Histórias de vida e ensino da matemática na educação básica catarinense entre 1970 e 1990

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RICHIT, Adriana
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ronsoni MAIER, Lidiane Tania
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8374
Resumo: O Oeste Catarinense, região criada oficialmente em 1917, foi historicamente marcado pelo descaso do poder público com o desenvolvimento da educação. Com isso, o ensino de Matemática nessa região tem enfrentado muitos desafios, o que nos motivou a investigar os desafios enfrentados por professoras de matemática entre 1970 e 1990. Guiadas pela História Oral, entrevistamos professoras que atuavam em escolas públicas estaduais à época. As entrevistas foram gravadas, transcritas e textualizadas, constituindo o documento-base do estudo. Como resultados, evidenciamos desafios de formação, profissão e ensino da matemática, os quais embasam uma versão da história do ensino em Santa Catarina.
id UFMT-3_7687f253466ebf2005807557243cb338
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/8374
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Histórias de vida e ensino da matemática na educação básica catarinense entre 1970 e 1990Histórias de vida. Ensino de matemática. Educação básica.História do Ensino da MatemáticaO Oeste Catarinense, região criada oficialmente em 1917, foi historicamente marcado pelo descaso do poder público com o desenvolvimento da educação. Com isso, o ensino de Matemática nessa região tem enfrentado muitos desafios, o que nos motivou a investigar os desafios enfrentados por professoras de matemática entre 1970 e 1990. Guiadas pela História Oral, entrevistamos professoras que atuavam em escolas públicas estaduais à época. As entrevistas foram gravadas, transcritas e textualizadas, constituindo o documento-base do estudo. Como resultados, evidenciamos desafios de formação, profissão e ensino da matemática, os quais embasam uma versão da história do ensino em Santa Catarina.Universidade Federal de Mato Grosso2020-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigoapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/837410.29286/rep.v29ijan/dez.8374Revista de Educação Pública; v. 29 (2020): Revista de Educação Pública, v. 29 jan./dez. 2020; 1-212238-20970104-596210.29286/rep.v29ijan/dezreponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8374/7774Copyright (c) 2020 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessRICHIT, AdrianaRonsoni MAIER, Lidiane Tania2020-03-04T16:39:54Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/8374Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2020-03-04T16:39:54Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Histórias de vida e ensino da matemática na educação básica catarinense entre 1970 e 1990
title Histórias de vida e ensino da matemática na educação básica catarinense entre 1970 e 1990
spellingShingle Histórias de vida e ensino da matemática na educação básica catarinense entre 1970 e 1990
RICHIT, Adriana
Histórias de vida. Ensino de matemática. Educação básica.
História do Ensino da Matemática
title_short Histórias de vida e ensino da matemática na educação básica catarinense entre 1970 e 1990
title_full Histórias de vida e ensino da matemática na educação básica catarinense entre 1970 e 1990
title_fullStr Histórias de vida e ensino da matemática na educação básica catarinense entre 1970 e 1990
title_full_unstemmed Histórias de vida e ensino da matemática na educação básica catarinense entre 1970 e 1990
title_sort Histórias de vida e ensino da matemática na educação básica catarinense entre 1970 e 1990
author RICHIT, Adriana
author_facet RICHIT, Adriana
Ronsoni MAIER, Lidiane Tania
author_role author
author2 Ronsoni MAIER, Lidiane Tania
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv RICHIT, Adriana
Ronsoni MAIER, Lidiane Tania
dc.subject.por.fl_str_mv Histórias de vida. Ensino de matemática. Educação básica.
História do Ensino da Matemática
topic Histórias de vida. Ensino de matemática. Educação básica.
História do Ensino da Matemática
description O Oeste Catarinense, região criada oficialmente em 1917, foi historicamente marcado pelo descaso do poder público com o desenvolvimento da educação. Com isso, o ensino de Matemática nessa região tem enfrentado muitos desafios, o que nos motivou a investigar os desafios enfrentados por professoras de matemática entre 1970 e 1990. Guiadas pela História Oral, entrevistamos professoras que atuavam em escolas públicas estaduais à época. As entrevistas foram gravadas, transcritas e textualizadas, constituindo o documento-base do estudo. Como resultados, evidenciamos desafios de formação, profissão e ensino da matemática, os quais embasam uma versão da história do ensino em Santa Catarina.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8374
10.29286/rep.v29ijan/dez.8374
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8374
identifier_str_mv 10.29286/rep.v29ijan/dez.8374
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8374/7774
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 29 (2020): Revista de Educação Pública, v. 29 jan./dez. 2020; 1-21
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v29ijan/dez
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1788989988614963200