Programa de leitorado do Brasil: discussões sobre o perfil profissional do leitor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Leilane Morais
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Matraga (Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/34153
Resumo: Localizado no âmbito dos estudos relativos às políticas linguísti­cas externas (CALVET, 2007), este artigo se propõe a apresentar uma análise do perfil profissional, em termos de formação aca­dêmica, de sujeitos que atuaram junto ao Programa de Leitorado do Brasil entre 2010 e 2014. Para isso, dados inéditos, coletados mediante pesquisa documental no Arquivo Nacional do Palácio do Itamaraty, são apresentados e discutidos. Informações, obtidas pela aplicação de questionário aos leitores estudados e por entrevista realizada com o antigo ministro-diretor do Departamento Cultu­ral do Ministério das Relações Exteriores, também fazem parte da problematização e permitem relacionar a formação dos leitores a uma discussão mais ampla sobre a profissionalização do docente de línguas no Brasil. A partir disso, o estudo também menciona a baixa oferta de licenciaturas na área de Letras/Ensino de Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL) e a não exigência, por parte da Capes e do Ministério das Relações Exteriores, de uma formação específica em Letras para candidatura ao Programa de Leitorado, o que permite enfatizar, com vistas ao andamento futuro desse planejamento linguístico, que os leitores devem ser professo­res/profissionais formados na área de línguas.
id UERJ-9_8c7fd58a295ebc7ac253d63e99d27d1b
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/34153
network_acronym_str UERJ-9
network_name_str Matraga (Online)
repository_id_str
spelling Programa de leitorado do Brasil: discussões sobre o perfil profissional do leitorBrazil's Programa de leitorado: discussions on the professional profile of lectureshipPrograma de LeitoradoPolíticas LinguísticasBrasil.LectureshipsLinguistic PoliciesBrazil.Localizado no âmbito dos estudos relativos às políticas linguísti­cas externas (CALVET, 2007), este artigo se propõe a apresentar uma análise do perfil profissional, em termos de formação aca­dêmica, de sujeitos que atuaram junto ao Programa de Leitorado do Brasil entre 2010 e 2014. Para isso, dados inéditos, coletados mediante pesquisa documental no Arquivo Nacional do Palácio do Itamaraty, são apresentados e discutidos. Informações, obtidas pela aplicação de questionário aos leitores estudados e por entrevista realizada com o antigo ministro-diretor do Departamento Cultu­ral do Ministério das Relações Exteriores, também fazem parte da problematização e permitem relacionar a formação dos leitores a uma discussão mais ampla sobre a profissionalização do docente de línguas no Brasil. A partir disso, o estudo também menciona a baixa oferta de licenciaturas na área de Letras/Ensino de Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL) e a não exigência, por parte da Capes e do Ministério das Relações Exteriores, de uma formação específica em Letras para candidatura ao Programa de Leitorado, o que permite enfatizar, com vistas ao andamento futuro desse planejamento linguístico, que os leitores devem ser professo­res/profissionais formados na área de línguas.In the context of studies on external language policies (CALVET, 2007), this article proposes to present an analysis of the professional profile, in terms of academic training, of subjects who worked with the Programa de Leitorado between 2010 and 2014. For this, unprecedented data, collected through documental examination in the Arquivo Nacional of the Palácio do Itamaraty, are presented and discussed. Information obtained through the application of a questionnaire to the studied lectureships and an interview with the former minister-director of the Departamento Cultural of the Ministério das Relações Exteriores, are also part of the problematization and allow to relate the formation of the lectureships to a broader discussion about the professionalization of the language teacher in Brazil. From this, the study also mentions the low supply of degrees in the area of Portuguese Language/ Portuguese to Speakers of Other Languages (PFOL in Portuguese) and the lack of demand, by Capes and the Ministério das Relações Exteriores, for a specific training in Portuguese Language to apply for the Programa de Leitorado, which allows to emphasize, with a view to the future progress of this linguistic planning, that the lectureships must be teachers/professionals trained in the area of languages.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2018-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigos de linguísticaartigos de linguísticaapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/3415310.12957/matraga.2018.34153Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 25 n. 44 (2018): Português língua não materna; 252-271MATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 25 No. 44 (2018): Portuguese non-maternal language; 252-2712446-69051414-7165reponame:Matraga (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/34153/26958Copyright (c) 2018 Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Leilane Morais2021-06-28T15:56:01Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/34153Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matragaPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/oai||letrasmatraga@uerj.br2446-69051414-7165opendoar:2021-06-28T15:56:01Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Programa de leitorado do Brasil: discussões sobre o perfil profissional do leitor
Brazil's Programa de leitorado: discussions on the professional profile of lectureship
title Programa de leitorado do Brasil: discussões sobre o perfil profissional do leitor
spellingShingle Programa de leitorado do Brasil: discussões sobre o perfil profissional do leitor
Oliveira, Leilane Morais
Programa de Leitorado
Políticas Linguísticas
Brasil.
Lectureships
Linguistic Policies
Brazil.
title_short Programa de leitorado do Brasil: discussões sobre o perfil profissional do leitor
title_full Programa de leitorado do Brasil: discussões sobre o perfil profissional do leitor
title_fullStr Programa de leitorado do Brasil: discussões sobre o perfil profissional do leitor
title_full_unstemmed Programa de leitorado do Brasil: discussões sobre o perfil profissional do leitor
title_sort Programa de leitorado do Brasil: discussões sobre o perfil profissional do leitor
author Oliveira, Leilane Morais
author_facet Oliveira, Leilane Morais
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Leilane Morais
dc.subject.por.fl_str_mv Programa de Leitorado
Políticas Linguísticas
Brasil.
Lectureships
Linguistic Policies
Brazil.
topic Programa de Leitorado
Políticas Linguísticas
Brasil.
Lectureships
Linguistic Policies
Brazil.
description Localizado no âmbito dos estudos relativos às políticas linguísti­cas externas (CALVET, 2007), este artigo se propõe a apresentar uma análise do perfil profissional, em termos de formação aca­dêmica, de sujeitos que atuaram junto ao Programa de Leitorado do Brasil entre 2010 e 2014. Para isso, dados inéditos, coletados mediante pesquisa documental no Arquivo Nacional do Palácio do Itamaraty, são apresentados e discutidos. Informações, obtidas pela aplicação de questionário aos leitores estudados e por entrevista realizada com o antigo ministro-diretor do Departamento Cultu­ral do Ministério das Relações Exteriores, também fazem parte da problematização e permitem relacionar a formação dos leitores a uma discussão mais ampla sobre a profissionalização do docente de línguas no Brasil. A partir disso, o estudo também menciona a baixa oferta de licenciaturas na área de Letras/Ensino de Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL) e a não exigência, por parte da Capes e do Ministério das Relações Exteriores, de uma formação específica em Letras para candidatura ao Programa de Leitorado, o que permite enfatizar, com vistas ao andamento futuro desse planejamento linguístico, que os leitores devem ser professo­res/profissionais formados na área de línguas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
artigos de linguística
artigos de linguística
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/34153
10.12957/matraga.2018.34153
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/34153
identifier_str_mv 10.12957/matraga.2018.34153
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/34153/26958
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 25 n. 44 (2018): Português língua não materna; 252-271
MATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 25 No. 44 (2018): Portuguese non-maternal language; 252-271
2446-6905
1414-7165
reponame:Matraga (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Matraga (Online)
collection Matraga (Online)
repository.name.fl_str_mv Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasmatraga@uerj.br
_version_ 1789800947796410368