Uma reflexão sobre os resultados da aplicação da actividade experimental no primeiro ciclo do ensino básico no ensino de estudo do meio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/12217 |
Resumo: | O desenvolvimento de competências na área das ciências, alicerça-se no primeiro ciclo do ensino básico (CEB) e reflete-se mais tarde no percurso escolar e nas opções futuras dos nossos alunos. Tendo como objetivo, a aquisição de pré-requisitos por parte dos alunos, foi implementado o projeto “ À descoberta de pequenos cientistas” (PADPC) que consistiu na aplicação de diversas atividades experimentais (AE), relacionadas com os temas curriculares de estudo do meio (EM). Neste trabalho, são apresentados os resultados da avaliação do PADPC, assim como os resultados de inquéritos aplicados a professores de algumas escolas de primeiro CEB. A implementação de AE em iniciativas do tipo PADPC, é reconhecida pelos professores. Não sendo referidas propostas concretas de AE, nas orientações curriculares de EM e sendo deficitária a formação de professores, é também apresentado o desenvolvimento de algumas dessas AE, tendo em conta metodologias e processos cognitivos inerentes à faixa etária em estudo; ### ABSTRACT: The development of competences in science, is based in primary education (CEB) and it is later reflected on the academic path and students’ future options. Having as a goal the achievement of prerequisites by students, the project “Finding Little Scientist” (PADPC) was implemented and was based, on the application of several experimental activities (AE), related to the environmental studies (EM) curricular themes, in six primary schools (CEB). PADPC’s evaluation, will be presented in this project, as well as inquiry results made to teachers in some primary schools. AE’s implementation in initiatives such as PADPC is acknowledged by teachers. Given that there are no concrete AE proposals, in EM’s curricular guidelines and given the general lack in teacher’s training, the development of some of those AE is also presented, bearing in mind methodologies and cognitive processes inherent to the targeted age range. |
id |
RCAP_d7ae40680e4a6f2d19831fada6cbe212 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/12217 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Uma reflexão sobre os resultados da aplicação da actividade experimental no primeiro ciclo do ensino básico no ensino de estudo do meioPrimeiro ciclo do ensino básico (primeiro CEB)Projeto "À descoberta dos pequenos cientistas" (PADPC)Atividades experimentais (AE)Estudo do meio (EM)Formação de ProfessoresPrimary school (First CEB)"À descoberta de pequenos cientista" (PADPC) projectExperimental activities (AE)Environmental studies (EM)Teachers trainingO desenvolvimento de competências na área das ciências, alicerça-se no primeiro ciclo do ensino básico (CEB) e reflete-se mais tarde no percurso escolar e nas opções futuras dos nossos alunos. Tendo como objetivo, a aquisição de pré-requisitos por parte dos alunos, foi implementado o projeto “ À descoberta de pequenos cientistas” (PADPC) que consistiu na aplicação de diversas atividades experimentais (AE), relacionadas com os temas curriculares de estudo do meio (EM). Neste trabalho, são apresentados os resultados da avaliação do PADPC, assim como os resultados de inquéritos aplicados a professores de algumas escolas de primeiro CEB. A implementação de AE em iniciativas do tipo PADPC, é reconhecida pelos professores. Não sendo referidas propostas concretas de AE, nas orientações curriculares de EM e sendo deficitária a formação de professores, é também apresentado o desenvolvimento de algumas dessas AE, tendo em conta metodologias e processos cognitivos inerentes à faixa etária em estudo; ### ABSTRACT: The development of competences in science, is based in primary education (CEB) and it is later reflected on the academic path and students’ future options. Having as a goal the achievement of prerequisites by students, the project “Finding Little Scientist” (PADPC) was implemented and was based, on the application of several experimental activities (AE), related to the environmental studies (EM) curricular themes, in six primary schools (CEB). PADPC’s evaluation, will be presented in this project, as well as inquiry results made to teachers in some primary schools. AE’s implementation in initiatives such as PADPC is acknowledged by teachers. Given that there are no concrete AE proposals, in EM’s curricular guidelines and given the general lack in teacher’s training, the development of some of those AE is also presented, bearing in mind methodologies and cognitive processes inherent to the targeted age range.Universidade de Évora2014-12-30T17:30:47Z2014-12-302012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/12217http://hdl.handle.net/10174/12217porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Almeida, Elsa Maria Cachouça Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:55:31Zoai:dspace.uevora.pt:10174/12217Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:20.439469Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma reflexão sobre os resultados da aplicação da actividade experimental no primeiro ciclo do ensino básico no ensino de estudo do meio |
