A Influência das tecnologias self-service bancárias no comportamento dos clientes residentes nos Açores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Paula Margarida Fagundes
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Moniz, Ana Isabel Arruda, Tiago, Flávio Borges
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/5118
Resumo: Nos últimos anos tem-se assistido a uma significativa diversificação dos canais de distribuição e de comunicação do setor da banca mediante a introdução de tecnologias self-service, como as ATM’s, Internet Banking e Mobile Banking, que permitem aos clientes acederem às suas áreas financeiras de forma autónoma, intemporal e a partir de qualquer local. Nesta investigação analisa-se a influência da utilização frequente dessas tecnologias no comportamento dos seus utilizadores, com base numa amostra de 450 residentes nos Açores. Verifica-se que os utilizadores mais frequentes apresentam comportamentos mais positivos perante a instituição financeira relativamente aos utilizadores menos frequentes. As conclusões apontam para a importância da construção e aplicação de indicadores relevantes para as instituições financeiras locais, que possam contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da qualidade dos serviços prestados e o aumento da satisfação dos clientes.
id RCAP_dcce9dcad7935d22c55aba3d453f6b87
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/5118
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Influência das tecnologias self-service bancárias no comportamento dos clientes residentes nos AçoresComportamento do ConsumidorTecnologias Self-ServiceInternet BankingMobile BankingConsumer BehaviourNos últimos anos tem-se assistido a uma significativa diversificação dos canais de distribuição e de comunicação do setor da banca mediante a introdução de tecnologias self-service, como as ATM’s, Internet Banking e Mobile Banking, que permitem aos clientes acederem às suas áreas financeiras de forma autónoma, intemporal e a partir de qualquer local. Nesta investigação analisa-se a influência da utilização frequente dessas tecnologias no comportamento dos seus utilizadores, com base numa amostra de 450 residentes nos Açores. Verifica-se que os utilizadores mais frequentes apresentam comportamentos mais positivos perante a instituição financeira relativamente aos utilizadores menos frequentes. As conclusões apontam para a importância da construção e aplicação de indicadores relevantes para as instituições financeiras locais, que possam contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da qualidade dos serviços prestados e o aumento da satisfação dos clientes.ABSTRACT: Over the past few years there has been a significant diversification of the distribution and communication channels used within the banking sector, specifically induced by self-service technologies such as ATMs, Internet Banking, and Mobile Banking, which enable the clients to access their personal financial accounts at any location and at any time. This study investigates the influence of the frequent utilization of the three aforementioned self-service banking technologies on their users’ behaviour, considering the analysis of a sample comprising 450 respondents living in the Azores. The research reveals that more frequent users have more positive attitudes towards their banks compared with less frequent users of these technologies. This study recognizes the importance of constructing and using relevant indicators that can be used by local financial institutions in order to improve and develop service quality and consequent customer satisfaction.Universidade dos AçoresRepositório da Universidade dos AçoresSoares, Paula Margarida FagundesMoniz, Ana Isabel ArrudaTiago, Flávio Borges2019-06-25T15:59:17Z2014-052014-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/5118porSoares, Paula F.; Moniz, Ana I. A.; Tiago, Flávio G. (2014). A Influência das tecnologias self-service bancárias no comportamento dos clientes residentes nos Açores, “Working Paper Series”, nº 4/14, 15 pp.. Ponta Delgada: Universidade dos Açores, CEEAplA-A.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:33:23Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/5118Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:27:23.885695Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Influência das tecnologias self-service bancárias no comportamento dos clientes residentes nos Açores
title A Influência das tecnologias self-service bancárias no comportamento dos clientes residentes nos Açores
spellingShingle A Influência das tecnologias self-service bancárias no comportamento dos clientes residentes nos Açores
Soares, Paula Margarida Fagundes
Comportamento do Consumidor
Tecnologias Self-Service
Internet Banking
Mobile Banking
Consumer Behaviour
title_short A Influência das tecnologias self-service bancárias no comportamento dos clientes residentes nos Açores
title_full A Influência das tecnologias self-service bancárias no comportamento dos clientes residentes nos Açores
title_fullStr A Influência das tecnologias self-service bancárias no comportamento dos clientes residentes nos Açores
title_full_unstemmed A Influência das tecnologias self-service bancárias no comportamento dos clientes residentes nos Açores
title_sort A Influência das tecnologias self-service bancárias no comportamento dos clientes residentes nos Açores
author Soares, Paula Margarida Fagundes
author_facet Soares, Paula Margarida Fagundes
Moniz, Ana Isabel Arruda
Tiago, Flávio Borges
author_role author
author2 Moniz, Ana Isabel Arruda
Tiago, Flávio Borges
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Paula Margarida Fagundes
Moniz, Ana Isabel Arruda
Tiago, Flávio Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do Consumidor
Tecnologias Self-Service
Internet Banking
Mobile Banking
Consumer Behaviour
topic Comportamento do Consumidor
Tecnologias Self-Service
Internet Banking
Mobile Banking
Consumer Behaviour
description Nos últimos anos tem-se assistido a uma significativa diversificação dos canais de distribuição e de comunicação do setor da banca mediante a introdução de tecnologias self-service, como as ATM’s, Internet Banking e Mobile Banking, que permitem aos clientes acederem às suas áreas financeiras de forma autónoma, intemporal e a partir de qualquer local. Nesta investigação analisa-se a influência da utilização frequente dessas tecnologias no comportamento dos seus utilizadores, com base numa amostra de 450 residentes nos Açores. Verifica-se que os utilizadores mais frequentes apresentam comportamentos mais positivos perante a instituição financeira relativamente aos utilizadores menos frequentes. As conclusões apontam para a importância da construção e aplicação de indicadores relevantes para as instituições financeiras locais, que possam contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da qualidade dos serviços prestados e o aumento da satisfação dos clientes.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05
2014-05-01T00:00:00Z
2019-06-25T15:59:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/5118
url http://hdl.handle.net/10400.3/5118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Soares, Paula F.; Moniz, Ana I. A.; Tiago, Flávio G. (2014). A Influência das tecnologias self-service bancárias no comportamento dos clientes residentes nos Açores, “Working Paper Series”, nº 4/14, 15 pp.. Ponta Delgada: Universidade dos Açores, CEEAplA-A.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade dos Açores
publisher.none.fl_str_mv Universidade dos Açores
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130729336012800