Escrita conjunta: participação, negociação e escolhas no processo de construção de uma resenha acadêmica
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Soletras (São Gonçalo. Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/45846 |
Resumo: | Em toda sua obra, Mikhail Bakhtin evidencia a importância do outro na comunicação discursiva. Segundo o autor, todas as manifestações e relações da vida humana são atravessadas por relações dialógicas e a linguagem só existe na comunicação dialógica entre um eu e um outro, um falante e um ouvinte. Para ele, o outro é quem orienta a enunciação, pois as escolhas linguísticas dos interlocutores são feitas sob influência do destinatário e sua resposta antecipada. Trata-se da perspectiva dialógica da linguagem, cerne de toda discussão empreendida por Bakhtin (2011a; 2011b; 2011c; 2014; 2018). É a partir dela que buscaremos, neste artigo, compreender como acontece a escrita conjunta no processo de construção de uma resenha acadêmica escrita por duas duplas de estudantes universitários, observando as estratégias de negociação utilizadas, as escolhas linguísticas que fazem e a participação efetiva de cada indivíduo durante a produção textual, com vistas a verificar de que maneira um influencia o outro nesse processo. De modo geral, o que nossas análises mostraram é que a escrita conjunta só acontece efetivamente quando há contribuição, participação e escolhas de todas as partes, ainda que uma delas sobressaia em relação a outra. |
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