A influência dos valores de consumo verde e dos valores pessoais no comportamento de compra de produtos sustentáveis em situação de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hilário, Ana Catarina Robalo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/21226
Resumo: Mestrado em Marketing
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Várias teorias analisam estas incoerências, no entanto, o gap continua por explicar. Para melhorar a sua compreensão, este estudo usa os Valores de Consumo Verde, os Valores Pessoais e o Comportamento Pró-Ambiental, como variáveis explicativas. A recolha de dados foi efetuada a partir de um inquérito online, usando uma amostra não probabilística, por conveniência, constituída por 419 respostas. Os principais resultados sugerem que os Valores de Consumo Verde e os Valores Pessoais de Universalismo influenciam o comportamento Pró-Ambiental. A Intenção de Compra de Produtos Sustentáveis é influenciada positivamente pelo Comportamento Pró-Ambiental. A Intenção de Compra de Produtos Sustentáveis, o Comportamento Pró-Ambiental e o efeito da COVID-19 influenciam positivamente o Comportamento de Compra de Produtos Sustentáveis. A Intenção revelou-se estatisticamente significativa para explicar o Comportamento, o que se poderá dever ao facto de a amostra ser constituída principalmente por pessoas que já possuem Comportamento de Compra de Produtos Sustentáveis. O efeito COVID-19 apresentou-se como influência positiva no Comportamento de Compra Sustentável.The current dissertation aims to study the gap between Intention and Buying Behavior of Sustainable Products. This relationship is studied in the context of the pandemic caused by COVID-19. Society's growing concern related to climate change has led companies to search for ways of transforming themselves to operate in a sustainable way. For this reason, several new products, new ways of packaging, new manufacturing methods and new processes that are environmentally friendly have appeared. However, despite the growing concern, the adoption of new behaviors is not consistent with the intention to change. Several theories try to explain this incoherence; nevertheless, the gap remains to be explained. So as to better understand its existence, this study uses Green Consumption Values, Personal Values and Pro-Environmental Behavior as explanatory variables. Data was collected through an online survey, obtaining a non-probabilistic sampling by convenience composed of 419 responses. The main results suggest that Green Consumption Values and Universalism Personal Value influence Pro-Environmental Behavior. The Intention to buy Sustainable Products is positively influenced by the Pro-Environmental Behavior. The Intention to buy Sustainable Products, the Pro-Environmental Behavior, and the effect of COVID-19, positively influence the Buying Behavior of Sustainable Products. The Intention has revealed itself statistically significant in explaining the Behavior, which may be due to the fact that the sample is mainly composed by people who already buy Sustainable Products. The effect of COVID-19 positively impacted Sustainable Buying Behavior, given that during the confinement people adopted a healthier and sustainable food choice.Instituto Superior de Economia e GestãoGonçalves, HelenaRepositório da Universidade de LisboaHilário, Ana Catarina Robalo2021-04-22T17:42:27Z2020-102020-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/21226porHilário, Ana Catarina Robalo (2020). "A influência dos valores de consumo verde e dos valores pessoais no comportamento de compra de produtos sustentáveis em situação de pandemia". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:50:39Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/21226Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:05:51.097065Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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