Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/4201 |
Resumo: | O presente relatório surge como resultado de todo o percurso efetuado e de toda a aprendizagem adquirida ao longo dos dois anos do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, lecionado na Universidade da Madeira, desde setembro de 2019 até junho de 2021. Tendo como principal objetivo dar a conhecer todas as experiências vividas nas práticas pedagógicas I, II e III, tanto em contexto de educação pré-escolar como de 1.º ciclo do ensino básico, este relatório encontra-se estruturado em duas partes fundamentais: enquadramento teórico e metodológico e enquadramento da prática pedagógica, que se complementam entre si. Neste sentido, na primeira parte procura-se fundamentar, de forma teórica e metodológica, as práticas pedagógicas desenvolvidas, ficando a segunda parte destinada à partilha, descrição e reflexão dessas mesmas práticas pedagógicas. Deste modo, a prática pedagógica I realizou se no Auxílio Maternal do Funchal, na sala dos coelhos, e as práticas pedagógicas II e III concretizaram-se na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar Visconde Cacongo, nas turmas 1.º B e 2.º B, respetivamente. Como pedra basilar de todas as práticas pedagógicas, recorreu-se à metodologia de investigação-ação, metodologia essa que direciona os docentes para uma prática mais ativa e reflexiva. Portanto, procurou-se dar resposta às seguintes questões: “Como é que as crianças da sala dos coelhos podem adquirir regras e valores, tais como: o saber partilhar, o saber esperar pela sua vez e o respeitar o outro?”, na prática pedagógica I, e “Como é que os alunos da turma 2.º B podem desenvolver competências de leitura e escrita, mais concretamente ao nível da ortografia?”, nas práticas pedagógicas II e III. Estas questões foram fundamentais para planificar atividades, implementar estratégias e avaliar todo o desenvolvimento das crianças e/ou alunos, no decorrer das práticas pedagógicas I, II e III. |
id |
RCAP_c59e6ac2ee5f569351442f3366fa4e6e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/4201 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoCurrículoInvestigação-açãoPrática pedagógicaEducação Pré-escolar1º Ciclo do Ensino Básico.CurriculumInvestigation-actionPedagogical practicePre-school Education1st Cycle of Basic EducationEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório surge como resultado de todo o percurso efetuado e de toda a aprendizagem adquirida ao longo dos dois anos do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, lecionado na Universidade da Madeira, desde setembro de 2019 até junho de 2021. Tendo como principal objetivo dar a conhecer todas as experiências vividas nas práticas pedagógicas I, II e III, tanto em contexto de educação pré-escolar como de 1.º ciclo do ensino básico, este relatório encontra-se estruturado em duas partes fundamentais: enquadramento teórico e metodológico e enquadramento da prática pedagógica, que se complementam entre si. Neste sentido, na primeira parte procura-se fundamentar, de forma teórica e metodológica, as práticas pedagógicas desenvolvidas, ficando a segunda parte destinada à partilha, descrição e reflexão dessas mesmas práticas pedagógicas. Deste modo, a prática pedagógica I realizou se no Auxílio Maternal do Funchal, na sala dos coelhos, e as práticas pedagógicas II e III concretizaram-se na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar Visconde Cacongo, nas turmas 1.º B e 2.º B, respetivamente. Como pedra basilar de todas as práticas pedagógicas, recorreu-se à metodologia de investigação-ação, metodologia essa que direciona os docentes para uma prática mais ativa e reflexiva. Portanto, procurou-se dar resposta às seguintes questões: “Como é que as crianças da sala dos coelhos podem adquirir regras e valores, tais como: o saber partilhar, o saber esperar pela sua vez e o respeitar o outro?”, na prática pedagógica I, e “Como é que os alunos da turma 2.º B podem desenvolver competências de leitura e escrita, mais concretamente ao nível da ortografia?”, nas práticas pedagógicas II e III. Estas questões foram fundamentais para planificar atividades, implementar estratégias e avaliar todo o desenvolvimento das crianças e/ou alunos, no decorrer das práticas pedagógicas I, II e III.The present report appears as a result of the entire journey made and from all the learning acquired over the two years of the master's degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, taught at Universidade da Madeira, from septemb. Having as its main objective to make known all the experiences lived in pedagogical practices I, II and III, both in the context of pre-school education and in the 1st cycle of basic education, this repor tis structured in two fundamental parts: theoretical and methodological framework and framework of pedagogical practice, which complement each other. In this sense, in the first