Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Raquel Andrade
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/4201
Resumo: O presente relatório surge como resultado de todo o percurso efetuado e de toda a aprendizagem adquirida ao longo dos dois anos do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, lecionado na Universidade da Madeira, desde setembro de 2019 até junho de 2021. Tendo como principal objetivo dar a conhecer todas as experiências vividas nas práticas pedagógicas I, II e III, tanto em contexto de educação pré-escolar como de 1.º ciclo do ensino básico, este relatório encontra-se estruturado em duas partes fundamentais: enquadramento teórico e metodológico e enquadramento da prática pedagógica, que se complementam entre si. Neste sentido, na primeira parte procura-se fundamentar, de forma teórica e metodológica, as práticas pedagógicas desenvolvidas, ficando a segunda parte destinada à partilha, descrição e reflexão dessas mesmas práticas pedagógicas. Deste modo, a prática pedagógica I realizou se no Auxílio Maternal do Funchal, na sala dos coelhos, e as práticas pedagógicas II e III concretizaram-se na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar Visconde Cacongo, nas turmas 1.º B e 2.º B, respetivamente. Como pedra basilar de todas as práticas pedagógicas, recorreu-se à metodologia de investigação-ação, metodologia essa que direciona os docentes para uma prática mais ativa e reflexiva. Portanto, procurou-se dar resposta às seguintes questões: “Como é que as crianças da sala dos coelhos podem adquirir regras e valores, tais como: o saber partilhar, o saber esperar pela sua vez e o respeitar o outro?”, na prática pedagógica I, e “Como é que os alunos da turma 2.º B podem desenvolver competências de leitura e escrita, mais concretamente ao nível da ortografia?”, nas práticas pedagógicas II e III. Estas questões foram fundamentais para planificar atividades, implementar estratégias e avaliar todo o desenvolvimento das crianças e/ou alunos, no decorrer das práticas pedagógicas I, II e III.
id RCAP_c59e6ac2ee5f569351442f3366fa4e6e
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/4201
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoCurrículoInvestigação-açãoPrática pedagógicaEducação Pré-escolar1º Ciclo do Ensino Básico.CurriculumInvestigation-actionPedagogical practicePre-school Education1st Cycle of Basic EducationEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório surge como resultado de todo o percurso efetuado e de toda a aprendizagem adquirida ao longo dos dois anos do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, lecionado na Universidade da Madeira, desde setembro de 2019 até junho de 2021. Tendo como principal objetivo dar a conhecer todas as experiências vividas nas práticas pedagógicas I, II e III, tanto em contexto de educação pré-escolar como de 1.º ciclo do ensino básico, este relatório encontra-se estruturado em duas partes fundamentais: enquadramento teórico e metodológico e enquadramento da prática pedagógica, que se complementam entre si. Neste sentido, na primeira parte procura-se fundamentar, de forma teórica e metodológica, as práticas pedagógicas desenvolvidas, ficando a segunda parte destinada à partilha, descrição e reflexão dessas mesmas práticas pedagógicas. Deste modo, a prática pedagógica I realizou se no Auxílio Maternal do Funchal, na sala dos coelhos, e as práticas pedagógicas II e III concretizaram-se na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar Visconde Cacongo, nas turmas 1.º B e 2.º B, respetivamente. Como pedra basilar de todas as práticas pedagógicas, recorreu-se à metodologia de investigação-ação, metodologia essa que direciona os docentes para uma prática mais ativa e reflexiva. Portanto, procurou-se dar resposta às seguintes questões: “Como é que as crianças da sala dos coelhos podem adquirir regras e valores, tais como: o saber partilhar, o saber esperar pela sua vez e o respeitar o outro?”, na prática pedagógica I, e “Como é que os alunos da turma 2.º B podem desenvolver competências de leitura e escrita, mais concretamente ao nível da ortografia?”, nas práticas pedagógicas II e III. Estas questões foram fundamentais para planificar atividades, implementar estratégias e avaliar todo o desenvolvimento das crianças e/ou alunos, no decorrer das práticas pedagógicas I, II e III.The present report appears as a result of the entire journey made and from all the learning acquired over the two years of the master's degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, taught at Universidade da Madeira, from septemb. Having as its main objective to make known all the experiences lived in pedagogical practices I, II and III, both in the context of pre-school education and in the 1st cycle of basic education, this repor tis structured in two fundamental parts: theoretical and methodological framework and framework of pedagogical practice, which complement each other. In this sense, in