A influência do materialismo nas atitudes e na aceitação do product placement pelos consumidores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Laura Maria Neto de Viveiros Amaral
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/26637
Resumo: Mestrado Bolonha em Marketing
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spelling A influência do materialismo nas atitudes e na aceitação do product placement pelos consumidoresProduct PlacementMaterialismoAtitude relativamente ao product placementAceitação de product placementMaterialismAttitude towards product placementAcceptance of product placementMestrado Bolonha em MarketingO product placement, apesar de já ter sido amplamente estudado, continua um assunto relevante como estratégia de comunicação de marketing, estando presente nos mais diversos meios de entretenimento. Esta investigação tem como objetivos (1) investigar a influência do materialismo nas atitudes e aceitação dos consumidores relativamente ao product placement, (2) investigar a influência do materialismo noutros fatores relacionados com o product placement tais como a ética percecionada, conhecimento de persuasão disposicional (conceptual e atitudinal), realismo percecionado, credibilidade percecionada e prazer hedónico e, finalmente, (3) investigar se os fatores atrás referidos influenciam também as atitudes e aceitação dos consumidores relativamente ao product placement. O estudo utiliza uma metodologia quantitativa através de um questionário online, tendo-se obtido 665 respostas válidas, utilizando a técnica de amostragem por conveniência. Para análise dos dados, foram realizadas regressões lineares simples e múltiplas. Esta investigação abre novos caminhos na temática do product placement, concluindo que o materialismo é relevante para explicar diversos aspetos relacionados com as perceções dos consumidores relativamente a esta estratégia de comunicação de marketing, nomeadamente a ética, realismo, credibilidade e prazer hedónico. Também o materialismo se revelou uma variável importante para compreender as atitudes e aceitação de product placement. Além disso, fica salientada a importância de estudar o conhecimento de persuasão e a sua relação com o product placement. Especificamente, os resultados obtidos permitem às marcas compreender novas formas de medir a eficácia desta estratégia através dos fatores que influenciam as atitudes dos consumidores e a sua aceitação de product placement. Neste sentido, os dados obtidos permitem dar ênfase às perceções de ética e realismo como aspetos a ter em consideração.Despite having already been widely studied, product placement, remains a relevant subject as a marketing communication strategy, being present in the most diverse entertainment media. This research aims to (1) investigate the influence of materialism on consumers' attitudes and acceptance towards product placement, (2) investigate the influence of materialism on other factors related to product placement such as perceived ethics, dispositional persuasion knowledge (conceptual and attitudinal), perceived realism, perceived credibility, and hedonic pleasure, and finally (3) investigate whether the previously mentioned factors also influence consumers’ attitudes and acceptance towards product placement. The study uses a quantitative methodology through an online questionnaire, having obtained 665 valid answers gathered by convenience sampling. For data analysis, simple and multiple linear regressions were performed. This research breaks new ground on the subject of product placement, concluding that materialism is relevant to explain several aspects related to consumers' perceptions of product placement, namely ethics, realism, credibility and hedonic pleasure. Materialism also proved to be an important variable for understanding attitudes and acceptance of product placement. Furthermore, the importance of studying the persuasion knowledge and its relationship with product placement is highlighted. Specifically, the results obtained allow brands to understand new ways to measure the effectiveness of this strategy through the factors that influence consumers' attitudes and acceptance of product placement. In this sense, the data obtained allow us to emphasize the perceptions of ethics and realism as aspects to be taken into consideration.Instituto Superior de Economia e GestãoOliveira, SandraRepositório da Universidade de LisboaPereira, Laura Maria Neto de Viveiros Amaral2023-07-01T00:30:21Z2022-102022-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/26637porPereira, Laura Maria Neto de Viveiros Amaral (2022). “A influência do materialismo nas atitudes e na aceitação do product placement pelos consumidores". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-02T01:31:00Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/26637Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:15.223879Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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