part seeks to substantiate, in a theoretical and methodological way, the pedagogical practices developed, staying the second part dedicated to the sharing, description and reflection of these same pedagogical practices. In this way, the pedagogical practice I took place in Auxílio Maternal do Funchal, in sala dos coelhos, and the pedagogical practices II and III were realized in Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar Visconde Cacongo, with the 1st B and 2nd B classes. As foundation stone of all pedagogical practices, we used the investigation-action metodology, a methodology that directs teachers towards a more active and reflective practice. Therefore, we tried to answer the following questions: “How can children in sala dos coelhos acquire rules and values, such as: knowing how to share, knowing how wait their turn and respecting the other?”, in pedagogical practice I, and “How can students in the 2nd B class develop reading and writing skills, more specifically at the level of orthography?”, in pedagogical practices II and III. These questions were fundamental for planning activities, implementing strategies and evaluating the entire development of children and/or students, during the pedagogical practices I, II and III.Kot-Kotecki, Ana Maria FrançaDigitUMaCorreia, Raquel Andrade2022-03-30T10:39:28Z2022-02-07T00:00:00Z2022-02-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/4201202957810porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:57:26Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/4201Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:08:07.486558Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico Correia, Raquel Andrade Currículo Investigação-ação Prática pedagógica Educação Pré-escolar 1º Ciclo do Ensino Básico. Curriculum Investigation-action Pedagogical practice Pre-school Education 1st Cycle of Basic Education Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Correia, Raquel Andrade |
author_facet |
Correia, Raquel Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Kot-Kotecki, Ana Maria França DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Raquel Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Investigação-ação Prática pedagógica Educação Pré-escolar 1º Ciclo do Ensino Básico. Curriculum Investigation-action Pedagogical practice Pre-school Education 1st Cycle of Basic Education Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Currículo Investigação-ação Prática pedagógica Educação Pré-escolar 1º Ciclo do Ensino Básico. Curriculum Investigation-action Pedagogical practice Pre-school Education 1st Cycle of Basic Education Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório surge como resultado de todo o percurso efetuado e de toda a aprendizagem adquirida ao longo dos dois anos do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, lecionado na Universidade da Madeira, desde setembro de 2019 até junho de 2021. Tendo como principal objetivo dar a conhecer todas as experiências vividas nas práticas pedagógicas I, II e III, tanto em contexto de educação pré-escolar como de 1.º ciclo do ensino básico, este relatório encontra-se estruturado em duas partes fundamentais: enquadramento teórico e metodológico e enquadramento da prática pedagógica, que se complementam entre si. Neste sentido, na primeira parte procura-se fundamentar, de forma teórica e metodológica, as práticas pedagógicas desenvolvidas, ficando a segunda parte destinada à partilha, descrição e reflexão dessas mesmas práticas pedagógicas. Deste modo, a prática pedagógica I realizou se no Auxílio Maternal do Funchal, na sala dos coelhos, e as práticas pedagógicas II e III concretizaram-se na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar Visconde Cacongo, nas turmas 1.º B e 2.º B, respetivamente. Como pedra basilar de todas as práticas pedagógicas, recorreu-se à metodologia de investigação-ação, metodologia essa que direciona os docentes para uma prática mais ativa e reflexiva. Portanto, procurou-se dar resposta às seguintes questões: “Como é que as crianças da sala dos coelhos podem adquirir regras e valores, tais como: o saber partilhar, o saber esperar pela sua vez e o respeitar o outro?”, na prática pedagógica I, e “Como é que os alunos da turma 2.º B podem desenvolver competências de leitura e escrita, mais concretamente ao nível da ortografia?”, nas práticas pedagógicas II e III. Estas questões foram fundamentais para planificar atividades, implementar estratégias e avaliar todo o desenvolvimento das crianças e/ou alunos, no decorrer das práticas pedagógicas I, II e III. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-30T10:39:28Z 2022-02-07T00:00:00Z 2022-02-07T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/4201 202957810 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/4201 |
identifier_str_mv |
202957810 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129949425106944 |