É POSSÍVEL UTILIZAR FONTES HISTÓRICAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Daniele Esteves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/42
Resumo: O ensino e aprendizagem de matemática em todos os segmentos da Educação Básica tornou-se pauta das principais discussões acerca da qualidade do ensino deste segmento em nosso país. A preocupação com o ensino da disciplina também tem fomentado o desenvolvimento de pesquisas no campo da Educação Matemática. Uma das perspectivas desses estudos aponta para a inserção da História da Matemática como um recurso metodológico nas salas de aula que combatem um ensino estritamente dedutivo-formal. Este artigo mostra de forma bastante clara possibilidades plausíveis de utilização de fontes históricas no ensino de Matemática por meio da exploração didática da Lettres à une Princesse d’Allemagne sur divers sujets de physique et de philosophie de Leonhard Euler escrita sob a forma de cartas pedagógicas no século XVIII. Nesse caso, buscou-se fundamentar a constituição histórica de conceitos matemáticos e suas relações com o desenvolvimento da ciência, juntamente com uma abordagem pedagógica que favoreça a desmistificação de tabus solidamente estabelecidos de que a matemática tem um fim em si mesma é difícil de aprender.
id UECE-4_fec9b61936d77a88733f8b319e9e509b
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/42
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling É POSSÍVEL UTILIZAR FONTES HISTÓRICAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA?História da MatemáticaEnsino de MatemáticaEducação BásicaO ensino e aprendizagem de matemática em todos os segmentos da Educação Básica tornou-se pauta das principais discussões acerca da qualidade do ensino deste segmento em nosso país. A preocupação com o ensino da disciplina também tem fomentado o desenvolvimento de pesquisas no campo da Educação Matemática. Uma das perspectivas desses estudos aponta para a inserção da História da Matemática como um recurso metodológico nas salas de aula que combatem um ensino estritamente dedutivo-formal. Este artigo mostra de forma bastante clara possibilidades plausíveis de utilização de fontes históricas no ensino de Matemática por meio da exploração didática da Lettres à une Princesse d’Allemagne sur divers sujets de physique et de philosophie de Leonhard Euler escrita sob a forma de cartas pedagógicas no século XVIII. Nesse caso, buscou-se fundamentar a constituição histórica de conceitos matemáticos e suas relações com o desenvolvimento da ciência, juntamente com uma abordagem pedagógica que favoreça a desmistificação de tabus solidamente estabelecidos de que a matemática tem um fim em si mesma é difícil de aprender.EdUECE2018-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4210.30938/bocehm.v4i11.42Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 4 n. 11 (2017): Número Especial - Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; 93-1042447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/42/59Copyright (c) 2017 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Daniele Esteves2018-08-26T00:34:30Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/42Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:37.483570Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv É POSSÍVEL UTILIZAR FONTES HISTÓRICAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA?
title É POSSÍVEL UTILIZAR FONTES HISTÓRICAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA?
spellingShingle É POSSÍVEL UTILIZAR FONTES HISTÓRICAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA?
Pereira, Daniele Esteves
História da Matemática
Ensino de Matemática
Educação Básica
title_short É POSSÍVEL UTILIZAR FONTES HISTÓRICAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA?
title_full É POSSÍVEL UTILIZAR FONTES HISTÓRICAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA?
title_fullStr É POSSÍVEL UTILIZAR FONTES HISTÓRICAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA?
title_full_unstemmed É POSSÍVEL UTILIZAR FONTES HISTÓRICAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA?
title_sort É POSSÍVEL UTILIZAR FONTES HISTÓRICAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA?
author Pereira, Daniele Esteves
author_facet Pereira, Daniele Esteves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Daniele Esteves
dc.subject.por.fl_str_mv História da Matemática
Ensino de Matemática
Educação Básica
topic História da Matemática
Ensino de Matemática
Educação Básica
description O ensino e aprendizagem de matemática em todos os segmentos da Educação Básica tornou-se pauta das principais discussões acerca da qualidade do ensino deste segmento em nosso país. A preocupação com o ensino da disciplina também tem fomentado o desenvolvimento de pesquisas no campo da Educação Matemática. Uma das perspectivas desses estudos aponta para a inserção da História da Matemática como um recurso metodológico nas salas de aula que combatem um ensino estritamente dedutivo-formal. Este artigo mostra de forma bastante clara possibilidades plausíveis de utilização de fontes históricas no ensino de Matemática por meio da exploração didática da Lettres à une Princesse d’Allemagne sur divers sujets de physique et de philosophie de Leonhard Euler escrita sob a forma de cartas pedagógicas no século XVIII. Nesse caso, buscou-se fundamentar a constituição histórica de conceitos matemáticos e suas relações com o desenvolvimento da ciência, juntamente com uma abordagem pedagógica que favoreça a desmistificação de tabus solidamente estabelecidos de que a matemática tem um fim em si mesma é difícil de aprender.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/42
10.30938/bocehm.v4i11.42
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/42
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v4i11.42
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/42/59
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 4 n. 11 (2017): Número Especial - Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; 93-104
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053997125730304