Aprendizagem Organizacional e Epistemologia da Prática: Um Balanço de Percurso e Repercussões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Debora
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/10045
Resumo: Na discussão sobre Aprendizagem Organizacional (AO), uma vertente surgida nos anos 90, pautada por uma ‘epistemologia da prática’, distancia-se do conjunto de trabalhos publicados até então especialmente por conceber a aprendizagem como um fenômeno principalmente social e cultural, e o conhecimento como situado e imbricado de diferentes modos em humanos e não-humanos. O presente ensaio teórico visa contextualizar a emergência dessa vertente. Para isso, inicia apresentando teorizações de prática presentes na literatura e que compõem o chamado Practice Turn, caracterizado pela negação de diversas dicotomias, pelo foco nas atividades cotidianas e nos processos imbricados de agir e fazer. A partir dessa caracterização, discutem- se diferentes abordagens baseadas em prática presentes na literatura de AO. Finalmente, pontuam-se possíveis contribuições que essas abordagens possam trazer para esse campo de estudo e cuidados que precisariam ser tomados ao se optar por esse tipo de abordagem.
id UFBA-11_5f1fa8d0f71fd33574a5348fa2bc9e09
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10045
network_acronym_str UFBA-11
network_name_str Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online)
repository_id_str
spelling Aprendizagem Organizacional e Epistemologia da Prática: Um Balanço de Percurso e RepercussõesAprendizagem OrganizacionalEstudos Baseados em PráticaSaberesSaber PráticoPrática.Na discussão sobre Aprendizagem Organizacional (AO), uma vertente surgida nos anos 90, pautada por uma ‘epistemologia da prática’, distancia-se do conjunto de trabalhos publicados até então especialmente por conceber a aprendizagem como um fenômeno principalmente social e cultural, e o conhecimento como situado e imbricado de diferentes modos em humanos e não-humanos. O presente ensaio teórico visa contextualizar a emergência dessa vertente. Para isso, inicia apresentando teorizações de prática presentes na literatura e que compõem o chamado Practice Turn, caracterizado pela negação de diversas dicotomias, pelo foco nas atividades cotidianas e nos processos imbricados de agir e fazer. A partir dessa caracterização, discutem- se diferentes abordagens baseadas em prática presentes na literatura de AO. Finalmente, pontuam-se possíveis contribuições que essas abordagens possam trazer para esse campo de estudo e cuidados que precisariam ser tomados ao se optar por esse tipo de abordagem.Universidade Federal da Bahia2013-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/1004510.9771/23172428rigs.v2i1.10045Revista Interdisciplinar de Gestão Social; v. 2 n. 1 (2013)2317-24282316-8196reponame:Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/10045/7187Azevedo, Deborainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-05-16T10:42:41Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10045Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/rigsONGhttps://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/oairevistarigs@ciags.org.br || revistarigs@ciags.org.br2317-24282316-8196opendoar:2018-05-16T10:42:41Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem Organizacional e Epistemologia da Prática: Um Balanço de Percurso e Repercussões
title Aprendizagem Organizacional e Epistemologia da Prática: Um Balanço de Percurso e Repercussões
spellingShingle Aprendizagem Organizacional e Epistemologia da Prática: Um Balanço de Percurso e Repercussões
Azevedo, Debora
Aprendizagem Organizacional
Estudos Baseados em Prática
Saberes
Saber Prático
Prática.
title_short Aprendizagem Organizacional e Epistemologia da Prática: Um Balanço de Percurso e Repercussões
title_full Aprendizagem Organizacional e Epistemologia da Prática: Um Balanço de Percurso e Repercussões
title_fullStr Aprendizagem Organizacional e Epistemologia da Prática: Um Balanço de Percurso e Repercussões
title_full_unstemmed Aprendizagem Organizacional e Epistemologia da Prática: Um Balanço de Percurso e Repercussões
title_sort Aprendizagem Organizacional e Epistemologia da Prática: Um Balanço de Percurso e Repercussões
author Azevedo, Debora
author_facet Azevedo, Debora
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Debora
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem Organizacional
Estudos Baseados em Prática
Saberes
Saber Prático
Prática.
topic Aprendizagem Organizacional
Estudos Baseados em Prática
Saberes
Saber Prático
Prática.
description Na discussão sobre Aprendizagem Organizacional (AO), uma vertente surgida nos anos 90, pautada por uma ‘epistemologia da prática’, distancia-se do conjunto de trabalhos publicados até então especialmente por conceber a aprendizagem como um fenômeno principalmente social e cultural, e o conhecimento como situado e imbricado de diferentes modos em humanos e não-humanos. O presente ensaio teórico visa contextualizar a emergência dessa vertente. Para isso, inicia apresentando teorizações de prática presentes na literatura e que compõem o chamado Practice Turn, caracterizado pela negação de diversas dicotomias, pelo foco nas atividades cotidianas e nos processos imbricados de agir e fazer. A partir dessa caracterização, discutem- se diferentes abordagens baseadas em prática presentes na literatura de AO. Finalmente, pontuam-se possíveis contribuições que essas abordagens possam trazer para esse campo de estudo e cuidados que precisariam ser tomados ao se optar por esse tipo de abordagem.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/10045
10.9771/23172428rigs.v2i1.10045
url https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/10045
identifier_str_mv 10.9771/23172428rigs.v2i1.10045
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/10045/7187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar de Gestão Social; v. 2 n. 1 (2013)
2317-2428
2316-8196
reponame:Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online)
collection Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistarigs@ciags.org.br || revistarigs@ciags.org.br
_version_ 1797686151265386496