Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1. ° Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beltrão, Lisandra Annalie Loreto
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/5267
Resumo: O presente relatório de estágio foi elaborado com o intuito de obter o grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O mesmo tem como finalidade refletir e fundamentar metodologias utilizadas durante as práticas pedagógicas, além da aquisição de competências e conhecimentos. Este Relatório de Estágio é composto por duas partes essenciais: o Enquadramento Teórico e Metodológico e a Prática Pedagógica. A primeira parte tem como finalidade compreender, analisar e aprofundar conhecimentos sobre temáticas que vão ao encontro das práticas pedagógicas como a educação no século XXI, a gestão curricular, o desenvolvimento da linguagem e a investigação-ação. A segunda parte, a prática pedagógica, destina-se à descrição, reflexão e análise das práticas pedagógicas desenvolvidas na Educação Pré-Escolar na sala do Bibe Amarelo I, no Jardim Escola João de Deus e no 1.º Ciclo do Ensino Básico no 1.º e 2.º ano, na Escola Básica com Pré-Escolar de São Roque, Edifício do Lombo Segundo. Durante as práticas pedagógicas foi utilizada a metodologia de Investigação-Ação, procurando uma prática mais ativa e reflexiva, indo, assim, ao encontro das necessidades e interesses das crianças/alunos. Deste modo, procurei responder às questões “Como pode o grupo de crianças do Bibe Amarelo I desenvolver a Linguagem Oral?” e “Como promover a Leitura e a Escrita na turma do 2.º ano de escolaridade?”, nas práticas pedagógicas I e III, respetivamente.
id RCAP_d0694259fda45532aeeff9ba97943a71
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/5267
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1. ° Ciclo do Ensino BásicoEducação Pré-Escolar1.º Ciclo do Ensino BásicoPrática pedagógicaInvestigação-açãoCurrículoEducaçãoPre-School Education1st Cycle of Basic EducationPedagogical practiceCurriculumEducationEducação Pré-Escolar e Ensino do 1. ° Ciclo do Ensino Básico.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio foi elaborado com o intuito de obter o grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O mesmo tem como finalidade refletir e fundamentar metodologias utilizadas durante as práticas pedagógicas, além da aquisição de competências e conhecimentos. Este Relatório de Estágio é composto por duas partes essenciais: o Enquadramento Teórico e Metodológico e a Prática Pedagógica. A primeira parte tem como finalidade compreender, analisar e aprofundar conhecimentos sobre temáticas que vão ao encontro das práticas pedagógicas como a educação no século XXI, a gestão curricular, o desenvolvimento da linguagem e a investigação-ação. A segunda parte, a prática pedagógica, destina-se à descrição, reflexão e análise das práticas pedagógicas desenvolvidas na Educação Pré-Escolar na sala do Bibe Amarelo I, no Jardim Escola João de Deus e no 1.º Ciclo do Ensino Básico no 1.º e 2.º ano, na Escola Básica com Pré-Escolar de São Roque, Edifício do Lombo Segundo. Durante as práticas pedagógicas foi utilizada a metodologia de Investigação-Ação, procurando uma prática mais ativa e reflexiva, indo, assim, ao encontro das necessidades e interesses das crianças/alunos. Deste modo, procurei responder às questões “Como pode o grupo de crianças do Bibe Amarelo I desenvolver a Linguagem Oral?” e “Como promover a Leitura e a Escrita na turma do 2.º ano de escolaridade?”, nas práticas pedagógicas I e III, respetivamente.This internship report was prepared with the main objective of obtaining a master´s degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. The same aims to reflect and support the methodologies used during pedagogical practices, in addition to the acquisition of skills and knowledge. This internship report divides itself in two essential parts: the Theoretical and Methodological Framework and the Pedagogical Practice. The first part intends to understand, analyze, and deepen knowledge on topics that meet pedagogical practices such as education in the 21st century, curriculum management, language development and action research. The second part, the pedagogical practice, is intended for the description, reflection and analysis of the pedagogical practices developed in Pre-School Education in Bibe Amarelo I room, in Jardim-Escola João de Deus and in the 1st Cycle of Basic Education in the 1st and 2nd year, at the Primary and Pre-School of de São Roque, Edifício do Lombo Segundo. During the pedagogical practices, the action-research methodology was used, looking for a more active and reflective practice, thus meeting the needs and difficulties of children/students. In this way, I tried to answer the following questions: “How can the group of children form Bibe Amarelo I develop Oral Language?” and “How to promote Reading and writing in the 2nd grade class?”, in the pedagogical practices I and III, respectively.Mendes, Guida Reis RodriguesDigitUMaBeltrão, Lisandra Annalie Loreto2023-07-12T13:42:10Z2023-06-092023-06-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/5267TID:203328418porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-16T03:30:49Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/5267Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:34:52.359890Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1. ° Ciclo do Ensino Básico
title Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1. ° Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1. ° Ciclo do Ensino Básico
Beltrão, Lisandra Annalie Loreto
Educação Pré-Escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Prática pedagógica
Investigação-ação
Currículo
Educação
Pre-School Education
1st Cycle of Basic Education
Pedagogical practice
Curriculum
Education
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1. ° Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1. ° Ciclo do Ensino Básico
title_full Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1. ° Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1. ° Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1. ° Ciclo do Ensino Básico
title_sort Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1. ° Ciclo do Ensino Básico
author Beltrão, Lisandra Annalie Loreto
author_facet Beltrão, Lisandra Annalie Loreto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mendes, Guida Reis Rodrigues
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Beltrão, Lisandra Annalie Loreto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Prática pedagógica
Investigação-ação
Currículo
Educação
Pre-School Education
1st Cycle of Basic Education
Pedagogical practice
Curriculum
Education
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1. ° Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Pré-Escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Prática pedagógica
Investigação-ação
Currículo
Educação
Pre-School Education
1st Cycle of Basic Education
Pedagogical practice
Curriculum
Education
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1. ° Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio foi elaborado com o intuito de obter o grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O mesmo tem como finalidade refletir e fundamentar metodologias utilizadas durante as práticas pedagógicas, além da aquisição de competências e conhecimentos. Este Relatório de Estágio é composto por duas partes essenciais: o Enquadramento Teórico e Metodológico e a Prática Pedagógica. A primeira parte tem como finalidade compreender, analisar e aprofundar conhecimentos sobre temáticas que vão ao encontro das práticas pedagógicas como a educação no século XXI, a gestão curricular, o desenvolvimento da linguagem e a investigação-ação. A segunda parte, a prática pedagógica, destina-se à descrição, reflexão e análise das práticas pedagógicas desenvolvidas na Educação Pré-Escolar na sala do Bibe Amarelo I, no Jardim Escola João de Deus e no 1.º Ciclo do Ensino Básico no 1.º e 2.º ano, na Escola Básica com Pré-Escolar de São Roque, Edifício do Lombo Segundo. Durante as práticas pedagógicas foi utilizada a metodologia de Investigação-Ação, procurando uma prática mais ativa e reflexiva, indo, assim, ao encontro das necessidades e interesses das crianças/alunos. Deste modo, procurei responder às questões “Como pode o grupo de crianças do Bibe Amarelo I desenvolver a Linguagem Oral?” e “Como promover a Leitura e a Escrita na turma do 2.º ano de escolaridade?”, nas práticas pedagógicas I e III, respetivamente.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-12T13:42:10Z
2023-06-09
2023-06-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/5267
TID:203328418
url http://hdl.handle.net/10400.13/5267
identifier_str_mv TID:203328418
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132075496833024