Uma reflexão sobre os resultados da aplicação da actividade experimental no primeiro ciclo do ensino básico no ensino de estudo do meio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Elsa Maria Cachouça Martins
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/12217
Resumo: O desenvolvimento de competências na área das ciências, alicerça-se no primeiro ciclo do ensino básico (CEB) e reflete-se mais tarde no percurso escolar e nas opções futuras dos nossos alunos. Tendo como objetivo, a aquisição de pré-requisitos por parte dos alunos, foi implementado o projeto “ À descoberta de pequenos cientistas” (PADPC) que consistiu na aplicação de diversas atividades experimentais (AE), relacionadas com os temas curriculares de estudo do meio (EM). Neste trabalho, são apresentados os resultados da avaliação do PADPC, assim como os resultados de inquéritos aplicados a professores de algumas escolas de primeiro CEB. A implementação de AE em iniciativas do tipo PADPC, é reconhecida pelos professores. Não sendo referidas propostas concretas de AE, nas orientações curriculares de EM e sendo deficitária a formação de professores, é também apresentado o desenvolvimento de algumas dessas AE, tendo em conta metodologias e processos cognitivos inerentes à faixa etária em estudo; ### ABSTRACT: The development of competences in science, is based in primary education (CEB) and it is later reflected on the academic path and students’ future options. Having as a goal the achievement of prerequisites by students, the project “Finding Little Scientist” (PADPC) was implemented and was based, on the application of several experimental activities (AE), related to the environmental studies (EM) curricular themes, in six primary schools (CEB). PADPC’s evaluation, will be presented in this project, as well as inquiry results made to teachers in some primary schools. AE’s implementation in initiatives such as PADPC is acknowledged by teachers. Given that there are no concrete AE proposals, in EM’s curricular guidelines and given the general lack in teacher’s training, the development of some of those AE is also presented, bearing in mind methodologies and cognitive processes inherent to the targeted age range.
id RCAP_d7ae40680e4a6f2d19831fada6cbe212
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/12217
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma reflexão sobre os resultados da aplicação da actividade experimental no primeiro ciclo do ensino básico no ensino de estudo do meioPrimeiro ciclo do ensino básico (primeiro CEB)Projeto "À descoberta dos pequenos cientistas" (PADPC)Atividades experimentais (AE)Estudo do meio (EM)Formação de ProfessoresPrimary school (First CEB)"À descoberta de pequenos cientista" (PADPC) projectExperimental activities (AE)Environmental studies (EM)Teachers trainingO desenvolvimento de competências na área das ciências, alicerça-se no primeiro ciclo do ensino básico (CEB) e reflete-se mais tarde no percurso escolar e nas opções futuras dos nossos alunos. Tendo como objetivo, a aquisição de pré-requisitos por parte dos alunos, foi implementado o projeto “ À descoberta de pequenos cientistas” (PADPC) que consistiu na aplicação de diversas atividades experimentais (AE), relacionadas com os temas curriculares de estudo do meio (EM). Neste trabalho, são apresentados os resultados da avaliação do PADPC, assim como os resultados de inquéritos aplicados a professores de algumas escolas de primeiro CEB. A implementação de AE em iniciativas do tipo PADPC, é reconhecida pelos professores. Não sendo referidas propostas concretas de AE, nas orientações curriculares de EM e sendo deficitária a formação de professores, é também apresentado o desenvolvimento de algumas dessas AE, tendo em conta metodologias e processos cognitivos inerentes à faixa etária em estudo; ### ABSTRACT: The development of competences in science, is based in primary education (CEB) and it is later reflected on the academic path and students’ future options. Having as a goal the achievement of prerequisites by students, the project “Finding Little Scientist” (PADPC) was implemented and was based, on the application of several experimental activities (AE), related to the environmental studies (EM) curricular themes, in six primary schools (CEB). PADPC’s evaluation, will be presented in this project, as well as inquiry results made to teachers in some primary schools. AE’s implementation in initiatives such as PADPC is acknowledged by teachers. Given that there are no concrete AE proposals, in EM’s curricular guidelines and given the general lack in teacher’s training, the development of some of those AE is also presented, bearing in mind methodologies and cognitive processes inherent to the targeted age range.Universidade de Évora2014-12-30T17:30:47Z2014-12-302012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/12217http://hdl.handle.net/10174/12217porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Almeida, Elsa Maria Cachouça Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:55:31Zoai:dspace.uevora.pt:10174/12217Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:20.439469Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma reflexão sobre os resultados da aplicação da actividade experimental no primeiro ciclo do ensino básico no ensino de estudo do meio
