The formation of the literary reader in childhood: Interrelationship between multimodal textualities and interaction resources in book apps

Bibliographic Details
Main Author: Machado, Paulo Henrique
Publication Date: 2020
Other Authors: Remenche, Maria de Lourdes Rossi
Format: Article
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: https://doi.org/10.21814/diacritica.294
Summary: Este estudo tem como objetivo apresentar uma investigação a respeito da inter-relação das textualidades multimodais e dos recursos de interação em book apps que contribuem para a formação do leitor literário na infância. Para tanto, delimitou-se como corpus de pesquisa duas obras finalistas do Prêmio Jabuti nos anos de 2015 e 2016 na categoria Infantil Digital, sendo uma criada exclusivamente para o meio digital, e a outra, remidiação da publicação impressa. Trata-se de pesquisa qualitativo-interpretativista, cujo arcabouço teórico-metodológico ancora-se na concepção dialógica da linguagem e nos estudos dos multi letramentos, da leitura literária e do livro infantil digital. As análises realizadas evidenciam que os book apps selecionados não diferem tanto dos livros impressos quanto à apresentação dos textos escritos e imagéticos, assim como, na maneira como essas linguagens se inter-relacionam. Nas versões digitais, quando os textos verbo visuais atingem os limites da área da tela, agem como ocorre na página dupla do impresso, todavia, configuram-se como janelas que projetam os leitores para dentro da narrativa por meio de processos imersivos. Verificou-se que a combinação multimodal nos book apps, aliada à agentividade dos sujeitos e às potencialidades das tecnologias digitais, aciona modos diferenciados de leitura e demanda maior interatividade por parte do leitor.
id RCAP_eff443a94b5fa3ae78699f11bf0f86e3
oai_identifier_str oai:journals.uminho.pt:article/4962
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling The formation of the literary reader in childhood: Interrelationship between multimodal textualities and interaction resources in book appsA formação do leitor literário na infância: Inter-relação entre textualidades multimodais e recursos de interação em book appsMultimodalityMultiliteraciesLiterary literacyInteractive digital booksMultimodalidadeMultiletramentosLetramento literárioLivros digitais interativosEste estudo tem como objetivo apresentar uma investigação a respeito da inter-relação das textualidades multimodais e dos recursos de interação em book apps que contribuem para a formação do leitor literário na infância. Para tanto, delimitou-se como corpus de pesquisa duas obras finalistas do Prêmio Jabuti nos anos de 2015 e 2016 na categoria Infantil Digital, sendo uma criada exclusivamente para o meio digital, e a outra, remidiação da publicação impressa. Trata-se de pesquisa qualitativo-interpretativista, cujo arcabouço teórico-metodológico ancora-se na concepção dialógica da linguagem e nos estudos dos multi letramentos, da leitura literária e do livro infantil digital. As análises realizadas evidenciam que os book apps selecionados não diferem tanto dos livros impressos quanto à apresentação dos textos escritos e imagéticos, assim como, na maneira como essas linguagens se inter-relacionam. Nas versões digitais, quando os textos verbo visuais atingem os limites da área da tela, agem como ocorre na página dupla do impresso, todavia, configuram-se como janelas que projetam os leitores para dentro da narrativa por meio de processos imersivos. Verificou-se que a combinação multimodal nos book apps, aliada à agentividade dos sujeitos e às potencialidades das tecnologias digitais, aciona modos diferenciados de leitura e demanda maior interatividade por parte do leitor.This study aims to present an investigation about the interrelationship of multimodal textualities and interaction resources in book apps that contribute to the education of the literary childhood reader. Therefore,two finalist book apps of the Prêmio Jabuti(Brazilian Book Chamber Prize) in the years 2015 and 2016 in the Digital Infancy category weredelimited as corpusof research, being one of them exclusively created for the digital medium, and the other, remediation of the printed publication. This isa qualitative-interpretative research, whose theoretical-methodological framework is anchored in the dialogical conception of language and in the multiliteracies studies, literary reading and digital children’s books. The analysedevidence that the selected book apps do not differ much from printed books as the presentation of written and image texts, as well as the way in which these languages are interrelated. In digital versions, when verbal texts reach the boundaries of the screen area, they act as they do on the double page of the print, yet they’re configured as windows that project the readers into the narrative through immersive processes. It was found that the multimodal combination in the book apps, coupled with the agentivity of the readers and the affordances of the digital technologies, triggers different modes of reading and demand greater interactivity on the part of the reader.CEHUM2020-04-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.21814/diacritica.294https://doi.org/10.21814/diacritica.294Diacrítica; Vol. 34 N.