WEBQUEST COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA TRABALHAR DE FORMA INTERDISCIPLINAR NAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS: Um estudo de caso da Licenciatura em Educação do Campo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | TICs & EaD em Foco |
Texto Completo: | https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/320 |
Resumo: | A internet pode atuar na motivação e facilitação do processo de ensino-aprendizagem pelas possibilidades inesgotáveis de pesquisa que oferece. Entretanto, pode se tornar um instrumento de dispersão deixando de agregar qualidade ao processo de ensino-aprendizagem. Para evitar essa dispersão pode-se utilizar as WebQuests oportunizando a produção de materiais de apoio ao ensino em função da demanda dos docentes e discentes. Este trabalho objetivou desenvolver uma WebQuest e verificar sua contribuição como ferramenta pedagógica. O primeiro passo para sua construção foi definir o tema, considerando os conteúdos abordados pelas seis disciplinas envolvidas. Em seguida foram construídos os elementos estruturantes formando seus componentes principais: introdução, tarefa, processo, recursos, conclusão e avaliação. O que mais chamou a atenção da equipe de professores na sua elaboração foi sua estrutura que propiciou um trabalho interdisciplinar com capacidade para utilizar diversas tarefas e processos, explorando o trabalho em equipe e o lúdico. Apesar das dificuldades encontradas, os alunos relataram como pontos positivos e de motivação o desafio colocado na própria forma de escrita dos textos, seu caráter interdisciplinar, e os sites indicados. Enquanto recurso pedagógico se mostrou como uma ferramenta poderosa para se trabalhar na formação inicial de professores, além exigir dos alunos a utilização das TDICs de forma a obter conhecimento útil para a resolução de problemas.Palavras-Chave: Mundo Online. Práticas Inovadoras. Tecnologias Digitais. Aprendizagem Ativa. |
id |
UEMA-1_9d23d085a336b5973ebd9a17c5b45ddb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/320 |
network_acronym_str |
UEMA-1 |
network_name_str |
TICs & EaD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
WEBQUEST COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA TRABALHAR DE FORMA INTERDISCIPLINAR NAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS: Um estudo de caso da Licenciatura em Educação do CampoA internet pode atuar na motivação e facilitação do processo de ensino-aprendizagem pelas possibilidades inesgotáveis de pesquisa que oferece. Entretanto, pode se tornar um instrumento de dispersão deixando de agregar qualidade ao processo de ensino-aprendizagem. Para evitar essa dispersão pode-se utilizar as WebQuests oportunizando a produção de materiais de apoio ao ensino em função da demanda dos docentes e discentes. Este trabalho objetivou desenvolver uma WebQuest e verificar sua contribuição como ferramenta pedagógica. O primeiro passo para sua construção foi definir o tema, considerando os conteúdos abordados pelas seis disciplinas envolvidas. Em seguida foram construídos os elementos estruturantes formando seus componentes principais: introdução, tarefa, processo, recursos, conclusão e avaliação. O que mais chamou a atenção da equipe de professores na sua elaboração foi sua estrutura que propiciou um trabalho interdisciplinar com capacidade para utilizar diversas tarefas e processos, explorando o trabalho em equipe e o lúdico. Apesar das dificuldades encontradas, os alunos relataram como pontos positivos e de motivação o desafio colocado na própria forma de escrita dos textos, seu caráter interdisciplinar, e os sites indicados. Enquanto recurso pedagógico se mostrou como uma ferramenta poderosa para se trabalhar na formação inicial de professores, além exigir dos alunos a utilização das TDICs de forma a obter conhecimento útil para a resolução de problemas.Palavras-Chave: Mundo Online. Práticas Inovadoras. Tecnologias Digitais. Aprendizagem Ativa.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2018-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/320TICs & EaD em Foco; Vol. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especialTICs & EaD em Foco; Vol. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especialTICs & EaD em Foco; v. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especial2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/320/278Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBorges Júnior, MeublesPereira Aranha, CarolinaDalla Chieza, EmersonNunes Ferreira, Kerlen JacquelineMartins Rodrigues, MarcônioOliveira Coelho, Fernando AntônioGonçalves Silva, André Flávio2021-11-08T18:03:49Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/320Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:49.968775TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
WEBQUEST COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA TRABALHAR DE FORMA INTERDISCIPLINAR NAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS: Um estudo de caso da Licenciatura em Educação do Campo |