title Uma reflexão sobre os resultados da aplicação da actividade experimental no primeiro ciclo do ensino básico no ensino de estudo do meio
spellingShingle Uma reflexão sobre os resultados da aplicação da actividade experimental no primeiro ciclo do ensino básico no ensino de estudo do meio
Almeida, Elsa Maria Cachouça Martins
Primeiro ciclo do ensino básico (primeiro CEB)
Projeto "À descoberta dos pequenos cientistas" (PADPC)
Atividades experimentais (AE)
Estudo do meio (EM)
Formação de Professores
Primary school (First CEB)
"À descoberta de pequenos cientista" (PADPC) project
Experimental activities (AE)
Environmental studies (EM)
Teachers training
title_short Uma reflexão sobre os resultados da aplicação da actividade experimental no primeiro ciclo do ensino básico no ensino de estudo do meio
title_full Uma reflexão sobre os resultados da aplicação da actividade experimental no primeiro ciclo do ensino básico no ensino de estudo do meio
title_fullStr Uma reflexão sobre os resultados da aplicação da actividade experimental no primeiro ciclo do ensino básico no ensino de estudo do meio
title_full_unstemmed Uma reflexão sobre os resultados da aplicação da actividade experimental no primeiro ciclo do ensino básico no ensino de estudo do meio
title_sort Uma reflexão sobre os resultados da aplicação da actividade experimental no primeiro ciclo do ensino básico no ensino de estudo do meio
author Almeida, Elsa Maria Cachouça Martins
author_facet Almeida, Elsa Maria Cachouça Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Elsa Maria Cachouça Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Primeiro ciclo do ensino básico (primeiro CEB)
Projeto "À descoberta dos pequenos cientistas" (PADPC)
Atividades experimentais (AE)
Estudo do meio (EM)
Formação de Professores
Primary school (First CEB)
"À descoberta de pequenos cientista" (PADPC) project
Experimental activities (AE)
Environmental studies (EM)
Teachers training
topic Primeiro ciclo do ensino básico (primeiro CEB)
Projeto "À descoberta dos pequenos cientistas" (PADPC)
Atividades experimentais (AE)
Estudo do meio (EM)
Formação de Professores
Primary school (First CEB)
"À descoberta de pequenos cientista" (PADPC) project
Experimental activities (AE)
Environmental studies (EM)
Teachers training
description O desenvolvimento de competências na área das ciências, alicerça-se no primeiro ciclo do ensino básico (CEB) e reflete-se mais tarde no percurso escolar e nas opções futuras dos nossos alunos. Tendo como objetivo, a aquisição de pré-requisitos por parte dos alunos, foi implementado o projeto “ À descoberta de pequenos cientistas” (PADPC) que consistiu na aplicação de diversas atividades experimentais (AE), relacionadas com os temas curriculares de estudo do meio (EM). Neste trabalho, são apresentados os resultados da avaliação do PADPC, assim como os resultados de inquéritos aplicados a professores de algumas escolas de primeiro CEB. A implementação de AE em iniciativas do tipo PADPC, é reconhecida pelos professores. Não sendo referidas propostas concretas de AE, nas orientações curriculares de EM e sendo deficitária a formação de professores, é também apresentado o desenvolvimento de algumas dessas AE, tendo em conta metodologias e processos cognitivos inerentes à faixa etária em estudo; ### ABSTRACT: The development of competences in science, is based in primary education (CEB) and it is later reflected on the academic path and students’ future options. Having as a goal the achievement of prerequisites by students, the project “Finding Little Scientist” (PADPC) was implemented and was based, on the application of several experimental activities (AE), related to the environmental studies (EM) curricular themes, in six primary schools (CEB). PADPC’s evaluation, will be presented in this project, as well as inquiry results made to teachers in some primary schools. AE’s implementation in initiatives such as PADPC is acknowledged by teachers. Given that there are no concrete AE proposals, in EM’s curricular guidelines and given the general lack in teacher’s training, the development of some of those AE is also presented, bearing in mind methodologies and cognitive processes inherent to the targeted age range.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2014-12-30T17:30:47Z
2014-12-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/12217
http://hdl.handle.net/10174/12217
url http://hdl.handle.net/10174/12217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136538583367680