Brasil quem conhece vira fã: uma analise da campanha publicitaria do Instituto Brasileiro de Turismo - EMBRATUR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Patricia de souza
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30566
Resumo: Este trabalho monográfico versa sobre o papel da comunicação, especialmente da publicidade, na atividade turística. O objetivo principal deste trabalho foi verificar de que modo o Instituto Brasileiro de Turismo – EMBRATUR, por meio da elaboração e veiculação da campanha publicitária “Brasil. Quem conhece vira fã” realizada a partir das diretrizes estabelecidas pelo Plano Aquarela – Marketing Turístico Internacional do Brasil, promoveu a imagem turística do Brasil de modo a inseri-lo como um destino competitivo no cenário do turismo internacional. Para tanto, realizou-se uma análise de um dos anúncios que integra a campanha utilizando elementos da semiologia clássica, especialmente os comprometidos com a análise de Roland Barthes (1990), como suporte teórico-metodológico. Acreditando que o desenvolvimento das tecnologias de comunicação e o estabelecimento da publicidade como uma prática social na contemporaneidade influenciaram significativamente a prática turística, relacionou-se três grandes fenômenos: globalização, comunicação e turismo. Do mesmo modo, situou-se a publicidade no campo midiático e especificou-se algumas de suas características no que tange às particularidades do produto turístico. Realizou-se também um breve panorama histórico a respeito das principais campanhas turísticas da EMBRATUR para observar que elementos identitários da nação brasileira integraram a construção da imagem turística do país.
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Acreditando que o desenvolvimento das tecnologias de comunicação e o estabelecimento da publicidade como uma prática social na contemporaneidade influenciaram significativamente a prática turística, relacionou-se três grandes fenômenos: globalização, comunicação e turismo. Do mesmo modo, situou-se a publicidade no campo midiático e especificou-se algumas de suas características no que tange às particularidades do produto turístico. 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