LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ALUNOS SURDOS: PROPOSTAS DE ATIVIDADES A PARTIR DE INTERFACES TECNOLÓGICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RIBEIRO, Maria Clara M. A.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Seminal Digital
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/11889
Resumo: Este trabalho objetiva refletir sobre as possibilidades do uso e aplicação de Tecnologias daInformação e Comunicação no processo de ensino-aprendizagem de português (escrito) comosegunda língua para alunos surdos. Apresentaremos propostas de atividades que privilegiam ainteração surdo/surdo em português escrito por meio de interfaces tecnológicas. Os resultadosindicam que o uso de tecnologias nas aulas de línguas torna as aulas mais dinâmicas e motivadoras epossibilitam o exercício do letramento de maneira efetiva, através da interação escrita, de surdo parasurdo.
id UERJ-7_b42e2f546ef02f7cafd19e4fd581ca82
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/11889
network_acronym_str UERJ-7
network_name_str Caderno Seminal Digital
repository_id_str
spelling LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ALUNOS SURDOS: PROPOSTAS DE ATIVIDADES A PARTIR DE INTERFACES TECNOLÓGICASTecnologiaEnsino de Língua PortuguesaSurdosEste trabalho objetiva refletir sobre as possibilidades do uso e aplicação de Tecnologias daInformação e Comunicação no processo de ensino-aprendizagem de português (escrito) comosegunda língua para alunos surdos. Apresentaremos propostas de atividades que privilegiam ainteração surdo/surdo em português escrito por meio de interfaces tecnológicas. Os resultadosindicam que o uso de tecnologias nas aulas de línguas torna as aulas mais dinâmicas e motivadoras epossibilitam o exercício do letramento de maneira efetiva, através da interação escrita, de surdo parasurdo.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2014-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/1188910.12957/cadsem.2012.11889Caderno Seminal; v. 18 n. 18 (2012): CADERNO SEMINAL DIGITAL (JUL/DEZ - 2012)1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/11889/9314RIBEIRO, Maria Clara M. A.info:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-15T19:08:22Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/11889Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2016-03-15T19:08:22Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ALUNOS SURDOS: PROPOSTAS DE ATIVIDADES A PARTIR DE INTERFACES TECNOLÓGICAS
title LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ALUNOS SURDOS: PROPOSTAS DE ATIVIDADES A PARTIR DE INTERFACES TECNOLÓGICAS
spellingShingle LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ALUNOS SURDOS: PROPOSTAS DE ATIVIDADES A PARTIR DE INTERFACES TECNOLÓGICAS
RIBEIRO, Maria Clara M. A.
Tecnologia
Ensino de Língua Portuguesa
Surdos
title_short LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ALUNOS SURDOS: PROPOSTAS DE ATIVIDADES A PARTIR DE INTERFACES TECNOLÓGICAS
title_full LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ALUNOS SURDOS: PROPOSTAS DE ATIVIDADES A PARTIR DE INTERFACES TECNOLÓGICAS
title_fullStr LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ALUNOS SURDOS: PROPOSTAS DE ATIVIDADES A PARTIR DE INTERFACES TECNOLÓGICAS
title_full_unstemmed LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ALUNOS SURDOS: PROPOSTAS DE ATIVIDADES A PARTIR DE INTERFACES TECNOLÓGICAS
title_sort LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ALUNOS SURDOS: PROPOSTAS DE ATIVIDADES A PARTIR DE INTERFACES TECNOLÓGICAS
author RIBEIRO, Maria Clara M. A.
author_facet RIBEIRO, Maria Clara M. A.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv RIBEIRO, Maria Clara M. A.
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia
Ensino de Língua Portuguesa
Surdos
topic Tecnologia
Ensino de Língua Portuguesa
Surdos
description Este trabalho objetiva refletir sobre as possibilidades do uso e aplicação de Tecnologias daInformação e Comunicação no processo de ensino-aprendizagem de português (escrito) comosegunda língua para alunos surdos. Apresentaremos propostas de atividades que privilegiam ainteração surdo/surdo em português escrito por meio de interfaces tecnológicas. Os resultadosindicam que o uso de tecnologias nas aulas de línguas torna as aulas mais dinâmicas e motivadoras epossibilitam o exercício do letramento de maneira efetiva, através da interação escrita, de surdo parasurdo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/11889
10.12957/cadsem.2012.11889
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/11889
identifier_str_mv 10.12957/cadsem.2012.11889
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/11889/9314
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Seminal; v. 18 n. 18 (2012): CADERNO SEMINAL DIGITAL (JUL/DEZ - 2012)
1806-9142
1414-4298
reponame:Caderno Seminal Digital
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Caderno Seminal Digital
collection Caderno Seminal Digital
repository.name.fl_str_mv Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv darciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com
_version_ 1789800758060777472