Programa de leitorado do Brasil: discussões sobre o perfil profissional do leitor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Matraga (Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/34153 |
Resumo: | Localizado no âmbito dos estudos relativos às políticas linguísticas externas (CALVET, 2007), este artigo se propõe a apresentar uma análise do perfil profissional, em termos de formação acadêmica, de sujeitos que atuaram junto ao Programa de Leitorado do Brasil entre 2010 e 2014. Para isso, dados inéditos, coletados mediante pesquisa documental no Arquivo Nacional do Palácio do Itamaraty, são apresentados e discutidos. Informações, obtidas pela aplicação de questionário aos leitores estudados e por entrevista realizada com o antigo ministro-diretor do Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores, também fazem parte da problematização e permitem relacionar a formação dos leitores a uma discussão mais ampla sobre a profissionalização do docente de línguas no Brasil. A partir disso, o estudo também menciona a baixa oferta de licenciaturas na área de Letras/Ensino de Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL) e a não exigência, por parte da Capes e do Ministério das Relações Exteriores, de uma formação específica em Letras para candidatura ao Programa de Leitorado, o que permite enfatizar, com vistas ao andamento futuro desse planejamento linguístico, que os leitores devem ser professores/profissionais formados na área de línguas. |
id |
UERJ-9_8c7fd58a295ebc7ac253d63e99d27d1b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/34153 |
network_acronym_str |
UERJ-9 |
network_name_str |
Matraga (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Programa de leitorado do Brasil: discussões sobre o perfil profissional do leitorBrazil's Programa de leitorado: discussions on the professional profile of lectureshipPrograma de LeitoradoPolíticas LinguísticasBrasil.LectureshipsLinguistic PoliciesBrazil.Localizado no âmbito dos estudos relativos às políticas linguísticas externas (CALVET, 2007), este artigo se propõe a apresentar uma análise do perfil profissional, em termos de formação acadêmica, de sujeitos que atuaram junto ao Programa de Leitorado do Brasil entre 2010 e 2014. Para isso, dados inéditos, coletados mediante pesquisa documental no Arquivo Nacional do Palácio do Itamaraty, são apresentados e discutidos. Informações, obtidas pela aplicação de questionário aos leitores estudados e por entrevista realizada com o antigo ministro-diretor do Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores, também fazem parte da problematização e permitem relacionar a formação dos leitores a uma discussão mais ampla sobre a profissionalização do docente de línguas no Brasil. A partir disso, o estudo também menciona a baixa oferta de licenciaturas na área de Letras/Ensino de Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL) e a não exigência, por parte da Capes e do Ministério das Relações Exteriores, de uma formação específica em Letras para candidatura ao Programa de Leitorado, o que permite enfatizar, com vistas ao andamento futuro desse planejamento linguístico, que os leitores devem ser professores/profissionais formados na área de línguas.In the context of studies on external language policies (CALVET, 2007), this article proposes to present an analysis of the professional profile, in terms of academic training, of subjects who worked with the Programa de Leitorado between 2010 and 2014. For this, unprecedented data, collected through documental examination in the Arquivo Nacional of the Palácio do Itamaraty, are presented and discussed. Information obtained through the application of a questionnaire to the studied lectureships and an interview with the former minister-director of the Departamento Cultural of the Ministério das Relações Exteriores, are also part of the problematization and allow to relate the formation of the lectureships to a broader discussion about the professionalization of the language teacher in Brazil. From this, the study also mentions the low supply of degrees in the area of Portuguese Language/ Portuguese to Speakers of Other Languages (PFOL in Portuguese) and the lack of demand, by Capes and the Ministério das Relações Exteriores, for a specific training in Portuguese Language to apply for the Programa de Leitorado, which allows to emphasize, with a view to the future progress of this linguistic planning, that the lectureships must be teachers/professionals trained in the area of languages.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2018-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigos de linguísticaartigos de linguísticaapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/3415310.12957/matraga.2018.34153Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 25 n. 44 (2018): Português língua não materna; 252-271MATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 25 No. 44 (2018): Portuguese non-maternal language; 252-2712446-69051414-7165reponame:Matraga (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/34153/26958Copyright (c) 2018 Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Leilane Morais2021-06-28T15:56:01Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/34153Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matragaPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/oai||letrasmatraga@uerj.br2446-69051414-7165opendoar:2021-06-28T15:56:01Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programa de leitorado do Brasil: discussões sobre o perfil profissional do leitor Brazil's Programa de leitorado: discussions on the professional profile of lectureship |
title |
Programa de leitorado do Brasil: discussões sobre o perfil profissional do leitor |
spellingShingle |
Programa de leitorado do Brasil: discussões sobre o perfil profissional do leitor Oliveira, Leilane Morais Programa de Leitorado Políticas Linguísticas Brasil. Lectureships Linguistic Policies Brazil. |
title_short |
Programa de leitorado do Brasil: discussões sobre o perfil profissional do leitor |
title_full |
Programa de leitorado do Brasil: discussões sobre o perfil profissional do leitor |
title_fullStr |
Programa de leitorado do Brasil: discussões sobre o perfil profissional do leitor |
title_full_unstemmed |
Programa de leitorado do Brasil: discussões sobre o perfil profissional do leitor |
title_sort |
Programa de leitorado do Brasil: discussões sobre o perfil profissional do leitor |
author |
Oliveira, Leilane Morais |
author_facet |
Oliveira, Leilane Morais |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Leilane Morais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programa de Leitorado Políticas Linguísticas Brasil. Lectureships Linguistic Policies Brazil. |
topic |
Programa de Leitorado Políticas Linguísticas Brasil. Lectureships Linguistic Policies Brazil. |
description |
Localizado no âmbito dos estudos relativos às políticas linguísticas externas (CALVET, 2007), este artigo se propõe a apresentar uma análise do perfil profissional, em termos de formação acadêmica, de sujeitos que atuaram junto ao Programa de Leitorado do Brasil entre 2010 e 2014. Para isso, dados inéditos, coletados mediante pesquisa documental no Arquivo Nacional do Palácio do Itamaraty, são apresentados e discutidos. Informações, obtidas pela aplicação de questionário aos leitores estudados e por entrevista realizada com o antigo ministro-diretor do Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores, também fazem parte da problematização e permitem relacionar a formação dos leitores a uma discussão mais ampla sobre a profissionalização do docente de línguas no Brasil. A partir disso, o estudo também menciona a baixa oferta de licenciaturas na área de Letras/Ensino de Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL) e a não exigência, por parte da Capes e do Ministério das Relações Exteriores, de uma formação específica em Letras para candidatura ao Programa de Leitorado, o que permite enfatizar, com vistas ao andamento futuro desse planejamento linguístico, que os leitores devem ser professores/profissionais formados na área de línguas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion artigos de linguística artigos de linguística |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/34153 10.12957/matraga.2018.34153 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/34153 |
identifier_str_mv |
10.12957/matraga.2018.34153 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/34153/26958 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 25 n. 44 (2018): Português língua não materna; 252-271 MATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 25 No. 44 (2018): Portuguese non-maternal language; 252-271 2446-6905 1414-7165 reponame:Matraga (Online) instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Matraga (Online) |
collection |
Matraga (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||letrasmatraga@uerj.br |
_version_ |
1789800947796410368 |