Da transgressão confinada às novas possibilidades de subjetivação: resgate e atualização do legado Dzi a partir do documentário Dzi Croquettes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cysneiros, Adriano
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16300
Resumo: Desde a extinção da formação inicial do grupo Dzi Croquettes, em 1976, muito se avançou no ocidente no que concernem os estudos feministas, gays, de gênero e queer, da subalternidade e pós-coloniais. Levando em consideração também as transformações socioculturais ocorridas, este trabalho pretende compreender a potência do referido grupo de teatro, quando visto nos dias de hoje através do documentário homônimo, na criação de novas possibilidades de subjetivação no panorama sociocultural brasileiro. Para tanto, busca-se contextualizar o seu surgimento na esteira da contracultura; antenados aos acontecimentos fora do Brasil, como os movimentos sociais nascentes, e sob a forte influência do movimento Tropicália, eles subiram ao palco sob o comando técnico de Lennie Dale e o humor de Walter Ribeiro e lançaram as bases para um novo gênero teatral, brasileiríssimo, que mais tarde viria a ser conhecido como besteirol. Tudo isso fizeram em cima do salto, trajando vestimentas masculinas e femininas sobre corpos sarados, peludos e pesadamente maquiados e purpurinados: eram o retrato da androginia. Sua performance tinha a potência de borrar limites e desnaturalizar corpos, expondo o caráter performativo dos gêneros e possibilitando diferentes perspectivas acerca da opressiva estrutura do armário e seu papel na dinâmica de sujeição e abjeção. Pretende-se, ainda, registrar como o referido grupo teatral fez uso do artifício e do fracasso, principalmente no que concerne às noções de gênero, para territorializar novos afetos e construir novas possibilidades de real social; essa reflexão é atravessada pelo modo como os Dzi Croquettes “reciclam” a instituição da família e, também, como afetos como a vergonha, a humilhação e a culpa perpassam a vida sob a marca da diferença. Para dar conta do que se propõe, será utilizada como procedimento metodológico a cartografia como sugerida por Rolnik (2006).
id UFBA-2_d6e875f3061253f60daf0dbe003fdaa9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/16300
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Cysneiros, AdrianoCysneiros, AdrianoThürler, DjalmaColling, LeandroGarcia, Paulo César2014-10-03T19:18:39Z2014-10-03T19:18:39Z2014-10-032014-05-26http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16300Desde a extinção da formação inicial do grupo Dzi Croquettes, em 1976, muito se avançou no ocidente no que concernem os estudos feministas, gays, de gênero e queer, da subalternidade e pós-coloniais. Levando em consideração também as transformações socioculturais ocorridas, este trabalho pretende compreender a potência do referido grupo de teatro, quando visto nos dias de hoje através do documentário homônimo, na criação de novas possibilidades de subjetivação no panorama sociocultural brasileiro. Para tanto, busca-se contextualizar o seu surgimento na esteira da contracultura; antenados aos acontecimentos fora do Brasil, como os movimentos sociais nascentes, e sob a forte influência do movimento Tropicália, eles subiram ao palco sob o comando técnico de Lennie Dale e o humor de Walter Ribeiro e lançaram as bases para um novo gênero teatral, brasileiríssimo, que mais tarde viria a ser conhecido como besteirol. Tudo isso fizeram em cima do salto, trajando vestimentas masculinas e femininas sobre corpos sarados, peludos e pesadamente maquiados e purpurinados: eram o retrato da androginia. Sua performance tinha a potência de borrar limites e desnaturalizar corpos, expondo o caráter performativo dos gêneros e possibilitando diferentes perspectivas acerca da opressiva estrutura do armário e seu papel na dinâmica de sujeição e abjeção. Pretende-se, ainda, registrar como o referido grupo teatral fez uso do artifício e do fracasso, principalmente no que concerne às noções de gênero, para territorializar novos afetos e construir novas possibilidades de real social; essa reflexão é atravessada pelo modo como os Dzi Croquettes “reciclam” a instituição da família e, também, como afetos como a vergonha, a humilhação e a culpa perpassam a vida sob a marca da diferença. Para dar conta do que se propõe, será utilizada como procedimento metodológico a cartografia como sugerida por Rolnik (2006).Since the extinction of the initial formation of the group Dzi Croquettes in 1976, much progress has been made in the West in the fields of feminists, gays, gender and queer, the subaltern and postcolonial studies. Taking into account also the socio-cultural changes occurred, this study aims to understand the power of that theater group, when viewed today through the homonymous documentary, creating new possibilities for subjectivity in the Brazilian socio-cultural panorama. To this end, we seek to contextualize its inception in the wake of the counterculture; attuned to events outside of Brazil, as nascent social movements, and under the strong influence of the Tropicália movement, they took the stage under the technique of Lennie Dale and the humor of Walter Ribeiro and laid the groundwork for a new theatrical genre, a very Brazilian one, that would later be known as besteirol. All this was made up high heels, dressing male and female garments over hairy, heavily made up and glittered bodies; they were the portrait of androgyny. Their performance had the potency to blur boundaries and deconstruct bodies, exposing the performative nature of gender and allowing different perspectives on the oppressive structure of the closet and its role in the dynamics of subjection and abjection. Yet, it is intended here to register as the aforementioned theater group made use of artifice and failure especially in relation to notions of gender to territorialize new affections and build new possibilities of social reality; this reflection is crossed by how Dzi Croquettes "recycle" the institution of the family and also as such affects as shame, humiliation and guilt pervade life under the mark of difference. To give an account of what is proposed, cartography will be used as a methodological procedure as suggested by Rolnik (2006).Submitted by Adriano Cysneiros (psicysneiros@gmail.com) on 2014-06-25T17:54:08Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO VERSÃO FINAL.pdf: 815496 bytes, checksum: df6c5a7b96b1380cf54221133000a6dd (MD5)Approved for entry into archive by