Ensino de literatura e a formação do leitor literário na escola: dos primeiros passos à vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fleck, Gilmei Francisco
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: A Cor das Letras
Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/4919
Resumo: Procuramos refletir neste texto sobre a importância da formação do leitor, especialmente do leitor literário, no espaço institucional escolar. Essa formação no nosso contexto de ex-colônia significa passos necessários ainda à descolonização. Sabemos que a presença da Literatura no espaço do Ensino Fundamental não está garantida pela instituição de uma disciplina específica, ficando, assim, sob a responsabilidade dos professores a decisão de incluí-la, ou não, no reportório de leitura dos alunos. O texto literário, por ser de natureza aberta, é um dos modos mais eficazes de confrontar o aluno com as múltiplas possibilidades de manipulação da linguagem. A escola historicamente foi usada como canal para manter muitos dos princípios da colonização ativos e em ação na nossa sociedade, contribuindo para a manutenção da estratificação social e a elitização do aprendizado das habilidades de leitura e escrita. Frente a essa realidade procuramos expor a importância da mediação do professor no processo de leitura do texto literário como uma via privilegiada para a descolonização. Desse modo, a alfabetização precisa ir além da decodificação proficiente dos signos linguísticos e promover o entendimento de que a simbolização feita pela linguagem é um processo manipulável. Nesse sentido, o texto literário é o meio mais produtivo e um excelente caminho para mostrar isso aos estudantes, pela sua natureza artística e lúdica.