the first part seeks to substantiate, in a theoretical and methodological way, the pedagogical practices developed, staying the second part dedicated to the sharing, description and reflection of these same pedagogical practices. In this way, the pedagogical practice I took place in Auxílio Maternal do Funchal, in sala dos coelhos, and the pedagogical practices II and III were realized in Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar Visconde Cacongo, with the 1st B and 2nd B classes. As foundation stone of all pedagogical practices, we used the investigation-action metodology, a methodology that directs teachers towards a more active and reflective practice. Therefore, we tried to answer the following questions: “How can children in sala dos coelhos acquire rules and values, such as: knowing how to share, knowing how wait their turn and respecting the other?”, in pedagogical practice I, and “How can students in the 2nd B class develop reading and writing skills, more specifically at the level of orthography?”, in pedagogical practices II and III. These questions were fundamental for planning activities, implementing strategies and evaluating the entire development of children and/or students, during the pedagogical practices I, II and III.Kot-Kotecki, Ana Maria FrançaDigitUMaCorreia, Raquel Andrade2022-03-30T10:39:28Z2022-02-07T00:00:00Z2022-02-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/4201202957810porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:57:26Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/4201Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:08:07.486558Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Correia, Raquel Andrade
Currículo
Investigação-ação
Prática pedagógica
Educação Pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico.
Curriculum
Investigation-action
Pedagogical practice
Pre-school Education
1st Cycle of Basic Education
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Correia, Raquel Andrade
author_facet Correia, Raquel Andrade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kot-Kotecki, Ana Maria França
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Raquel Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Investigação-ação
Prática pedagógica
Educação Pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico.
Curriculum
Investigation-action
Pedagogical practice
Pre-school Education
1st Cycle of Basic Education
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Currículo
Investigação-ação
Prática pedagógica
Educação Pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico.
Curriculum
Investigation-action
Pedagogical practice
Pre-school Education
1st Cycle of Basic Education
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório surge como resultado de todo o percurso efetuado e de toda a aprendizagem adquirida ao longo dos dois anos do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, lecionado na Universidade da Madeira, desde setembro de 2019 até junho de 2021. Tendo como principal objetivo dar a conhecer todas as experiências vividas nas práticas pedagógicas I, II e III, tanto em contexto de educação pré-escolar como de 1.º ciclo do ensino básico, este relatório encontra-se estruturado em duas partes fundamentais: enquadramento teórico e metodológico e enquadramento da prática pedagógica, que se complementam entre si. Neste sentido, na primeira parte procura-se fundamentar, de forma teórica e metodológica, as práticas pedagógicas desenvolvidas, ficando a segunda parte destinada à partilha, descrição e reflexão dessas mesmas práticas pedagógicas. Deste modo, a prática pedagógica I realizou se no Auxílio Maternal do Funchal, na sala dos coelhos, e as práticas pedagógicas II e III concretizaram-se na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar Visconde Cacongo, nas turmas 1.º B e 2.º B, respetivamente. Como pedra basilar de todas as práticas pedagógicas, recorreu-se à metodologia de investigação-ação, metodologia essa que direciona os docentes para uma prática mais ativa e reflexiva. Portanto, procurou-se dar resposta às seguintes questões: “Como é que as crianças da sala dos coelhos podem adquirir regras e valores, tais como: o saber partilhar, o saber esperar pela sua vez e o respeitar o outro?”, na prática pedagógica I, e “Como é que os alunos da turma 2.º B podem desenvolver competências de leitura e escrita, mais concretamente ao nível da ortografia?”, nas práticas pedagógicas II e III. Estas questões foram fundamentais para planificar atividades, implementar estratégias e avaliar todo o desenvolvimento das crianças e/ou alunos, no decorrer das práticas pedagógicas I, II e III.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-30T10:39:28Z
2022-02-07T00:00:00Z
2022-02-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/4201
202957810
url http://hdl.handle.net/10400.13/4201
identifier_str_mv 202957810
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129949425106944