira, Diana Marina Veloso Plano de marketing marketing de destinos cooperação entre destinos Eurorregião Galiza e Norte de Portugal Marketing plan Destination marketing cooperation between destinations Galicia-Northern Portugal Euroregion |
title_short |
Estratégias e ações de marketing para o destino Galiza e Norte de Portugal |
title_full |
Estratégias e ações de marketing para o destino Galiza e Norte de Portugal |
title_fullStr |
Estratégias e ações de marketing para o destino Galiza e Norte de Portugal |
title_full_unstemmed |
Estratégias e ações de marketing para o destino Galiza e Norte de Portugal |
title_sort |
Estratégias e ações de marketing para o destino Galiza e Norte de Portugal |
author |
Pereira, Diana Marina Veloso |
author_facet |
Pereira, Diana Marina Veloso |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Diana Marina Veloso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Plano de marketing marketing de destinos cooperação entre destinos Eurorregião Galiza e Norte de Portugal Marketing plan Destination marketing cooperation between destinations Galicia-Northern Portugal Euroregion |
topic |
Plano de marketing marketing de destinos cooperação entre destinos Eurorregião Galiza e Norte de Portugal Marketing plan Destination marketing cooperation between destinations Galicia-Northern Portugal Euroregion |
description |
O projeto de Mestrado “Estratégias e ações de marketing para o destino Galiza e Norte de Portugal: um contributo para a sua valorização turística”, tem como objetivo central a apresentação de um conjunto de estratégias e ações com base nas necessidades do território e dos vários stakeholders da eurorregião. O foco deste trabalho baseou-se na apresentação de todas as potencialidades que as duas regiões têm e criar estratégias e ações de marketing para a potencialização de um destino turístico comum. Os principais temas apresentados são: plano de marketing, marketing de destinos e a cooperação entre destinos turísticos. Em termos metodológicos foi desenvolvida uma abordagem qualitativa consubstanciada em entrevistas semiestruturadas a stakeholders da Galiza e do Norte de Portugal. A sua análise permitiu a identificação de pontos fortes, fracos, oportunidades e as ameaças, assim como, potenciais estratégias de cooperação entre os vários stakeholders conducentes à definição de estratégias e táticas a desenvolver. De salientar que as estratégias e ações que este plano de marketing aborda são passíveis de se realizarem a qualquer momento e que visam, não só o crescimento de um destino com várias potencialidades turísticas, mas também contribuir para um maior dinamismo da eurorregião que, no atual contexto socioeconómico que a caracteriza, necessita de se auto-reinventar. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-05T18:47:47Z 2021-02-10T00:00:00Z 2021-02-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/2494 TID:202648427 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/2494 |
identifier_str_mv |
TID:202648427 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777302394073251840 |