A marca - comunicação e ativação digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Bruna Diana Almeida
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11191
Resumo: O meio digital tem vindo a adquirir uma importância expressiva nas mais variadas áreas sociais. As marcas encontraram nesse espaço digital novas formas e canais de comunicação onde podem promover a sua identidade, os seus produtos e interagir com o público. A comunicação, presente e fundamental nas mais diversas áreas sociais, assume igual relevância para a marca que, através da expressão visual e verbal nas plataformas digitais, consegue aproximar-se do consumidor. A comunicação da marca visa criar identificação e diferenciação num mercado que tem tantas potencialidades quanto concorrentes. A presente investigação tem como objetivo entender de que modo a comunicação no meio digital, em especial os elementos visuais e verbais da sua composição, contribuem para a estratégia de ativação da marca. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre a marca, a comunicação e as ferramentas que promovem a ativação no cenário digital. Os conhecimentos adquiridos resultaram na conceção de um manual de ativação digital da marca, baseado na comunicação e nos elementos visuais e verbais. O manual surge sob a forma de e-book e contém informações relativas à marca, à comunicação, à ativação de marca e todas as componentes digitais que são inerentes à temática. As informações contidas neste trabalho organizam conceitos teóricos, num corpo de conhecimento que pretende auxiliar na orientação sobre as estratégias de comunicação e ativação da marca através de meios digitais.
id RCAP_ccf96948d14b1dfcfd302800acebf6c9
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/11191
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A marca - comunicação e ativação digitalMarcaComunicação digitalAtivação de marcaIdentidade de marcaBrandDigital communicationBrand activationBrand identityGestãoO meio digital tem vindo a adquirir uma importância expressiva nas mais variadas áreas sociais. As marcas encontraram nesse espaço digital novas formas e canais de comunicação onde podem promover a sua identidade, os seus produtos e interagir com o público. A comunicação, presente e fundamental nas mais diversas áreas sociais, assume igual relevância para a marca que, através da expressão visual e verbal nas plataformas digitais, consegue aproximar-se do consumidor. A comunicação da marca visa criar identificação e diferenciação num mercado que tem tantas potencialidades quanto concorrentes. A presente investigação tem como objetivo entender de que modo a comunicação no meio digital, em especial os elementos visuais e verbais da sua composição, contribuem para a estratégia de ativação da marca. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre a marca, a comunicação e as ferramentas que promovem a ativação no cenário digital. Os conhecimentos adquiridos resultaram na conceção de um manual de ativação digital da marca, baseado na comunicação e nos elementos visuais e verbais. O manual surge sob a forma de e-book e contém informações relativas à marca, à comunicação, à ativação de marca e todas as componentes digitais que são inerentes à temática. As informações contidas neste trabalho organizam conceitos teóricos, num corpo de conhecimento que pretende auxiliar na orientação sobre as estratégias de comunicação e ativação da marca através de meios digitais.The digital medium has acquired a significant importance in the most varied social areas. Brands have found in this digital space new ways and channels of communication where they can promote their identity, their products and interact with the public. Communication, present and fundamental in the most diverse social areas, assumes equal importance for the brand, which through visual and verbal expression on digital platforms, can get closer to the consumer. Brand communication aims to create identification and differentiation in a market that has as many potential as competitors. The present research aims to understand how communication in the digital environment, especially the visual and verbal elements of its composition, contribute to the strategy of activation of the brand. For this, a bibliographic survey was carried out on the brand, the communication and the tools that promote the activation in the digital scenario. The acquired knowledge resulted in the conception of a manual of digital activation of the brand, based on the communication and the visual and verbal elements. The manual comes in the form of an e-book and contains information about the brand, communication, brand activation and all the digital components that are inherent in the subject. The information contained in this work organizes theoretical concepts, in a body of knowledge that intends to assist in the orientation on the strategies of communication and activation of the brand through digital means.Reis, José Luís Tavares Pires Dias dosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoLeal, Bruna Diana Almeida2018-03-22T09:50:13Z2017-12-202017-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11191TID:201883074porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:53:15Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11191Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:31:34.680850Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A marca - comunicação e ativação digital
title A marca - comunicação e ativação digital
spellingShingle A marca - comunicação e ativação digital
Leal, Bruna Diana Almeida
Marca
Comunicação digital
Ativação de marca
Identidade de marca
Brand
Digital communication
Brand activation
Brand identity
Gestão
title_short A marca - comunicação e ativação digital
title_full A marca - comunicação e ativação digital
title_fullStr A marca - comunicação e ativação digital
title_full_unstemmed A marca - comunicação e ativação digital
title_sort A marca - comunicação e ativação digital
author Leal, Bruna Diana Almeida
author_facet Leal, Bruna Diana Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reis, José Luís Tavares Pires Dias dos
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal, Bruna Diana Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Marca
Comunicação digital
Ativação de marca
Identidade de marca
Brand
Digital communication
Brand activation
Brand identity
Gestão
topic Marca
Comunicação digital
Ativação de marca
Identidade de marca
Brand
Digital communication
Brand activation
Brand identity
Gestão
description O meio digital tem vindo a adquirir uma importância expressiva nas mais variadas áreas sociais. As marcas encontraram nesse espaço digital novas formas e canais de comunicação onde podem promover a sua identidade, os seus produtos e interagir com o público. A comunicação, presente e fundamental nas mais diversas áreas sociais, assume igual relevância para a marca que, através da expressão visual e verbal nas plataformas digitais, consegue aproximar-se do consumidor. A comunicação da marca visa criar identificação e diferenciação num mercado que tem tantas potencialidades quanto concorrentes. A presente investigação tem como objetivo entender de que modo a comunicação no meio digital, em especial os elementos visuais e verbais da sua composição, contribuem para a estratégia de ativação da marca. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre a marca, a comunicação e as ferramentas que promovem a ativação no cenário digital. Os conhecimentos adquiridos resultaram na conceção de um manual de ativação digital da marca, baseado na comunicação e nos elementos visuais e verbais. O manual surge sob a forma de e-book e contém informações relativas à marca, à comunicação, à ativação de marca e todas as componentes digitais que são inerentes à temática. As informações contidas neste trabalho organizam conceitos teóricos, num corpo de conhecimento que pretende auxiliar na orientação sobre as estratégias de comunicação e ativação da marca através de meios digitais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-20
2017-12-20T00:00:00Z
2018-03-22T09:50:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/11191
TID:201883074
url http://hdl.handle.net/10400.22/11191
identifier_str_mv TID:201883074
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131410907267072