WEBQUEST COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA TRABALHAR DE FORMA INTERDISCIPLINAR NAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS: Um estudo de caso da Licenciatura em Educação do Campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges Júnior, Meubles
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pereira Aranha, Carolina, Dalla Chieza, Emerson, Nunes Ferreira, Kerlen Jacqueline, Martins Rodrigues, Marcônio, Oliveira Coelho, Fernando Antônio, Gonçalves Silva, André Flávio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: TICs & EaD em Foco
Texto Completo: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/320
Resumo: A internet pode atuar na motivação e facilitação do processo de ensino-aprendizagem pelas possibilidades inesgotáveis de pesquisa que oferece. Entretanto, pode se tornar um instrumento de dispersão deixando de agregar qualidade ao processo de ensino-aprendizagem. Para evitar essa dispersão pode-se utilizar as WebQuests oportunizando a produção de materiais de apoio ao ensino em função da demanda dos docentes e discentes. Este trabalho objetivou desenvolver uma WebQuest e verificar sua contribuição como ferramenta pedagógica. O primeiro passo para sua construção foi definir o tema, considerando os conteúdos abordados pelas seis disciplinas envolvidas. Em seguida foram construídos os elementos estruturantes formando seus componentes principais: introdução, tarefa, processo, recursos, conclusão e avaliação. O que mais chamou a atenção da equipe de professores na sua elaboração foi sua estrutura que propiciou um trabalho interdisciplinar com capacidade para utilizar diversas tarefas e processos, explorando o trabalho em equipe e o lúdico. Apesar das dificuldades encontradas, os alunos relataram como pontos positivos e de motivação o desafio colocado na própria forma de escrita dos textos, seu caráter interdisciplinar, e os sites indicados. Enquanto recurso pedagógico se mostrou como uma ferramenta poderosa para se trabalhar na formação inicial de professores, além exigir dos alunos a utilização das TDICs de forma a obter conhecimento útil para a resolução de problemas.Palavras-Chave: Mundo Online. Práticas Inovadoras. Tecnologias Digitais. Aprendizagem Ativa.
id UEMA-1_9d23d085a336b5973ebd9a17c5b45ddb
oai_identifier_str oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/320
network_acronym_str UEMA-1
network_name_str TICs & EaD em Foco
repository_id_str
spelling WEBQUEST COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA TRABALHAR DE FORMA INTERDISCIPLINAR NAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS: Um estudo de caso da Licenciatura em Educação do CampoA internet pode atuar na motivação e facilitação do processo de ensino-aprendizagem pelas possibilidades inesgotáveis de pesquisa que oferece. Entretanto, pode se tornar um instrumento de dispersão deixando de agregar qualidade ao processo de ensino-aprendizagem. Para evitar essa dispersão pode-se utilizar as WebQuests oportunizando a produção de materiais de apoio ao ensino em função da demanda dos docentes e discentes. Este trabalho objetivou desenvolver uma WebQuest e verificar sua contribuição como ferramenta pedagógica. O primeiro passo para sua construção foi definir o tema, considerando os conteúdos abordados pelas seis disciplinas envolvidas. Em seguida foram construídos os elementos estruturantes formando seus componentes principais: introdução, tarefa, processo, recursos, conclusão e avaliação. O que mais chamou a atenção da equipe de professores na sua elaboração foi sua estrutura que propiciou um trabalho interdisciplinar com capacidade para utilizar diversas tarefas e processos, explorando o trabalho em equipe e o lúdico. Apesar das dificuldades encontradas, os alunos relataram como pontos positivos e de motivação o desafio colocado na própria forma de escrita dos textos, seu caráter interdisciplinar, e os sites indicados. Enquanto recurso pedagógico se mostrou como uma ferramenta poderosa para se trabalhar na formação inicial de professores, além exigir dos alunos a utilização das TDICs de forma a obter conhecimento útil para a resolução de problemas.Palavras-Chave: Mundo Online. Práticas Inovadoras. Tecnologias Digitais. Aprendizagem Ativa.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2018-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/320TICs & EaD em Foco; Vol. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especialTICs & EaD em Foco; Vol. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especialTICs & EaD em Foco; v. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especial2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/320/278Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBorges Júnior, MeublesPereira Aranha, CarolinaDalla Chieza, EmersonNunes Ferreira, Kerlen JacquelineMartins Rodrigues, MarcônioOliveira Coelho, Fernando AntônioGonçalves Silva, André Flávio2021-11-08T18:03:49Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/320Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:49.968775TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false
