Brasil quem conhece vira fã: uma analise da campanha publicitaria do Instituto Brasileiro de Turismo - EMBRATUR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30566 |
Resumo: | Este trabalho monográfico versa sobre o papel da comunicação, especialmente da publicidade, na atividade turística. O objetivo principal deste trabalho foi verificar de que modo o Instituto Brasileiro de Turismo – EMBRATUR, por meio da elaboração e veiculação da campanha publicitária “Brasil. Quem conhece vira fã” realizada a partir das diretrizes estabelecidas pelo Plano Aquarela – Marketing Turístico Internacional do Brasil, promoveu a imagem turística do Brasil de modo a inseri-lo como um destino competitivo no cenário do turismo internacional. Para tanto, realizou-se uma análise de um dos anúncios que integra a campanha utilizando elementos da semiologia clássica, especialmente os comprometidos com a análise de Roland Barthes (1990), como suporte teórico-metodológico. Acreditando que o desenvolvimento das tecnologias de comunicação e o estabelecimento da publicidade como uma prática social na contemporaneidade influenciaram significativamente a prática turística, relacionou-se três grandes fenômenos: globalização, comunicação e turismo. Do mesmo modo, situou-se a publicidade no campo midiático e especificou-se algumas de suas características no que tange às particularidades do produto turístico. Realizou-se também um breve panorama histórico a respeito das principais campanhas turísticas da EMBRATUR para observar que elementos identitários da nação brasileira integraram a construção da imagem turística do país. |
id |
UFBA-2_7948e3a8b5aa7bd196cbe83cd1b7e9e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/30566 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Figueiredo, Patricia de souzaPalácios, Annamaria da Rocha Jatobá2019-09-06T16:50:12Z2019-09-06T16:50:12Z2019-09-062008Monografiahttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30566Este trabalho monográfico versa sobre o papel da comunicação, especialmente da publicidade, na atividade turística. O objetivo principal deste trabalho foi verificar de que modo o Instituto Brasileiro de Turismo – EMBRATUR, por meio da elaboração e veiculação da campanha publicitária “Brasil. Quem conhece vira fã” realizada a partir das diretrizes estabelecidas pelo Plano Aquarela – Marketing Turístico Internacional do Brasil, promoveu a imagem turística do Brasil de modo a inseri-lo como um destino competitivo no cenário do turismo internacional. Para tanto, realizou-se uma análise de um dos anúncios que integra a campanha utilizando elementos da semiologia clássica, especialmente os comprometidos com a análise de Roland Barthes (1990), como suporte teórico-metodológico. Acreditando que o desenvolvimento das tecnologias de comunicação e o estabelecimento da publicidade como uma prática social na contemporaneidade influenciaram significativamente a prática turística, relacionou-se três grandes fenômenos: globalização, comunicação e turismo. Do mesmo modo, situou-se a publicidade no campo midiático e especificou-se algumas de suas características no que tange às particularidades do produto turístico. Realizou-se também um breve panorama histórico a respeito das principais campanhas turísticas da EMBRATUR para observar que elementos identitários da nação brasileira integraram a construção da imagem turística do país.Submitted by Catalogador FACOM (ncefacom@ufba.br) on 2019-09-06T15:00:36Z No. of bitstreams: 1 tccpatr■ciafigueiredo.pdf: 1629595 bytes, checksum: 6ae708fbf8cdd2ee20ae1c727474fdf3 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-09-06T16:50:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tccpatr■ciafigueiredo.pdf: 1629595 bytes, checksum: 6ae708fbf8cdd2ee20ae1c727474fdf3 (MD5)Made available in DSpace on 2019-09-06T16:50:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tccpatr■ciafigueiredo.pdf: 1629595 bytes, checksum: 6ae708fbf8cdd2ee20ae1c727474fdf3 (MD5)ComunicaçãoTurismo - PropagandaComunicaçãoPublicidade turísticaMarketing TurísticoTurismo - Brasil - CampanhasBrasil quem conhece vira fã: uma analise da campanha publicitaria do Instituto Brasileiro de Turismo - EMBRATURinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFaculdade de comunicaçãoUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBALICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1582https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30566/2/license.txt907e2b7d511fb2c3e42dbdd41a6197c6MD52ORIGINALtccpatr■ciafigueiredo.pdftccpatr■ciafigueiredo.pdfapplication/pdf1629595https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30566/1/tccpatr%ef%bf%adciafigueiredo.pdf6ae708fbf8cdd2ee20ae1c727474fdf3MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1582https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30566/3/license.txt907e2b7d511fb2c3e42dbdd41a6197c6MD53TEXTtccpatr■ciafigueiredo.pdf.txttccpatr■ciafigueiredo.pdf.txtExtracted texttext/plain154795https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30566/4/tccpatr%ef%bf%adciafigueiredo.pdf.txt2220d164fc563ba677ff39df71996907MD54ri/305662022-02-21 00:24:04.673oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-21T03:24:04Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Brasil quem conhece vira fã: uma analise da campanha publicitaria do Instituto Brasileiro de Turismo - EMBRATUR |
