Escrita conjunta: participação, negociação e escolhas no processo de construção de uma resenha acadêmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Márcia Helena de Melo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Prado, Anne Carolline Dias Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Soletras (São Gonçalo. Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/45846
Resumo: Em toda sua obra, Mikhail Bakhtin evidencia a importância do outro na comunicação discursiva. Segundo o autor, todas as manifestações e relações da vida humana são atravessadas por relações dialógicas e a linguagem só existe na comunicação dialógica entre um eu e um outro, um falante e um ouvinte. Para ele, o outro é quem orienta a enunciação, pois as escolhas linguísticas dos interlocutores são feitas sob influência do destinatário e sua resposta antecipada. Trata-se da perspectiva dialógica da linguagem, cerne de toda discussão empreendida por Bakhtin (2011a; 2011b; 2011c; 2014; 2018). É a partir dela que buscaremos, neste artigo, compreender como acontece a escrita conjunta no processo de construção de uma resenha acadêmica escrita por duas duplas de estudantes universitários, observando as estratégias de negociação utilizadas, as escolhas linguísticas que fazem e a participação efetiva de cada indivíduo durante a produção textual, com vistas a verificar de que maneira um influencia o outro nesse processo. De modo geral, o que nossas análises mostraram é que a escrita conjunta só acontece efetivamente quando há contribuição, participação e escolhas de todas as partes, ainda que uma delas sobressaia em relação a outra.
id UERJ-13_fc0a18faffba15bd6f4e3f400059e75d
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/45846
network_acronym_str UERJ-13
network_name_str Soletras (São Gonçalo. Online)
repository_id_str
spelling Escrita conjunta: participação, negociação e escolhas no processo de construção de uma resenha acadêmicaescrita conjunta. dados processuais. resenhaEm toda sua obra, Mikhail Bakhtin evidencia a importância do outro na comunicação discursiva. Segundo o autor, todas as manifestações e relações da vida humana são atravessadas por relações dialógicas e a linguagem só existe na comunicação dialógica entre um eu e um outro, um falante e um ouvinte. Para ele, o outro é quem orienta a enunciação, pois as escolhas linguísticas dos interlocutores são feitas sob influência do destinatário e sua resposta antecipada. Trata-se da perspectiva dialógica da linguagem, cerne de toda discussão empreendida por Bakhtin (2011a; 2011b; 2011c; 2014; 2018). É a partir dela que buscaremos, neste artigo, compreender como acontece a escrita conjunta no processo de construção de uma resenha acadêmica escrita por duas duplas de estudantes universitários, observando as estratégias de negociação utilizadas, as escolhas linguísticas que fazem e a participação efetiva de cada indivíduo durante a produção textual, com vistas a verificar de que maneira um influencia o outro nesse processo. De modo geral, o que nossas análises mostraram é que a escrita conjunta só acontece efetivamente quando há contribuição, participação e escolhas de todas as partes, ainda que uma delas sobressaia em relação a outra.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2020-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/4584610.12957/soletras.2020.45846SOLETRAS; No. 39 (2020): Acidentes na interação : expressão e controle da emoção e do afeto; 143- 164SOLETRAS; N. 39 (2020): Acidentes na interação : expressão e controle da emoção e do afeto; 143- 164SOLETRAS; n. 39 (2020): Acidentes na interação : expressão e controle da emoção e do afeto; 143- 164Revista Soletras; Núm. 39 (2020): Acidentes na interação : expressão e controle da emoção e do afeto; 143- 164SOLETRAS; No. 39 (2020): Acidentes na interação : expressão e controle da emoção e do afeto; 143- 1642316-88381519-7778reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/45846/31922Copyright (c) 2020 SOLETRASinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Márcia Helena de MeloPrado, Anne Carolline Dias Rocha2020-11-25T18:36:05Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/45846Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletrasPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/oai||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br2316-88381519-7778opendoar:2020-11-25T18:36:05Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Escrita conjunta: participação, negociação e escolhas no processo de construção de uma resenha acadêmica
title Escrita conjunta: participação, negociação e escolhas no processo de construção de uma resenha acadêmica
spellingShingle Escrita conjunta: participação, negociação e escolhas no processo de construção de uma resenha acadêmica
Pereira, Márcia Helena de Melo
escrita conjunta. dados processuais. resenha
title_short Escrita conjunta: participação, negociação e escolhas no processo de construção de uma resenha acadêmica
title_full Escrita conjunta: participação, negociação e escolhas no processo de construção de uma resenha acadêmica
title_fullStr Escrita conjunta: participação, negociação e escolhas no processo de construção de uma resenha acadêmica
title_full_unstemmed Escrita conjunta: participação, negociação e escolhas no processo de construção de uma resenha acadêmica
title_sort Escrita conjunta: participação, negociação e escolhas no processo de construção de uma resenha acadêmica
author Pereira, Márcia Helena de Melo
author_facet Pereira, Márcia Helena de Melo
Prado, Anne Carolline Dias Rocha
author_role author
author2 Prado, Anne Carolline Dias Rocha
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Márcia Helena de Melo
Prado, Anne Carolline Dias Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv escrita conjunta. dados processuais. resenha
topic escrita conjunta. dados processuais. resenha
description Em toda sua obra, Mikhail Bakhtin evidencia a importância do outro na comunicação discursiva. Segundo o autor, todas as manifestações e relações da vida humana são atravessadas por relações dialógicas e a linguagem só existe na comunicação dialógica entre um eu e um outro, um falante e um ouvinte. Para ele, o outro é quem orienta a enunciação, pois as escolhas linguísticas dos interlocutores são feitas sob influência do destinatário e sua resposta antecipada. Trata-se da perspectiva dialógica da linguagem, cerne de toda discussão empreendida por Bakhtin (2011a; 2011b; 2011c; 2014; 2018). É a partir dela que buscaremos, neste artigo, compreender como acontece a escrita conjunta no processo de construção de uma resenha acadêmica escrita por duas duplas de estudantes universitários, observando as estratégias de negociação utilizadas, as escolhas linguísticas que fazem e a participação efetiva de cada indivíduo durante a produção textual, com vistas a verificar de que maneira um influencia o outro nesse processo. De modo geral, o que nossas análises mostraram é que a escrita conjunta só acontece efetivamente quando há contribuição, participação e escolhas de todas as partes, ainda que uma delas sobressaia em relação a outra.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/45846
10.12957/soletras.2020.45846
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/45846
identifier_str_mv 10.12957/soletras.2020.45846
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/45846/31922
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 SOLETRAS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 SOLETRAS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv SOLETRAS; No. 39 (2020): Acidentes na interação : expressão e controle da emoção e do afeto; 143- 164
SOLETRAS; N. 39 (2020): Acidentes na interação : expressão e controle da emoção e do afeto; 143- 164
SOLETRAS; n. 39 (2020): Acidentes na interação : expressão e controle da emoção e do afeto; 143- 164
Revista Soletras; Núm. 39 (2020): Acidentes na interação : expressão e controle da emoção e do afeto; 143- 164
SOLETRAS; No. 39 (2020): Acidentes na interação : expressão e controle da emoção e do afeto; 143- 164
2316-8838
1519-7778
reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Soletras (São Gonçalo. Online)
collection Soletras (São Gonçalo. Online)
repository.name.fl_str_mv Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br
_version_ 1789801012199948288