Interpretações fenomenológicas e hermenêuticas a partir da análise textual discursiva: a compreensão em pesquisas na educação em ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Robson Simplicio de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Galiazzi, Maria do Carmo, Schmidt, Elisabeth Brandão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
Texto Completo: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/39
Resumo: Resumo: Apresenta-se a análise de onze (11) resumos de teses defendidas em um Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências que usaram a metodologia Análise Textual Discursiva. Partimos da pergunta: O que é isto que se mostra acerca da metodologia ATD nos resumos de teses em Educação em Ciências?, uma atitude fenomenológica, seguida da análise hermenêutica. Chegamos às categorias: “A descrição e as teorias a priori como pré-compreensões” e “O movimento para compreensão”. Com o metatexto, compreendemos que fazer pesquisa com ATD pressupõe uma análise fenomenológico-hermenêutica em que emergem a vinculação à hermenêutica filosófica de Gadamer, os movimentos circular e espiral do caminho de análise e a abertura à ampliação de horizontes interpretativos pela busca de teorias emergentes.Palavras-chave: Análise Textual Discursiva; Hermenêutica; Fenomenologia. Phenomenological and hermeneutical interpretation from discursive textual analysis: the understanding in sciences education researchAbstract: This text presents the analysis of eleven (11) abstracts of doctoral theses which used the methodology of Discursive Textual Analysis. We started from question: What is this that is shown on the DTA methodology in the abstracts of doctoral theses in Sciences Education?, a phenomenological attitude followed by a hermeneutic analysis. As result, we come to categories: “Description and a priori theories as preunderstandings” and “The movement to understanding”. From metatext, we understood that to research with DTA presupposes a phenomenological-hermeneutic analysis in which emerges from this search the attachment of DTA to Gadamer’s philosophical hermeneutics, the circular and spiral movements in the way of analysis and the openness to expanding interpretive horizons by seeking emerging theories.Keywords: Discursive Textual Analysis; Hermeneutic; Phenomenology. 
id SE&PQ-1_c24291122d1849a40bb8ce88e39a86bf
oai_identifier_str oai:editora.sepq.org.br:article/39
network_acronym_str SE&PQ-1
network_name_str Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
repository_id_str
spelling Interpretações fenomenológicas e hermenêuticas a partir da análise textual discursiva: a compreensão em pesquisas na educação em ciênciasResumo: Apresenta-se a análise de onze (11) resumos de teses defendidas em um Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências que usaram a metodologia Análise Textual Discursiva. Partimos da pergunta: O que é isto que se mostra acerca da metodologia ATD nos resumos de teses em Educação em Ciências?, uma atitude fenomenológica, seguida da análise hermenêutica. Chegamos às categorias: “A descrição e as teorias a priori como pré-compreensões” e “O movimento para compreensão”. Com o metatexto, compreendemos que fazer pesquisa com ATD pressupõe uma análise fenomenológico-hermenêutica em que emergem a vinculação à hermenêutica filosófica de Gadamer, os movimentos circular e espiral do caminho de análise e a abertura à ampliação de horizontes interpretativos pela busca de teorias emergentes.Palavras-chave: Análise Textual Discursiva; Hermenêutica; Fenomenologia. Phenomenological and hermeneutical interpretation from discursive textual analysis: the understanding in sciences education researchAbstract: This text presents the analysis of eleven (11) abstracts of doctoral theses which used the methodology of Discursive Textual Analysis. We started from question: What is this that is shown on the DTA methodology in the abstracts of doctoral theses in Sciences Education?, a phenomenological attitude followed by a hermeneutic analysis. As result, we come to categories: “Description and a priori theories as preunderstandings” and “The movement to understanding”. From metatext, we understood that to research with DTA presupposes a phenomenological-hermeneutic analysis in which emerges from this search the attachment of DTA to Gadamer’s philosophical hermeneutics, the circular and spiral movements in the way of analysis and the openness to expanding interpretive horizons by seeking emerging theories.Keywords: Discursive Textual Analysis; Hermeneutic; Phenomenology. Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ2016-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/39Qualitative Research Journal ; Vol. 4 No. 6 (2016): Métodos de Análise de dados: Análise de conteúdo e Análise do discurso; 311-333Revista Pesquisa Qualitativa; v. 4 n. 6 (2016): Métodos de Análise de dados: Análise de conteúdo e Análise do discurso; 311-3332525-82221809-0257reponame:Revista Pesquisa Qualitativa, RPQinstname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)instacron:SE&PQporhttps://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/39/44Copyright (c) 2016 Revista Pesquisa Qualitativainfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Robson Simplicio deGaliazzi, Maria do CarmoSchmidt, Elisabeth Brandão2022-01-29T23:26:32ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Interpretações fenomenológicas e hermenêuticas a partir da análise textual discursiva: a compreensão em pesquisas na educação em ciências