Alda Lima da Silva (sivalda@ufba.br) on 2014-10-03T19:18:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO VERSÃO FINAL.pdf: 815496 bytes, checksum: df6c5a7b96b1380cf54221133000a6dd (MD5)Made available in DSpace on 2014-10-03T19:18:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO VERSÃO FINAL.pdf: 815496 bytes, checksum: df6c5a7b96b1380cf54221133000a6dd (MD5)CAPESCultura e SociedadeDzi CroquettesbesteirolArmárioFamíliaFracassoDa transgressão confinada às novas possibilidades de subjetivação: resgate e atualização do legado Dzi a partir do documentário Dzi Croquettesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisInstituto de Humanidades, Artes e CiênciasPrograma Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e SociedadeUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDISSERTAÇÃO VERSÃO FINAL.pdfDISSERTAÇÃO VERSÃO FINAL.pdfapplication/pdf815496https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16300/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20VERS%c3%83O%20FINAL.pdfdf6c5a7b96b1380cf54221133000a6ddMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16300/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTDISSERTAÇÃO VERSÃO FINAL.pdf.txtDISSERTAÇÃO VERSÃO FINAL.pdf.txtExtracted texttext/plain329507https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16300/3/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20VERS%c3%83O%20FINAL.pdf.txt3e877d4b442da2b14ed023491354e70dMD53ri/163002022-07-05 14:03:31.414oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:31Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Da transgressão confinada às novas possibilidades de subjetivação: resgate e atualização do legado Dzi a partir do documentário Dzi Croquettes
title Da transgressão confinada às novas possibilidades de subjetivação: resgate e atualização do legado Dzi a partir do documentário Dzi Croquettes
spellingShingle Da transgressão confinada às novas possibilidades de subjetivação: resgate e atualização do legado Dzi a partir do documentário Dzi Croquettes
Cysneiros, Adriano
Cultura e Sociedade
Dzi Croquettes
besteirol
Armário
Família
Fracasso
title_short Da transgressão confinada às novas possibilidades de subjetivação: resgate e atualização do legado Dzi a partir do documentário Dzi Croquettes
title_full Da transgressão confinada às novas possibilidades de subjetivação: resgate e atualização do legado Dzi a partir do documentário Dzi Croquettes
title_fullStr Da transgressão confinada às novas possibilidades de subjetivação: resgate e atualização do legado Dzi a partir do documentário Dzi Croquettes
title_full_unstemmed Da transgressão confinada às novas possibilidades de subjetivação: resgate e atualização do legado Dzi a partir do documentário Dzi Croquettes
title_sort Da transgressão confinada às novas possibilidades de subjetivação: resgate e atualização do legado Dzi a partir do documentário Dzi Croquettes
author Cysneiros, Adriano
author_facet Cysneiros, Adriano
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cysneiros, Adriano
Cysneiros, Adriano
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Thürler, Djalma
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Colling, Leandro
Garcia, Paulo César
contributor_str_mv Thürler, Djalma
Colling, Leandro
Garcia, Paulo César
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Cultura e Sociedade
topic Cultura e Sociedade
Dzi Croquettes
besteirol
Armário
Família
Fracasso
dc.subject.por.fl_str_mv Dzi Croquettes
besteirol
Armário
Família
Fracasso
description Desde a extinção da formação inicial do grupo Dzi Croquettes, em 1976, muito se avançou no ocidente no que concernem os estudos feministas, gays, de gênero e queer, da subalternidade e pós-coloniais. Levando em consideração também as transformações socioculturais ocorridas, este trabalho pretende compreender a potência do referido grupo de teatro, quando visto nos dias de hoje através do documentário homônimo, na criação de novas possibilidades de subjetivação no panorama sociocultural brasileiro. Para tanto, busca-se contextualizar o seu surgimento na esteira da contracultura; antenados aos acontecimentos fora do Brasil, como os movimentos sociais nascentes, e sob a forte influência do movimento Tropicália, eles subiram ao palco sob o comando técnico de Lennie Dale e o humor de Walter Ribeiro e lançaram as bases para um novo gênero teatral, brasileiríssimo, que mais tarde viria a ser conhecido como besteirol. Tudo isso fizeram em cima do salto, trajando vestimentas masculinas e femininas sobre corpos sarados, peludos e pesadamente maquiados e purpurinados: eram o retrato da androginia. Sua performance tinha a potência de borrar limites e desnaturalizar corpos, expondo o caráter performativo dos gêneros e possibilitando diferentes perspectivas acerca da opressiva estrutura do armário e seu papel na dinâmica de sujeição e abjeção. Pretende-se, ainda, registrar como o referido grupo teatral fez uso do artifício e do fracasso, principalmente no que concerne às noções de gênero, para territorializar novos afetos e construir novas possibilidades de real social; essa reflexão é atravessada pelo modo como os Dzi Croquettes “reciclam” a instituição da família e, também, como afetos como a vergonha, a humilhação e a culpa perpassam a vida sob a marca da diferença. Para dar conta do que se propõe, será utilizada como procedimento metodológico a cartografia como sugerida por Rolnik (2006).
publishDate 2014
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2014-05-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-10-03T19:18:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-10-03T19:18:39Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-10-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16300
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16300
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Humanidades, Artes e Ciências
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Humanidades, Artes e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16300/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20VERS%c3%83O%20FINAL.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16300/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16300/3/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20VERS%c3%83O%20FINAL.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv df6c5a7b96b1380cf54221133000a6dd
ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0
3e877d4b442da2b14ed023491354e70d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798057660312977408