Pensamento computacional no ensino médio

Bibliographic Details
Main Author: Paz, Tonny Franck Osaki da
Publication Date: 2017
Language: por
Source: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Download full: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/508
Summary: O trabalho teve como objetivo analisar de que forma a incorporação do pensamento computacional no Ensino Médio apoia um aprendizado na Matemática pautado no ensino pela pesquisa. Pois, a inserção dos conceitos da Ciência da Computação na educação de alunos pode desenvolver habilidades que ajude os estudantes na abstração e resolução de problemas do dia-a-dia, tanto na sala de aula como fora dela, e não somente no uso de computadores ou alguém que almeja ser um atuante na área. Desta forma, o presente trabalho vem apresentar definições do referido termo e conceitos, e desenvolve uma proposta de pesquisa e aplicação realizada em uma escola de rede pública de Itacoatiara, perante a perspectiva que há relações entre o conhecimento e habilidades vindas do pensamento computacional e a Matemática.
id UEA_f7a0f1aa2d10e7fc9302e4497bfe5a47
oai_identifier_str oai:repositorioinstitucional:riuea/508
network_acronym_str UEA
network_name_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
spelling Pensamento computacional no ensino médioComputer thinking in high schoolCiência da computação - ensino médioMatemática - ensinoEnsino e aprendizagemO trabalho teve como objetivo analisar de que forma a incorporação do pensamento computacional no Ensino Médio apoia um aprendizado na Matemática pautado no ensino pela pesquisa. Pois, a inserção dos conceitos da Ciência da Computação na educação de alunos pode desenvolver habilidades que ajude os estudantes na abstração e resolução de problemas do dia-a-dia, tanto na sala de aula como fora dela, e não somente no uso de computadores ou alguém que almeja ser um atuante na área. Desta forma, o presente trabalho vem apresentar definições do referido termo e conceitos, e desenvolve uma proposta de pesquisa e aplicação realizada em uma escola de rede pública de Itacoatiara, perante a perspectiva que há relações entre o conhecimento e habilidades vindas do pensamento computacional e a Matemática.The work aimed to analyze how the incorporation of computational thinking in middle school supports learning in mathematics based on teaching for research. Yes, the integration of concepts from computer science in education of students can develop skills that help students in abstraction and solving problems of everyday life, both in the classroom and outside it, and not only in the use of computers or someone who would like to be a active in the area. Thus, the present work hereby presents the definitions referred to term and concepts, and develop a research proposal and application held in a public school of Itacoatiara, before the perspective that there are relationships between the knowledge and skills from the computational thinking and mathematics.Universidade do Estado do Amazonas2017-08-24T14:58:33Z2017-08-222017-08-24T14:58:33Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/508porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPaz, Tonny Franck Osaki dareponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2019-05-10T15:55:58ZRepositório de Publicaçõeshttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/
dc.title.none.fl_str_mv Pensamento computacional no ensino médio
Computer thinking in high school
title Pensamento computacional no ensino médio
spellingShingle Pensamento computacional no ensino médio
Paz, Tonny Franck Osaki da
Ciência da computação - ensino médio
Matemática - ensino
Ensino e aprendizagem
title_short Pensamento computacional no ensino médio
title_full Pensamento computacional no ensino médio
title_fullStr Pensamento computacional no ensino médio
title_full_unstemmed Pensamento computacional no ensino médio
title_sort Pensamento computacional no ensino médio
author Paz, Tonny Franck Osaki da
author_facet Paz, Tonny Franck Osaki da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paz, Tonny Franck Osaki da
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência da computação - ensino médio
Matemática - ensino
Ensino e aprendizagem
topic Ciência da computação - ensino médio
Matemática - ensino
Ensino e aprendizagem
dc.description.none.fl_txt_mv O trabalho teve como objetivo analisar de que forma a incorporação do pensamento computacional no Ensino Médio apoia um aprendizado na Matemática pautado no ensino pela pesquisa. Pois, a inserção dos conceitos da Ciência da Computação na educação de alunos pode desenvolver habilidades que ajude os estudantes na abstração e resolução de problemas do dia-a-dia, tanto na sala de aula como fora dela, e não somente no uso de computadores ou alguém que almeja ser um atuante na área. Desta forma, o presente trabalho vem apresentar definições do referido termo e conceitos, e desenvolve uma proposta de pesquisa e aplicação realizada em uma escola de rede pública de Itacoatiara, perante a perspectiva que há relações entre o conhecimento e habilidades vindas do pensamento computacional e a Matemática.
The work aimed to analyze how the incorporation of computational thinking in middle school supports learning in mathematics based on teaching for research. Yes, the integration of concepts from computer science in education of students can develop skills that help students in abstraction and solving problems of everyday life, both in the classroom and outside it, and not only in the use of computers or someone who would like to be a active in the area. Thus, the present work hereby presents the definitions referred to term and concepts, and develop a research proposal and application held in a public school of Itacoatiara, before the perspective that there are relationships between the knowledge and skills from the computational thinking and mathematics.
description O trabalho teve como objetivo analisar de que forma a incorporação do pensamento computacional no Ensino Médio apoia um aprendizado na Matemática pautado no ensino pela pesquisa. Pois, a inserção dos conceitos da Ciência da Computação na educação de alunos pode desenvolver habilidades que ajude os estudantes na abstração e resolução de problemas do dia-a-dia, tanto na sala de aula como fora dela, e não somente no uso de computadores ou alguém que almeja ser um atuante na área. Desta forma, o presente trabalho vem apresentar definições do referido termo e conceitos, e desenvolve uma proposta de pesquisa e aplicação realizada em uma escola de rede pública de Itacoatiara, perante a perspectiva que há relações entre o conhecimento e habilidades vindas do pensamento computacional e a Matemática.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-24T14:58:33Z
2017-08-22
2017-08-24T14:58:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/508
url http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/508
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron:UEA
instname_str Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron_str UEA
institution UEA
reponame_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
collection Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829748397342720