º 1 (2020): Línguas & Tecnologias: modalidades, desafios e experiência; 95-121Diacrítica; Vol. 34 No. 1 (2020): Línguas & Tecnologias: modalidades, desafios e experiência; 95-1212183-91740870-896710.21814/diacritica.34.1reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4962https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4962/5581Direitos de Autor (c) 2023 Paulo Henrique Machado, Maria de Lourdes Rossi Remencheinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Paulo HenriqueRemenche, Maria de Lourdes Rossi2023-07-28T07:47:36Zoai:journals.uminho.pt:article/4962Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:34:36.351133Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv The formation of the literary reader in childhood: Interrelationship between multimodal textualities and interaction resources in book apps
A formação do leitor literário na infância: Inter-relação entre textualidades multimodais e recursos de interação em book apps
title The formation of the literary reader in childhood: Interrelationship between multimodal textualities and interaction resources in book apps
spellingShingle The formation of the literary reader in childhood: Interrelationship between multimodal textualities and interaction resources in book apps
Machado, Paulo Henrique
Multimodality
Multiliteracies
Literary literacy
Interactive digital books
Multimodalidade
Multiletramentos
Letramento literário
Livros digitais interativos
title_short The formation of the literary reader in childhood: Interrelationship between multimodal textualities and interaction resources in book apps
title_full The formation of the literary reader in childhood: Interrelationship between multimodal textualities and interaction resources in book apps
title_fullStr The formation of the literary reader in childhood: Interrelationship between multimodal textualities and interaction resources in book apps
title_full_unstemmed The formation of the literary reader in childhood: Interrelationship between multimodal textualities and interaction resources in book apps
title_sort The formation of the literary reader in childhood: Interrelationship between multimodal textualities and interaction resources in book apps
author Machado, Paulo Henrique
author_facet Machado, Paulo Henrique
Remenche, Maria de Lourdes Rossi
author_role author
author2 Remenche, Maria de Lourdes Rossi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Paulo Henrique
Remenche, Maria de Lourdes Rossi
dc.subject.por.fl_str_mv Multimodality
Multiliteracies
Literary literacy
Interactive digital books
Multimodalidade
Multiletramentos
Letramento literário
Livros digitais interativos
topic Multimodality
Multiliteracies
Literary literacy
Interactive digital books
Multimodalidade
Multiletramentos
Letramento literário
Livros digitais interativos
description Este estudo tem como objetivo apresentar uma investigação a respeito da inter-relação das textualidades multimodais e dos recursos de interação em book apps que contribuem para a formação do leitor literário na infância. Para tanto, delimitou-se como corpus de pesquisa duas obras finalistas do Prêmio Jabuti nos anos de 2015 e 2016 na categoria Infantil Digital, sendo uma criada exclusivamente para o meio digital, e a outra, remidiação da publicação impressa. Trata-se de pesquisa qualitativo-interpretativista, cujo arcabouço teórico-metodológico ancora-se na concepção dialógica da linguagem e nos estudos dos multi letramentos, da leitura literária e do livro infantil digital. As análises realizadas evidenciam que os book apps selecionados não diferem tanto dos livros impressos quanto à apresentação dos textos escritos e imagéticos, assim como, na maneira como essas linguagens se inter-relacionam. Nas versões digitais, quando os textos verbo visuais atingem os limites da área da tela, agem como ocorre na página dupla do impresso, todavia, configuram-se como janelas que projetam os leitores para dentro da narrativa por meio de processos imersivos. Verificou-se que a combinação multimodal nos book apps, aliada à agentividade dos sujeitos e às potencialidades das tecnologias digitais, aciona modos diferenciados de leitura e demanda maior interatividade por parte do leitor.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/diacritica.294
https://doi.org/10.21814/diacritica.294
url https://doi.org/10.21814/diacritica.294
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4962
https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4962/5581
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2023 Paulo Henrique Machado, Maria de Lourdes Rossi Remenche
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2023 Paulo Henrique Machado, Maria de Lourdes Rossi Remenche
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CEHUM
publisher.none.fl_str_mv CEHUM
dc.source.none.fl_str_mv Diacrítica; Vol. 34 N.º 1 (2020): Línguas & Tecnologias: modalidades, desafios e experiência; 95-121
Diacrítica; Vol. 34 No. 1 (2020): Línguas & Tecnologias: modalidades, desafios e experiência; 95-121
2183-9174
0870-8967
10.21814/diacritica.34.1
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132072666726400