title Interpretações fenomenológicas e hermenêuticas a partir da análise textual discursiva: a compreensão em pesquisas na educação em ciências
spellingShingle Interpretações fenomenológicas e hermenêuticas a partir da análise textual discursiva: a compreensão em pesquisas na educação em ciências
Sousa, Robson Simplicio de
title_short Interpretações fenomenológicas e hermenêuticas a partir da análise textual discursiva: a compreensão em pesquisas na educação em ciências
title_full Interpretações fenomenológicas e hermenêuticas a partir da análise textual discursiva: a compreensão em pesquisas na educação em ciências
title_fullStr Interpretações fenomenológicas e hermenêuticas a partir da análise textual discursiva: a compreensão em pesquisas na educação em ciências
title_full_unstemmed Interpretações fenomenológicas e hermenêuticas a partir da análise textual discursiva: a compreensão em pesquisas na educação em ciências
title_sort Interpretações fenomenológicas e hermenêuticas a partir da análise textual discursiva: a compreensão em pesquisas na educação em ciências
author Sousa, Robson Simplicio de
author_facet Sousa, Robson Simplicio de
Galiazzi, Maria do Carmo
Schmidt, Elisabeth Brandão
author_role author
author2 Galiazzi, Maria do Carmo
Schmidt, Elisabeth Brandão
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Robson Simplicio de
Galiazzi, Maria do Carmo
Schmidt, Elisabeth Brandão
description Resumo: Apresenta-se a análise de onze (11) resumos de teses defendidas em um Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências que usaram a metodologia Análise Textual Discursiva. Partimos da pergunta: O que é isto que se mostra acerca da metodologia ATD nos resumos de teses em Educação em Ciências?, uma atitude fenomenológica, seguida da análise hermenêutica. Chegamos às categorias: “A descrição e as teorias a priori como pré-compreensões” e “O movimento para compreensão”. Com o metatexto, compreendemos que fazer pesquisa com ATD pressupõe uma análise fenomenológico-hermenêutica em que emergem a vinculação à hermenêutica filosófica de Gadamer, os movimentos circular e espiral do caminho de análise e a abertura à ampliação de horizontes interpretativos pela busca de teorias emergentes.Palavras-chave: Análise Textual Discursiva; Hermenêutica; Fenomenologia. Phenomenological and hermeneutical interpretation from discursive textual analysis: the understanding in sciences education researchAbstract: This text presents the analysis of eleven (11) abstracts of doctoral theses which used the methodology of Discursive Textual Analysis. We started from question: What is this that is shown on the DTA methodology in the abstracts of doctoral theses in Sciences Education?, a phenomenological attitude followed by a hermeneutic analysis. As result, we come to categories: “Description and a priori theories as preunderstandings” and “The movement to understanding”. From metatext, we understood that to research with DTA presupposes a phenomenological-hermeneutic analysis in which emerges from this search the attachment of DTA to Gadamer’s philosophical hermeneutics, the circular and spiral movements in the way of analysis and the openness to expanding interpretive horizons by seeking emerging theories.Keywords: Discursive Textual Analysis; Hermeneutic; Phenomenology. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/39
url https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/39
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/39/44
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pesquisa Qualitativa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pesquisa Qualitativa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ
dc.source.none.fl_str_mv Qualitative Research Journal ; Vol. 4 No. 6 (2016): Métodos de Análise de dados: Análise de conteúdo e Análise do discurso; 311-333
Revista Pesquisa Qualitativa; v. 4 n. 6 (2016): Métodos de Análise de dados: Análise de conteúdo e Análise do discurso; 311-333
2525-8222
1809-0257
reponame:Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)
instacron:SE&PQ
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)
instacron_str SE&PQ
institution SE&PQ
reponame_str Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
collection Revista Pesquisa Qualitativa, RPQ
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771916304777216