dc.title.none.fl_str_mv WEBQUEST COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA TRABALHAR DE FORMA INTERDISCIPLINAR NAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS: Um estudo de caso da Licenciatura em Educação do Campo
title WEBQUEST COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA TRABALHAR DE FORMA INTERDISCIPLINAR NAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS: Um estudo de caso da Licenciatura em Educação do Campo
spellingShingle WEBQUEST COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA TRABALHAR DE FORMA INTERDISCIPLINAR NAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS: Um estudo de caso da Licenciatura em Educação do Campo
Borges Júnior, Meubles
title_short WEBQUEST COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA TRABALHAR DE FORMA INTERDISCIPLINAR NAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS: Um estudo de caso da Licenciatura em Educação do Campo
title_full WEBQUEST COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA TRABALHAR DE FORMA INTERDISCIPLINAR NAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS: Um estudo de caso da Licenciatura em Educação do Campo
title_fullStr WEBQUEST COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA TRABALHAR DE FORMA INTERDISCIPLINAR NAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS: Um estudo de caso da Licenciatura em Educação do Campo
title_full_unstemmed WEBQUEST COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA TRABALHAR DE FORMA INTERDISCIPLINAR NAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS: Um estudo de caso da Licenciatura em Educação do Campo
title_sort WEBQUEST COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA TRABALHAR DE FORMA INTERDISCIPLINAR NAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS: Um estudo de caso da Licenciatura em Educação do Campo
author Borges Júnior, Meubles
author_facet Borges Júnior, Meubles
Pereira Aranha, Carolina
Dalla Chieza, Emerson
Nunes Ferreira, Kerlen Jacqueline
Martins Rodrigues, Marcônio
Oliveira Coelho, Fernando Antônio
Gonçalves Silva, André Flávio
author_role author
author2 Pereira Aranha, Carolina
Dalla Chieza, Emerson
Nunes Ferreira, Kerlen Jacqueline
Martins Rodrigues, Marcônio
Oliveira Coelho, Fernando Antônio
Gonçalves Silva, André Flávio
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges Júnior, Meubles
Pereira Aranha, Carolina
Dalla Chieza, Emerson
Nunes Ferreira, Kerlen Jacqueline
Martins Rodrigues, Marcônio
Oliveira Coelho, Fernando Antônio
Gonçalves Silva, André Flávio
description A internet pode atuar na motivação e facilitação do processo de ensino-aprendizagem pelas possibilidades inesgotáveis de pesquisa que oferece. Entretanto, pode se tornar um instrumento de dispersão deixando de agregar qualidade ao processo de ensino-aprendizagem. Para evitar essa dispersão pode-se utilizar as WebQuests oportunizando a produção de materiais de apoio ao ensino em função da demanda dos docentes e discentes. Este trabalho objetivou desenvolver uma WebQuest e verificar sua contribuição como ferramenta pedagógica. O primeiro passo para sua construção foi definir o tema, considerando os conteúdos abordados pelas seis disciplinas envolvidas. Em seguida foram construídos os elementos estruturantes formando seus componentes principais: introdução, tarefa, processo, recursos, conclusão e avaliação. O que mais chamou a atenção da equipe de professores na sua elaboração foi sua estrutura que propiciou um trabalho interdisciplinar com capacidade para utilizar diversas tarefas e processos, explorando o trabalho em equipe e o lúdico. Apesar das dificuldades encontradas, os alunos relataram como pontos positivos e de motivação o desafio colocado na própria forma de escrita dos textos, seu caráter interdisciplinar, e os sites indicados. Enquanto recurso pedagógico se mostrou como uma ferramenta poderosa para se trabalhar na formação inicial de professores, além exigir dos alunos a utilização das TDICs de forma a obter conhecimento útil para a resolução de problemas.Palavras-Chave: Mundo Online. Práticas Inovadoras. Tecnologias Digitais. Aprendizagem Ativa.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/320
url https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/320
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/320/278
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
dc.source.none.fl_str_mv TICs & EaD em Foco; Vol. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especial
TICs & EaD em Foco; Vol. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especial
TICs & EaD em Foco; v. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especial
2447-5726
reponame:TICs & EaD em Foco
instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron:UEMAnet
instname_str Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron_str UEMAnet
institution UEMAnet
reponame_str TICs & EaD em Foco
collection TICs & EaD em Foco
repository.name.fl_str_mv TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
repository.mail.fl_str_mv tics.eadfoco@uemanet.uema.br
_version_ 1797047056140861440