Conteúdos de ensino da educação física escolar: saberes compartilhados nas narrativas docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Juliana Martins Cassani
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Santos, Wagner dos, Mello, André da Silva, Schneider, Omar, Ferreira Neto, Amarílio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/23200
Resumo: O artigo analisa o modo como os professores de Educação Física trabalham com os conteúdos de ensino, problematizando as tensões e as potencialidades que atravessam suas práticas pedagógicas. Do tipo narrativa (CERTEAU, 2002; RIBEIRO; SOUZA, 2010), a pesquisa possui como colaboradores 14 professores que atuam na Educação Básica na Microrregião Metropolitana do Estado do Espírito Santo. Utiliza, como instrumentos para a produção das fontes, uma entrevista semiestruturada, um grupo focal e três a cinco narrativas individuais orais. Os docentes indiciam concepções de conteúdos relacionados com as práticas, sinalizando o que compreendem como especificidade da área e sistematizam o que ensinam por meio de projetos construídos em diálogo com diferentes disciplinas, produzindo uma integração curricular que se aproxima das discussões presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica (BRASIL, 2013).
id UEM-9_8005efd7da2687a4af5960f2c5fffe54
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/23200
network_acronym_str UEM-9
network_name_str Journal of Physical Education (Maringá)
repository_id_str
spelling Conteúdos de ensino da educação física escolar: saberes compartilhados nas narrativas docentesConteúdos de ensinoNarrativas docentesSaberes compartilhadosEducaçãoDocentesEnsinoO artigo analisa o modo como os professores de Educação Física trabalham com os conteúdos de ensino, problematizando as tensões e as potencialidades que atravessam suas práticas pedagógicas. Do tipo narrativa (CERTEAU, 2002; RIBEIRO; SOUZA, 2010), a pesquisa possui como colaboradores 14 professores que atuam na Educação Básica na Microrregião Metropolitana do Estado do Espírito Santo. Utiliza, como instrumentos para a produção das fontes, uma entrevista semiestruturada, um grupo focal e três a cinco narrativas individuais orais. Os docentes indiciam concepções de conteúdos relacionados com as práticas, sinalizando o que compreendem como especificidade da área e sistematizam o que ensinam por meio de projetos construídos em diálogo com diferentes disciplinas, produzindo uma integração curricular que se aproxima das discussões presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica (BRASIL, 2013).Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2015-04-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/23200Journal of Physical Education; Vol 26 No 2 (2015); 181-199Journal of Physical Education; Vol. 26 Núm. 2 (2015); 181-199Journal of Physical Education; v. 26 n. 2 (2015); 181-1992448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/23200/15232Matos, Juliana Martins CassaniSantos, Wagner dosMello, André da SilvaSchneider, OmarFerreira Neto, Amarílioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T08:42:26Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/23200Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:42:26Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Conteúdos de ensino da educação física escolar: saberes compartilhados nas narrativas docentes
title Conteúdos de ensino da educação física escolar: saberes compartilhados nas narrativas docentes
spellingShingle Conteúdos de ensino da educação física escolar: saberes compartilhados nas narrativas docentes
Matos, Juliana Martins Cassani
Conteúdos de ensino
Narrativas docentes
Saberes compartilhados
Educação
Docentes
Ensino
title_short Conteúdos de ensino da educação física escolar: saberes compartilhados nas narrativas docentes
title_full Conteúdos de ensino da educação física escolar: saberes compartilhados nas narrativas docentes
title_fullStr Conteúdos de ensino da educação física escolar: saberes compartilhados nas narrativas docentes
title_full_unstemmed Conteúdos de ensino da educação física escolar: saberes compartilhados nas narrativas docentes
title_sort Conteúdos de ensino da educação física escolar: saberes compartilhados nas narrativas docentes
author Matos, Juliana Martins Cassani
author_facet Matos, Juliana Martins Cassani
Santos, Wagner dos
Mello, André da Silva
Schneider, Omar
Ferreira Neto, Amarílio
author_role author
author2 Santos, Wagner dos
Mello, André da Silva
Schneider, Omar
Ferreira Neto, Amarílio
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Juliana Martins Cassani
Santos, Wagner dos
Mello, André da Silva
Schneider, Omar
Ferreira Neto, Amarílio
dc.subject.por.fl_str_mv Conteúdos de ensino
Narrativas docentes
Saberes compartilhados
Educação
Docentes
Ensino
topic Conteúdos de ensino
Narrativas docentes
Saberes compartilhados
Educação
Docentes
Ensino
description O artigo analisa o modo como os professores de Educação Física trabalham com os conteúdos de ensino, problematizando as tensões e as potencialidades que atravessam suas práticas pedagógicas. Do tipo narrativa (CERTEAU, 2002; RIBEIRO; SOUZA, 2010), a pesquisa possui como colaboradores 14 professores que atuam na Educação Básica na Microrregião Metropolitana do Estado do Espírito Santo. Utiliza, como instrumentos para a produção das fontes, uma entrevista semiestruturada, um grupo focal e três a cinco narrativas individuais orais. Os docentes indiciam concepções de conteúdos relacionados com as práticas, sinalizando o que compreendem como especificidade da área e sistematizam o que ensinam por meio de projetos construídos em diálogo com diferentes disciplinas, produzindo uma integração curricular que se aproxima das discussões presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica (BRASIL, 2013).
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/23200
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/23200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/23200/15232
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Physical Education; Vol 26 No 2 (2015); 181-199
Journal of Physical Education; Vol. 26 Núm. 2 (2015); 181-199
Journal of Physical Education; v. 26 n. 2 (2015); 181-199
2448-2455
reponame:Journal of Physical Education (Maringá)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Journal of Physical Education (Maringá)
collection Journal of Physical Education (Maringá)
repository.name.fl_str_mv Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1754732544198180864