Tecnologias digitais de informação e comunicação, interculturalidade e formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Natália
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/5847
Resumo: Este artigo analisa e discute os principais contributos e desafios colocados pela utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação na área da formação e educação a distância, na sociedade contemporânea global, multicultural, tecnológica e em rede. Destaca a importância das TIC, da literacia digital e da pedagogia online na educação atual, marcada por crescente internacionalização, transnacionalidade, diversidade cultural e interculturalidade. Acentua ainda a importância da promoção da formação neste âmbito e do desenvolvimento de competências pessoais, pedagógicas, tecnológicas, comunicacionais e interculturais nos processos de ensino e aprendizagem, na produção do conhecimento e na formação docente num mundo aberto e interdependente, caraterizado por rápidas mudanças sociais, culturais e tecnológicas.
id RCAP_d7eef28e4fe589e99a4db811374dbcd2
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/5847
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Tecnologias digitais de informação e comunicação, interculturalidade e formação docenteDigital information and communication technologies, interculturality and teacher trainingLas tecnologías digitales de la información y de la comunicación, la interculturalidad y la formación del profesoradoTecnologias digitaisInterculturalidadeEducaçãoComunicaçãoDigital technologiesInterculturalityEducation and communicationTecnologías digitalesInterculturalidadEducación y comunicaciónEste artigo analisa e discute os principais contributos e desafios colocados pela utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação na área da formação e educação a distância, na sociedade contemporânea global, multicultural, tecnológica e em rede. Destaca a importância das TIC, da literacia digital e da pedagogia online na educação atual, marcada por crescente internacionalização, transnacionalidade, diversidade cultural e interculturalidade. Acentua ainda a importância da promoção da formação neste âmbito e do desenvolvimento de competências pessoais, pedagógicas, tecnológicas, comunicacionais e interculturais nos processos de ensino e aprendizagem, na produção do conhecimento e na formação docente num mundo aberto e interdependente, caraterizado por rápidas mudanças sociais, culturais e tecnológicas.This article analyzes and discusses the main contributions and challenges posed by the use of digital information and communication technologies in the field of teacher training and distance education in global contemporary society -, increasingly characterized as multicultural, technological and networked based. Thus, it highlights the importance of ICT, digital literacy and online pedagogy in education today, marked by increasing globalization, cultural diversity and interculturality. In this context, it stresses the importance of promoting training in this area and the need to foster the development of personal -, educational - , technological, communication and intercultural knowledge in teaching and learning transactions, in the production of knowledge and in teacher training under an open and interdependent world characterized by rapid social, cultural and technological changes.En este artículo se analiza y discute las principales aportaciones y retos que se plantean con el uso de tecnologías de la información y comunicación digitales en el ámbito de la formación y educación a distancia, en la sociedad contemporánea global, multicultural, tecnológica y en rede. Se destaca la importancia de las Tecnologías de la información y la comunicación, de la alfabetización digital y de la pedagogía en línea en la educación actual, marcada por la creciente globalización, transnacionalidad, diversidad cultural y interculturalidad. Y demuéstrese la importancia de promover la formación en esta área, en desarrollar las competencias personales, pedagógicas, tecnológicas, comunicacionales y interculturales en los procesos de enseñanza y aprendizaje, en la producción de conocimiento y en la formación docente, en un mundo abierto e interdependiente caracterizado por veloces cambios sociales, culturales y tecnológicos.Repositório AbertoRamos, Natália2016-12-09T14:24:06Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/5847por2176-171Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:22:54Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/5847Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:46:27.367693Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias digitais de informação e comunicação, interculturalidade e formação docente
Digital information and communication technologies, interculturality and teacher training
Las tecnologías digitales de la información y de la comunicación, la interculturalidad y la formación del profesorado
title Tecnologias digitais de informação e comunicação, interculturalidade e formação docente
spellingShingle Tecnologias digitais de informação e comunicação, interculturalidade e formação docente
Ramos, Natália
Tecnologias digitais
Interculturalidade
Educação
Comunicação
Digital technologies
Interculturality
Education and communication
Tecnologías digitales
Interculturalidad
Educación y comunicación
title_short Tecnologias digitais de informação e comunicação, interculturalidade e formação docente
title_full Tecnologias digitais de informação e comunicação, interculturalidade e formação docente
title_fullStr Tecnologias digitais de informação e comunicação, interculturalidade e formação docente
title_full_unstemmed Tecnologias digitais de informação e comunicação, interculturalidade e formação docente
title_sort Tecnologias digitais de informação e comunicação, interculturalidade e formação docente
author Ramos, Natália
author_facet Ramos, Natália
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Natália
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias digitais
Interculturalidade
Educação
Comunicação
Digital technologies
Interculturality
Education and communication
Tecnologías digitales
Interculturalidad
Educación y comunicación
topic Tecnologias digitais
Interculturalidade
Educação
Comunicação
Digital technologies
Interculturality
Education and communication
Tecnologías digitales
Interculturalidad
Educación y comunicación
description Este artigo analisa e discute os principais contributos e desafios colocados pela utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação na área da formação e educação a distância, na sociedade contemporânea global, multicultural, tecnológica e em rede. Destaca a importância das TIC, da literacia digital e da pedagogia online na educação atual, marcada por crescente internacionalização, transnacionalidade, diversidade cultural e interculturalidade. Acentua ainda a importância da promoção da formação neste âmbito e do desenvolvimento de competências pessoais, pedagógicas, tecnológicas, comunicacionais e interculturais nos processos de ensino e aprendizagem, na produção do conhecimento e na formação docente num mundo aberto e interdependente, caraterizado por rápidas mudanças sociais, culturais e tecnológicas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-09T14:24:06Z
2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/5847
url http://hdl.handle.net/10400.2/5847
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2176-171X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135039532826624