Aprendizagem Organizacional e Epistemologia da Prática: Um Balanço de Percurso e Repercussões
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/10045 |
Resumo: | Na discussão sobre Aprendizagem Organizacional (AO), uma vertente surgida nos anos 90, pautada por uma ‘epistemologia da prática’, distancia-se do conjunto de trabalhos publicados até então especialmente por conceber a aprendizagem como um fenômeno principalmente social e cultural, e o conhecimento como situado e imbricado de diferentes modos em humanos e não-humanos. O presente ensaio teórico visa contextualizar a emergência dessa vertente. Para isso, inicia apresentando teorizações de prática presentes na literatura e que compõem o chamado Practice Turn, caracterizado pela negação de diversas dicotomias, pelo foco nas atividades cotidianas e nos processos imbricados de agir e fazer. A partir dessa caracterização, discutem- se diferentes abordagens baseadas em prática presentes na literatura de AO. Finalmente, pontuam-se possíveis contribuições que essas abordagens possam trazer para esse campo de estudo e cuidados que precisariam ser tomados ao se optar por esse tipo de abordagem. |
id |
UFBA-11_5f1fa8d0f71fd33574a5348fa2bc9e09 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10045 |
network_acronym_str |
UFBA-11 |
network_name_str |
Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem Organizacional e Epistemologia da Prática: Um Balanço de Percurso e RepercussõesAprendizagem OrganizacionalEstudos Baseados em PráticaSaberesSaber PráticoPrática.Na discussão sobre Aprendizagem Organizacional (AO), uma vertente surgida nos anos 90, pautada por uma ‘epistemologia da prática’, distancia-se do conjunto de trabalhos publicados até então especialmente por conceber a aprendizagem como um fenômeno principalmente social e cultural, e o conhecimento como situado e imbricado de diferentes modos em humanos e não-humanos. O presente ensaio teórico visa contextualizar a emergência dessa vertente. Para isso, inicia apresentando teorizações de prática presentes na literatura e que compõem o chamado Practice Turn, caracterizado pela negação de diversas dicotomias, pelo foco nas atividades cotidianas e nos processos imbricados de agir e fazer. A partir dessa caracterização, discutem- se diferentes abordagens baseadas em prática presentes na literatura de AO. Finalmente, pontuam-se possíveis contribuições que essas abordagens possam trazer para esse campo de estudo e cuidados que precisariam ser tomados ao se optar por esse tipo de abordagem.Universidade Federal da Bahia2013-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/1004510.9771/23172428rigs.v2i1.10045Revista Interdisciplinar de Gestão Social; v. 2 n. 1 (2013)2317-24282316-8196reponame:Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/10045/7187Azevedo, Deborainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-05-16T10:42:41Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10045Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/rigsONGhttps://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/oairevistarigs@ciags.org.br || revistarigs@ciags.org.br2317-24282316-8196opendoar:2018-05-16T10:42:41Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem Organizacional e Epistemologia da Prática: Um Balanço de Percurso e Repercussões |
title |
Aprendizagem Organizacional e Epistemologia da Prática: Um Balanço de Percurso e Repercussões |
spellingShingle |
Aprendizagem Organizacional e Epistemologia da Prática: Um Balanço de Percurso e Repercussões Azevedo, Debora Aprendizagem Organizacional Estudos Baseados em Prática Saberes Saber Prático Prática. |
title_short |
Aprendizagem Organizacional e Epistemologia da Prática: Um Balanço de Percurso e Repercussões |
title_full |
Aprendizagem Organizacional e Epistemologia da Prática: Um Balanço de Percurso e Repercussões |
title_fullStr |
Aprendizagem Organizacional e Epistemologia da Prática: Um Balanço de Percurso e Repercussões |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem Organizacional e Epistemologia da Prática: Um Balanço de Percurso e Repercussões |
title_sort |
Aprendizagem Organizacional e Epistemologia da Prática: Um Balanço de Percurso e Repercussões |
author |
Azevedo, Debora |
author_facet |
Azevedo, Debora |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Debora |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Organizacional Estudos Baseados em Prática Saberes Saber Prático Prática. |
topic |
Aprendizagem Organizacional Estudos Baseados em Prática Saberes Saber Prático Prática. |
description |
Na discussão sobre Aprendizagem Organizacional (AO), uma vertente surgida nos anos 90, pautada por uma ‘epistemologia da prática’, distancia-se do conjunto de trabalhos publicados até então especialmente por conceber a aprendizagem como um fenômeno principalmente social e cultural, e o conhecimento como situado e imbricado de diferentes modos em humanos e não-humanos. O presente ensaio teórico visa contextualizar a emergência dessa vertente. Para isso, inicia apresentando teorizações de prática presentes na literatura e que compõem o chamado Practice Turn, caracterizado pela negação de diversas dicotomias, pelo foco nas atividades cotidianas e nos processos imbricados de agir e fazer. A partir dessa caracterização, discutem- se diferentes abordagens baseadas em prática presentes na literatura de AO. Finalmente, pontuam-se possíveis contribuições que essas abordagens possam trazer para esse campo de estudo e cuidados que precisariam ser tomados ao se optar por esse tipo de abordagem. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-02-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/10045 10.9771/23172428rigs.v2i1.10045 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/10045 |
identifier_str_mv |
10.9771/23172428rigs.v2i1.10045 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/10045/7187 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar de Gestão Social; v. 2 n. 1 (2013) 2317-2428 2316-8196 reponame:Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) |
collection |
Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarigs@ciags.org.br || revistarigs@ciags.org.br |
_version_ |
1797686151265386496 |