title |
Brasil quem conhece vira fã: uma analise da campanha publicitaria do Instituto Brasileiro de Turismo - EMBRATUR |
spellingShingle |
Brasil quem conhece vira fã: uma analise da campanha publicitaria do Instituto Brasileiro de Turismo - EMBRATUR Figueiredo, Patricia de souza Comunicação Turismo - Propaganda Comunicação Publicidade turística Marketing Turístico Turismo - Brasil - Campanhas |
title_short |
Brasil quem conhece vira fã: uma analise da campanha publicitaria do Instituto Brasileiro de Turismo - EMBRATUR |
title_full |
Brasil quem conhece vira fã: uma analise da campanha publicitaria do Instituto Brasileiro de Turismo - EMBRATUR |
title_fullStr |
Brasil quem conhece vira fã: uma analise da campanha publicitaria do Instituto Brasileiro de Turismo - EMBRATUR |
title_full_unstemmed |
Brasil quem conhece vira fã: uma analise da campanha publicitaria do Instituto Brasileiro de Turismo - EMBRATUR |
title_sort |
Brasil quem conhece vira fã: uma analise da campanha publicitaria do Instituto Brasileiro de Turismo - EMBRATUR |
author |
Figueiredo, Patricia de souza |
author_facet |
Figueiredo, Patricia de souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo, Patricia de souza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Palácios, Annamaria da Rocha Jatobá |
contributor_str_mv |
Palácios, Annamaria da Rocha Jatobá |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Comunicação |
topic |
Comunicação Turismo - Propaganda Comunicação Publicidade turística Marketing Turístico Turismo - Brasil - Campanhas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo - Propaganda Comunicação Publicidade turística Marketing Turístico Turismo - Brasil - Campanhas |
description |
Este trabalho monográfico versa sobre o papel da comunicação, especialmente da publicidade, na atividade turística. O objetivo principal deste trabalho foi verificar de que modo o Instituto Brasileiro de Turismo – EMBRATUR, por meio da elaboração e veiculação da campanha publicitária “Brasil. Quem conhece vira fã” realizada a partir das diretrizes estabelecidas pelo Plano Aquarela – Marketing Turístico Internacional do Brasil, promoveu a imagem turística do Brasil de modo a inseri-lo como um destino competitivo no cenário do turismo internacional. Para tanto, realizou-se uma análise de um dos anúncios que integra a campanha utilizando elementos da semiologia clássica, especialmente os comprometidos com a análise de Roland Barthes (1990), como suporte teórico-metodológico. Acreditando que o desenvolvimento das tecnologias de comunicação e o estabelecimento da publicidade como uma prática social na contemporaneidade influenciaram significativamente a prática turística, relacionou-se três grandes fenômenos: globalização, comunicação e turismo. Do mesmo modo, situou-se a publicidade no campo midiático e especificou-se algumas de suas características no que tange às particularidades do produto turístico. Realizou-se também um breve panorama histórico a respeito das principais campanhas turísticas da EMBRATUR para observar que elementos identitários da nação brasileira integraram a construção da imagem turística do país. |
publishDate |
2008 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-09-06T16:50:12Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-09-06T16:50:12Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-09-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30566 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
Monografia |
identifier_str_mv |
Monografia |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30566 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de comunicação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30566/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30566/1/tccpatr%ef%bf%adciafigueiredo.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30566/3/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30566/4/tccpatr%ef%bf%adciafigueiredo.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
907e2b7d511fb2c3e42dbdd41a6197c6 6ae708fbf8cdd2ee20ae1c727474fdf3 907e2b7d511fb2c3e42dbdd41a6197c6 2220d164fc563ba677ff39df71996907 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798057786184040448 |