Interpretações fenomenológicas e hermenêuticas a partir da análise textual discursiva: a compreensão em pesquisas na educação em ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ |
Texto Completo: | https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/39 |
Resumo: | Resumo: Apresenta-se a análise de onze (11) resumos de teses defendidas em um Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências que usaram a metodologia Análise Textual Discursiva. Partimos da pergunta: O que é isto que se mostra acerca da metodologia ATD nos resumos de teses em Educação em Ciências?, uma atitude fenomenológica, seguida da análise hermenêutica. Chegamos às categorias: “A descrição e as teorias a priori como pré-compreensões” e “O movimento para compreensão”. Com o metatexto, compreendemos que fazer pesquisa com ATD pressupõe uma análise fenomenológico-hermenêutica em que emergem a vinculação à hermenêutica filosófica de Gadamer, os movimentos circular e espiral do caminho de análise e a abertura à ampliação de horizontes interpretativos pela busca de teorias emergentes.Palavras-chave: Análise Textual Discursiva; Hermenêutica; Fenomenologia. Phenomenological and hermeneutical interpretation from discursive textual analysis: the understanding in sciences education researchAbstract: This text presents the analysis of eleven (11) abstracts of doctoral theses which used the methodology of Discursive Textual Analysis. We started from question: What is this that is shown on the DTA methodology in the abstracts of doctoral theses in Sciences Education?, a phenomenological attitude followed by a hermeneutic analysis. As result, we come to categories: “Description and a priori theories as preunderstandings” and “The movement to understanding”. From metatext, we understood that to research with DTA presupposes a phenomenological-hermeneutic analysis in which emerges from this search the attachment of DTA to Gadamer’s philosophical hermeneutics, the circular and spiral movements in the way of analysis and the openness to expanding interpretive horizons by seeking emerging theories.Keywords: Discursive Textual Analysis; Hermeneutic; Phenomenology. |
id |
SE&PQ-1_61b57b66a9450073dd5a6e6260b8cba1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ojs.netlink.com.br:article/39 |
network_acronym_str |
SE&PQ-1 |
network_name_str |
Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ |
spelling |
Interpretações fenomenológicas e hermenêuticas a partir da análise textual discursiva: a compreensão em pesquisas na educação em ciênciasResumo: Apresenta-se a análise de onze (11) resumos de teses defendidas em um Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências que usaram a metodologia Análise Textual Discursiva. Partimos da pergunta: O que é isto que se mostra acerca da metodologia ATD nos resumos de teses em Educação em Ciências?, uma atitude fenomenológica, seguida da análise hermenêutica. Chegamos às categorias: “A descrição e as teorias a priori como pré-compreensões” e “O movimento para compreensão”. Com o metatexto, compreendemos que fazer pesquisa com ATD pressupõe uma análise fenomenológico-hermenêutica em que emergem a vinculação à hermenêutica filosófica de Gadamer, os movimentos circular e espiral do caminho de análise e a abertura à ampliação de horizontes interpretativos pela busca de teorias emergentes.Palavras-chave: Análise Textual Discursiva; Hermenêutica; Fenomenologia. Phenomenological and hermeneutical interpretation from discursive textual analysis: the understanding in sciences education researchAbstract: This text presents the analysis of eleven (11) abstracts of doctoral theses which used the methodology of Discursive Textual Analysis. We started from question: What is this that is shown on the DTA methodology in the abstracts of doctoral theses in Sciences Education?, a phenomenological attitude followed by a hermeneutic analysis. As result, we come to categories: “Description and a priori theories as preunderstandings” and “The movement to understanding”. From metatext, we understood that to research with DTA presupposes a phenomenological-hermeneutic analysis in which emerges from this search the attachment of DTA to Gadamer’s philosophical hermeneutics, the circular and spiral movements in the way of analysis and the openness to expanding interpretive horizons by seeking emerging theories.Keywords: Discursive Textual Analysis; Hermeneutic; Phenomenology. Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQSousa, Robson Simplicio deGaliazzi, Maria do CarmoSchmidt, Elisabeth Brandão2016-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/39Revista Pesquisa Qualitativa; v. 4, n. 6 (2016): Métodos de Análise de dados: Análise de conteúdo e Análise do discurso; 311-3332525-82221809-0257reponame:Revista Pesquisa Qualitativa, RPQinstname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativosinstacron:SE&PQporhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/39/44Direitos autorais 2016 Revista Pesquisa Qualitativainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-22T18:41:37Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interpretações fenomenológicas e hermenêuticas a partir da análise textual discursiva: a compreensão em pesquisas na educação em ciências |
title |
Interpretações fenomenológicas e hermenêuticas a partir da análise textual discursiva: a compreensão em pesquisas na educação em ciências |
spellingShingle |
Interpretações fenomenológicas e hermenêuticas a partir da análise textual discursiva: a compreensão em pesquisas na educação em ciências Sousa, Robson Simplicio de |
title_short |
Interpretações fenomenológicas e hermenêuticas a partir da análise textual discursiva: a compreensão em pesquisas na educação em ciências |
