Mobilização e construção de saberes na prática pedagógica do professor de geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LOPES, Claudivan Sanches
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: PONTUSCHKA, Nídia Nacib
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geosaberes
Texto Completo: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/89
Resumo: Discute-se, neste artigo, o processo de mobilização e construção de saberes na prática pedagógica de professores de Geografia. Considerando o campo das pesquisas que têm por escopo a profissionalização dos professores e seu principal corolário, os saberes docentes, destaca-se os aportes teóricos formulados por Lee S. Shulman, particularmente, a categoria de conhecimento docente por este autor denominada de conhecimento pedagógico do conteúdo. Para tanto, além de pesquisa bibliográfica, que focaliza esse campo de investigação, obtiveram-se dados e informações em observações de aula e entrevistas com cinco professores experientes e especialistas nessa área do currículo escolar que atuam no município de Maringá, PR. Constatou-se que este tipo de conhecimento – o conhecimento pedagógico do conteúdo – é um sinal evidenciador da compreensão especial dos conteúdos de ensino que uma docência de qualidade exige e revela, também, o desenvolvimento da profissionalidade docente. Pretende-se, mais amplamente, contribuir para o reconhecimento e maior valorização social do trabalho docente e, particularmente, com a melhoria da formação do professor de Geografia no presente momento histórico.
id UFC-8_2df788df1bdfc406ef3bdc7ab4d4afc3
oai_identifier_str oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/89
network_acronym_str UFC-8
network_name_str Geosaberes
repository_id_str
spelling Mobilização e construção de saberes na prática pedagógica do professor de geografiaGeografia; Educação;Ensino de Geografia; formação do professor de Geografia; saberes docentes; profissionalidade; Conhecimento pedagógico do conteúdo. Discute-se, neste artigo, o processo de mobilização e construção de saberes na prática pedagógica de professores de Geografia. Considerando o campo das pesquisas que têm por escopo a profissionalização dos professores e seu principal corolário, os saberes docentes, destaca-se os aportes teóricos formulados por Lee S. Shulman, particularmente, a categoria de conhecimento docente por este autor denominada de conhecimento pedagógico do conteúdo. Para tanto, além de pesquisa bibliográfica, que focaliza esse campo de investigação, obtiveram-se dados e informações em observações de aula e entrevistas com cinco professores experientes e especialistas nessa área do currículo escolar que atuam no município de Maringá, PR. Constatou-se que este tipo de conhecimento – o conhecimento pedagógico do conteúdo – é um sinal evidenciador da compreensão especial dos conteúdos de ensino que uma docência de qualidade exige e revela, também, o desenvolvimento da profissionalidade docente. Pretende-se, mais amplamente, contribuir para o reconhecimento e maior valorização social do trabalho docente e, particularmente, com a melhoria da formação do professor de Geografia no presente momento histórico.Universidade Federal do CearáCNPqLOPES, Claudivan SanchesPONTUSCHKA, Nídia Nacib2011-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/89Geosaberes; Vol 2 No 3 (2011): Jan - June; 89-104Geosaberes; Vol 2 No 3 (2011): Jan - June; 89-104Geosaberes; Vol 2 No 3 (2011): Jan - June; 89-1042178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/89/81info:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-06T18:41:53Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/89Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2018-01-06T18:41:53Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Mobilização e construção de saberes na prática pedagógica do professor de geografia
title Mobilização e construção de saberes na prática pedagógica do professor de geografia
spellingShingle Mobilização e construção de saberes na prática pedagógica do professor de geografia
LOPES, Claudivan Sanches
Geografia; Educação;
Ensino de Geografia; formação do professor de Geografia; saberes docentes; profissionalidade; Conhecimento pedagógico do conteúdo.
title_short Mobilização e construção de saberes na prática pedagógica do professor de geografia
title_full Mobilização e construção de saberes na prática pedagógica do professor de geografia
title_fullStr Mobilização e construção de saberes na prática pedagógica do professor de geografia
title_full_unstemmed Mobilização e construção de saberes na prática pedagógica do professor de geografia
title_sort Mobilização e construção de saberes na prática pedagógica do professor de geografia
author LOPES, Claudivan Sanches
author_facet LOPES, Claudivan Sanches
PONTUSCHKA, Nídia Nacib
author_role author
author2 PONTUSCHKA, Nídia Nacib
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv LOPES, Claudivan Sanches
PONTUSCHKA, Nídia Nacib
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia; Educação;
Ensino de Geografia; formação do professor de Geografia; saberes docentes; profissionalidade; Conhecimento pedagógico do conteúdo.
topic Geografia; Educação;
Ensino de Geografia; formação do professor de Geografia; saberes docentes; profissionalidade; Conhecimento pedagógico do conteúdo.
description Discute-se, neste artigo, o processo de mobilização e construção de saberes na prática pedagógica de professores de Geografia. Considerando o campo das pesquisas que têm por escopo a profissionalização dos professores e seu principal corolário, os saberes docentes, destaca-se os aportes teóricos formulados por Lee S. Shulman, particularmente, a categoria de conhecimento docente por este autor denominada de conhecimento pedagógico do conteúdo. Para tanto, além de pesquisa bibliográfica, que focaliza esse campo de investigação, obtiveram-se dados e informações em observações de aula e entrevistas com cinco professores experientes e especialistas nessa área do currículo escolar que atuam no município de Maringá, PR. Constatou-se que este tipo de conhecimento – o conhecimento pedagógico do conteúdo – é um sinal evidenciador da compreensão especial dos conteúdos de ensino que uma docência de qualidade exige e revela, também, o desenvolvimento da profissionalidade docente. Pretende-se, mais amplamente, contribuir para o reconhecimento e maior valorização social do trabalho docente e, particularmente, com a melhoria da formação do professor de Geografia no presente momento histórico.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/89
url http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/89
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/89/81
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Geosaberes; Vol 2 No 3 (2011): Jan - June; 89-104
Geosaberes; Vol 2 No 3 (2011): Jan - June; 89-104
Geosaberes; Vol 2 No 3 (2011): Jan - June; 89-104
2178-0463
reponame:Geosaberes
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Geosaberes
collection Geosaberes
repository.name.fl_str_mv Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br
_version_ 1798329643661524992