title |
WEBQUEST COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA TRABALHAR DE FORMA INTERDISCIPLINAR NAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS: Um estudo de caso da Licenciatura em Educação do Campo |
spellingShingle |
WEBQUEST COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA TRABALHAR DE FORMA INTERDISCIPLINAR NAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS: Um estudo de caso da Licenciatura em Educação do Campo Borges Júnior, Meubles |
title_short |
WEBQUEST COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA TRABALHAR DE FORMA INTERDISCIPLINAR NAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS: Um estudo de caso da Licenciatura em Educação do Campo |
title_full |
WEBQUEST COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA TRABALHAR DE FORMA INTERDISCIPLINAR NAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS: Um estudo de caso da Licenciatura em Educação do Campo |
title_fullStr |
WEBQUEST COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA TRABALHAR DE FORMA INTERDISCIPLINAR NAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS: Um estudo de caso da Licenciatura em Educação do Campo |
title_full_unstemmed |
WEBQUEST COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA TRABALHAR DE FORMA INTERDISCIPLINAR NAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS: Um estudo de caso da Licenciatura em Educação do Campo |
title_sort |
WEBQUEST COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA TRABALHAR DE FORMA INTERDISCIPLINAR NAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS: Um estudo de caso da Licenciatura em Educação do Campo |
author |
Borges Júnior, Meubles |
author_facet |
Borges Júnior, Meubles Pereira Aranha, Carolina Dalla Chieza, Emerson Nunes Ferreira, Kerlen Jacqueline Martins Rodrigues, Marcônio Oliveira Coelho, Fernando Antônio Gonçalves Silva, André Flávio |
author_role |
author |
author2 |
Pereira Aranha, Carolina Dalla Chieza, Emerson Nunes Ferreira, Kerlen Jacqueline Martins Rodrigues, Marcônio Oliveira Coelho, Fernando Antônio Gonçalves Silva, André Flávio |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges Júnior, Meubles Pereira Aranha, Carolina Dalla Chieza, Emerson Nunes Ferreira, Kerlen Jacqueline Martins Rodrigues, Marcônio Oliveira Coelho, Fernando Antônio Gonçalves Silva, André Flávio |
description |
A internet pode atuar na motivação e facilitação do processo de ensino-aprendizagem pelas possibilidades inesgotáveis de pesquisa que oferece. Entretanto, pode se tornar um instrumento de dispersão deixando de agregar qualidade ao processo de ensino-aprendizagem. Para evitar essa dispersão pode-se utilizar as WebQuests oportunizando a produção de materiais de apoio ao ensino em função da demanda dos docentes e discentes. Este trabalho objetivou desenvolver uma WebQuest e verificar sua contribuição como ferramenta pedagógica. O primeiro passo para sua construção foi definir o tema, considerando os conteúdos abordados pelas seis disciplinas envolvidas. Em seguida foram construídos os elementos estruturantes formando seus componentes principais: introdução, tarefa, processo, recursos, conclusão e avaliação. O que mais chamou a atenção da equipe de professores na sua elaboração foi sua estrutura que propiciou um trabalho interdisciplinar com capacidade para utilizar diversas tarefas e processos, explorando o trabalho em equipe e o lúdico. Apesar das dificuldades encontradas, os alunos relataram como pontos positivos e de motivação o desafio colocado na própria forma de escrita dos textos, seu caráter interdisciplinar, e os sites indicados. Enquanto recurso pedagógico se mostrou como uma ferramenta poderosa para se trabalhar na formação inicial de professores, além exigir dos alunos a utilização das TDICs de forma a obter conhecimento útil para a resolução de problemas.Palavras-Chave: Mundo Online. Práticas Inovadoras. Tecnologias Digitais. Aprendizagem Ativa. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/320 |
url |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/320 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/320/278 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 TICs & EaD em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco; Vol. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especial TICs & EaD em Foco; Vol. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especial TICs & EaD em Foco; v. 4 (2018): TICs & EaD em Foco - v. 4, n. especial 2447-5726 reponame:TICs & EaD em Foco instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) instacron:UEMAnet |
instname_str |
Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
instacron_str |
UEMAnet |
institution |
UEMAnet |
reponame_str |
TICs & EaD em Foco |
collection |
TICs & EaD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
repository.mail.fl_str_mv |
tics.eadfoco@uemanet.uema.br |
_version_ |
1797047056140861440 |