title_full |
Interpretações fenomenológicas e hermenêuticas a partir da análise textual discursiva: a compreensão em pesquisas na educação em ciências |
title_fullStr |
Interpretações fenomenológicas e hermenêuticas a partir da análise textual discursiva: a compreensão em pesquisas na educação em ciências |
title_full_unstemmed |
Interpretações fenomenológicas e hermenêuticas a partir da análise textual discursiva: a compreensão em pesquisas na educação em ciências |
title_sort |
Interpretações fenomenológicas e hermenêuticas a partir da análise textual discursiva: a compreensão em pesquisas na educação em ciências |
author |
Sousa, Robson Simplicio de |
author_facet |
Sousa, Robson Simplicio de Galiazzi, Maria do Carmo Schmidt, Elisabeth Brandão |
author_role |
author |
author2 |
Galiazzi, Maria do Carmo Schmidt, Elisabeth Brandão |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Robson Simplicio de Galiazzi, Maria do Carmo Schmidt, Elisabeth Brandão |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.description.none.fl_txt_mv |
Resumo: Apresenta-se a análise de onze (11) resumos de teses defendidas em um Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências que usaram a metodologia Análise Textual Discursiva. Partimos da pergunta: O que é isto que se mostra acerca da metodologia ATD nos resumos de teses em Educação em Ciências?, uma atitude fenomenológica, seguida da análise hermenêutica. Chegamos às categorias: “A descrição e as teorias a priori como pré-compreensões” e “O movimento para compreensão”. Com o metatexto, compreendemos que fazer pesquisa com ATD pressupõe uma análise fenomenológico-hermenêutica em que emergem a vinculação à hermenêutica filosófica de Gadamer, os movimentos circular e espiral do caminho de análise e a abertura à ampliação de horizontes interpretativos pela busca de teorias emergentes.Palavras-chave: Análise Textual Discursiva; Hermenêutica; Fenomenologia. Phenomenological and hermeneutical interpretation from discursive textual analysis: the understanding in sciences education researchAbstract: This text presents the analysis of eleven (11) abstracts of doctoral theses which used the methodology of Discursive Textual Analysis. We started from question: What is this that is shown on the DTA methodology in the abstracts of doctoral theses in Sciences Education?, a phenomenological attitude followed by a hermeneutic analysis. As result, we come to categories: “Description and a priori theories as preunderstandings” and “The movement to understanding”. From metatext, we understood that to research with DTA presupposes a phenomenological-hermeneutic analysis in which emerges from this search the attachment of DTA to Gadamer’s philosophical hermeneutics, the circular and spiral movements in the way of analysis and the openness to expanding interpretive horizons by seeking emerging theories.Keywords: Discursive Textual Analysis; Hermeneutic; Phenomenology. |
description |
Resumo: Apresenta-se a análise de onze (11) resumos de teses defendidas em um Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências que usaram a metodologia Análise Textual Discursiva. Partimos da pergunta: O que é isto que se mostra acerca da metodologia ATD nos resumos de teses em Educação em Ciências?, uma atitude fenomenológica, seguida da análise hermenêutica. Chegamos às categorias: “A descrição e as teorias a priori como pré-compreensões” e “O movimento para compreensão”. Com o metatexto, compreendemos que fazer pesquisa com ATD pressupõe uma análise fenomenológico-hermenêutica em que emergem a vinculação à hermenêutica filosófica de Gadamer, os movimentos circular e espiral do caminho de análise e a abertura à ampliação de horizontes interpretativos pela busca de teorias emergentes.Palavras-chave: Análise Textual Discursiva; Hermenêutica; Fenomenologia. Phenomenological and hermeneutical interpretation from discursive textual analysis: the understanding in sciences education researchAbstract: This text presents the analysis of eleven (11) abstracts of doctoral theses which used the methodology of Discursive Textual Analysis. We started from question: What is this that is shown on the DTA methodology in the abstracts of doctoral theses in Sciences Education?, a phenomenological attitude followed by a hermeneutic analysis. As result, we come to categories: “Description and a priori theories as preunderstandings” and “The movement to understanding”. From metatext, we understood that to research with DTA presupposes a phenomenological-hermeneutic analysis in which emerges from this search the attachment of DTA to Gadamer’s philosophical hermeneutics, the circular and spiral movements in the way of analysis and the openness to expanding interpretive horizons by seeking emerging theories.Keywords: Discursive Textual Analysis; Hermeneutic; Phenomenology. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/39 |
url |
https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/39 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/39/44 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista Pesquisa Qualitativa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista Pesquisa Qualitativa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pesquisa Qualitativa; v. 4, n. 6 (2016): Métodos de Análise de dados: Análise de conteúdo e Análise do discurso; 311-333 2525-8222 1809-0257 reponame:Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos instacron:SE&PQ |
reponame_str |
Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ |
collection |
Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos |
instacron_str |
SE&PQ |
institution |
SE&PQ |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1659824319836979200 |