Pensamento computacional no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
Texto Completo: | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/508 |
Resumo: | O trabalho teve como objetivo analisar de que forma a incorporação do pensamento computacional no Ensino Médio apoia um aprendizado na Matemática pautado no ensino pela pesquisa. Pois, a inserção dos conceitos da Ciência da Computação na educação de alunos pode desenvolver habilidades que ajude os estudantes na abstração e resolução de problemas do dia-a-dia, tanto na sala de aula como fora dela, e não somente no uso de computadores ou alguém que almeja ser um atuante na área. Desta forma, o presente trabalho vem apresentar definições do referido termo e conceitos, e desenvolve uma proposta de pesquisa e aplicação realizada em uma escola de rede pública de Itacoatiara, perante a perspectiva que há relações entre o conhecimento e habilidades vindas do pensamento computacional e a Matemática. |
id |
UEA_b4dec02ff6f95340976bb859e4badd71 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioinstitucional:riuea/508 |
network_acronym_str |
UEA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pensamento computacional no ensino médioComputer thinking in high schoolCiência da computação - ensino médioMatemática - ensinoEnsino e aprendizagemO trabalho teve como objetivo analisar de que forma a incorporação do pensamento computacional no Ensino Médio apoia um aprendizado na Matemática pautado no ensino pela pesquisa. Pois, a inserção dos conceitos da Ciência da Computação na educação de alunos pode desenvolver habilidades que ajude os estudantes na abstração e resolução de problemas do dia-a-dia, tanto na sala de aula como fora dela, e não somente no uso de computadores ou alguém que almeja ser um atuante na área. Desta forma, o presente trabalho vem apresentar definições do referido termo e conceitos, e desenvolve uma proposta de pesquisa e aplicação realizada em uma escola de rede pública de Itacoatiara, perante a perspectiva que há relações entre o conhecimento e habilidades vindas do pensamento computacional e a Matemática.The work aimed to analyze how the incorporation of computational thinking in middle school supports learning in mathematics based on teaching for research. Yes, the integration of concepts from computer science in education of students can develop skills that help students in abstraction and solving problems of everyday life, both in the classroom and outside it, and not only in the use of computers or someone who would like to be a active in the area. Thus, the present work hereby presents the definitions referred to term and concepts, and develop a research proposal and application held in a public school of Itacoatiara, before the perspective that there are relationships between the knowledge and skills from the computational thinking and mathematics.Universidade do Estado do Amazonas2017-08-24T14:58:33Z2017-08-222017-08-24T14:58:33Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/508porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPaz, Tonny Franck Osaki dareponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2019-05-10T15:55:58Zoai:repositorioinstitucional:riuea/508Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/oai/resquestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2023-12-11T16:50:25.618964Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pensamento computacional no ensino médio Computer thinking in high school |
title |
Pensamento computacional no ensino médio |
spellingShingle |
Pensamento computacional no ensino médio Paz, Tonny Franck Osaki da Ciência da computação - ensino médio Matemática - ensino Ensino e aprendizagem |
title_short |
Pensamento computacional no ensino médio |
title_full |
Pensamento computacional no ensino médio |
title_fullStr |
Pensamento computacional no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Pensamento computacional no ensino médio |
title_sort |
Pensamento computacional no ensino médio |
author |
Paz, Tonny Franck Osaki da |
author_facet |
Paz, Tonny Franck Osaki da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paz, Tonny Franck Osaki da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência da computação - ensino médio Matemática - ensino Ensino e aprendizagem |
topic |
Ciência da computação - ensino médio Matemática - ensino Ensino e aprendizagem |
description |
O trabalho teve como objetivo analisar de que forma a incorporação do pensamento computacional no Ensino Médio apoia um aprendizado na Matemática pautado no ensino pela pesquisa. Pois, a inserção dos conceitos da Ciência da Computação na educação de alunos pode desenvolver habilidades que ajude os estudantes na abstração e resolução de problemas do dia-a-dia, tanto na sala de aula como fora dela, e não somente no uso de computadores ou alguém que almeja ser um atuante na área. Desta forma, o presente trabalho vem apresentar definições do referido termo e conceitos, e desenvolve uma proposta de pesquisa e aplicação realizada em uma escola de rede pública de Itacoatiara, perante a perspectiva que há relações entre o conhecimento e habilidades vindas do pensamento computacional e a Matemática. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-24T14:58:33Z 2017-08-22 2017-08-24T14:58:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/508 |
url |
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/508 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Amazonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Amazonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA) instacron:UEA |
instname_str |
Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
instacron_str |
UEA |
institution |
UEA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecacentral@uea.edu.br |
_version_ |
1792203843620044800 |