title |
Uma reflexão sobre os resultados da aplicação da actividade experimental no primeiro ciclo do ensino básico no ensino de estudo do meio |
spellingShingle |
Uma reflexão sobre os resultados da aplicação da actividade experimental no primeiro ciclo do ensino básico no ensino de estudo do meio Almeida, Elsa Maria Cachouça Martins Primeiro ciclo do ensino básico (primeiro CEB) Projeto "À descoberta dos pequenos cientistas" (PADPC) Atividades experimentais (AE) Estudo do meio (EM) Formação de Professores Primary school (First CEB) "À descoberta de pequenos cientista" (PADPC) project Experimental activities (AE) Environmental studies (EM) Teachers training |
title_short |
Uma reflexão sobre os resultados da aplicação da actividade experimental no primeiro ciclo do ensino básico no ensino de estudo do meio |
title_full |
Uma reflexão sobre os resultados da aplicação da actividade experimental no primeiro ciclo do ensino básico no ensino de estudo do meio |
title_fullStr |
Uma reflexão sobre os resultados da aplicação da actividade experimental no primeiro ciclo do ensino básico no ensino de estudo do meio |
title_full_unstemmed |
Uma reflexão sobre os resultados da aplicação da actividade experimental no primeiro ciclo do ensino básico no ensino de estudo do meio |
title_sort |
Uma reflexão sobre os resultados da aplicação da actividade experimental no primeiro ciclo do ensino básico no ensino de estudo do meio |
author |
Almeida, Elsa Maria Cachouça Martins |
author_facet |
Almeida, Elsa Maria Cachouça Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Elsa Maria Cachouça Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Primeiro ciclo do ensino básico (primeiro CEB) Projeto "À descoberta dos pequenos cientistas" (PADPC) Atividades experimentais (AE) Estudo do meio (EM) Formação de Professores Primary school (First CEB) "À descoberta de pequenos cientista" (PADPC) project Experimental activities (AE) Environmental studies (EM) Teachers training |
topic |
Primeiro ciclo do ensino básico (primeiro CEB) Projeto "À descoberta dos pequenos cientistas" (PADPC) Atividades experimentais (AE) Estudo do meio (EM) Formação de Professores Primary school (First CEB) "À descoberta de pequenos cientista" (PADPC) project Experimental activities (AE) Environmental studies (EM) Teachers training |
description |
O desenvolvimento de competências na área das ciências, alicerça-se no primeiro ciclo do ensino básico (CEB) e reflete-se mais tarde no percurso escolar e nas opções futuras dos nossos alunos. Tendo como objetivo, a aquisição de pré-requisitos por parte dos alunos, foi implementado o projeto “ À descoberta de pequenos cientistas” (PADPC) que consistiu na aplicação de diversas atividades experimentais (AE), relacionadas com os temas curriculares de estudo do meio (EM). Neste trabalho, são apresentados os resultados da avaliação do PADPC, assim como os resultados de inquéritos aplicados a professores de algumas escolas de primeiro CEB. A implementação de AE em iniciativas do tipo PADPC, é reconhecida pelos professores. Não sendo referidas propostas concretas de AE, nas orientações curriculares de EM e sendo deficitária a formação de professores, é também apresentado o desenvolvimento de algumas dessas AE, tendo em conta metodologias e processos cognitivos inerentes à faixa etária em estudo; ### ABSTRACT: The development of competences in science, is based in primary education (CEB) and it is later reflected on the academic path and students’ future options. Having as a goal the achievement of prerequisites by students, the project “Finding Little Scientist” (PADPC) was implemented and was based, on the application of several experimental activities (AE), related to the environmental studies (EM) curricular themes, in six primary schools (CEB). PADPC’s evaluation, will be presented in this project, as well as inquiry results made to teachers in some primary schools. AE’s implementation in initiatives such as PADPC is acknowledged by teachers. Given that there are no concrete AE proposals, in EM’s curricular guidelines and given the general lack in teacher’s training, the development of some of those AE is also presented, bearing in mind methodologies and cognitive processes inherent to the targeted age range. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2014-12-30T17:30:47Z 2014-12-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/12217 http://hdl.handle.net/10174/12217 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/12217 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação teses@bib.uevora.pt 676 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136538583367680 |