Um Estudo sobre o Processo de SingularizaÃÃo de CrianÃas atravÃs do Jogo Protagonizado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rubens Andrà Carloto de Souza
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4616
Resumo: Esse estudo objetiva compreender o processo de singularizaÃÃo de crianÃas na educaÃÃo infantil a partir de suas interaÃÃes na situaÃÃo lÃdica de jogo protagonizado. A base teÃrica engloba autores da teoria histÃrico-cultural da mente â principalmente Vigotski, Leontiev e Elkonin â, assim como alguns outros teÃricos que tratam do desenvolvimento psicossocial do homem (Edgar Morin e Elias Norbert) e pensadores que discutem sobre o brincar das crianÃas (BrougÃre e Oliveira). De acordo com esses referenciais, partiu-se do pressuposto da imprescindibilidade das relaÃÃes e interaÃÃes sociais na formaÃÃo da personalidade, assim como da pressuposiÃÃo de que o jogo protagonizado à uma atividade fundamental para o desenvolvimento psicolÃgico da crianÃa, incidindo na sua singularidade. O estudo empÃrico foi realizado numa escola federal de educaÃÃo infantil da cidade de fortaleza. Treze crianÃas com idades entre 4 e 6 anos participaram da pesquisa. Utilizou-se o mÃtodo da observaÃÃo participante com inspiraÃÃo etnogrÃfica. Os dados foram gerados atravÃs da filmagem das interaÃÃes de crianÃas em situaÃÃo de jogo protagonizado. As gravaÃÃes se centraram na aÃÃo protagonizada e nos episÃdios de negociaÃÃo. A anÃlise se pautou pela interpretaÃÃo microgenÃtica do corpus, de modo que se realizou o estudo das atividades discursivas das crianÃas em situaÃÃo interativa, com o intuito de se obter indÃcios do processo de singularizaÃÃo nesses episÃdios. Os conceitos empÃricos utilizados para analisar os dados foram os seguintes: âprotagonizaÃÃoâ, ânegociaÃÃo de regras e papÃisâ, âinversÃo de papÃis e posiÃÃesâ e âdramaâ. Eles consistem nas principais formas de interaÃÃo que evidenciaram o processo de singularizaÃÃo das crianÃas no jogo. Os resultados apontam que o modo como elas se conduziam nos momentos de negociaÃÃo; suas posturas perante os colegas, principalmente as atitudes de afastamento e aproximaÃÃo ao outro brincante; o convite para mudar de lugar com o parceiro; as relaÃÃes de poder; o modo como realizavam suas protagonizaÃÃes; e os mecanismos criativos utilizados pelas crianÃas na elaboraÃÃo de argumentos e na reconstruÃÃo das relaÃÃes sociais sÃo elementos importantes do processo de singularizaÃÃo que emerge no jogo.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUm Estudo sobre o Processo de SingularizaÃÃo de CrianÃas atravÃs do Jogo ProtagonizadoA Study on The ChildrenÂs Singularization Process Through Role-playing Game2010-03-29Veriana de FÃtima Rodrigues ColaÃo16729196491http://lattes.cnpq.br/4052574912000577Maria de FÃtima Vasconcelos da Costa12633895468http://lattes.cnpq.br/5935677942857003Maria Isabel Patricio de Carvalho Pedrosa11161612491http://lattes.cnpq.br/8994019269268058 63159384349http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4249017E0Rubens Andrà Carloto de SouzaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em PsicologiaUFCBRcrianÃa singularizaÃÃo brincadeirachild singularization gamePSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANOEsse estudo objetiva compreender o processo de singularizaÃÃo de crianÃas na educaÃÃo infantil a partir de suas interaÃÃes na situaÃÃo lÃdica de jogo protagonizado. A base teÃrica engloba autores da teoria histÃrico-cultural da mente â principalmente Vigotski, Leontiev e Elkonin â, assim como alguns outros teÃricos que tratam do desenvolvimento psicossocial do homem (Edgar Morin e Elias Norbert) e pensadores que discutem sobre o brincar das crianÃas (BrougÃre e Oliveira). De acordo com esses referenciais, partiu-se do pressuposto da imprescindibilidade das relaÃÃes e interaÃÃes sociais na formaÃÃo da personalidade, assim como da pressuposiÃÃo de que o jogo protagonizado à uma atividade fundamental para o desenvolvimento psicolÃgico da crianÃa, incidindo na sua singularidade. O estudo empÃrico foi realizado numa escola federal de educaÃÃo infantil da cidade de fortaleza. Treze crianÃas com idades entre 4 e 6 anos participaram da pesquisa. Utilizou-se o mÃtodo da observaÃÃo participante com inspiraÃÃo etnogrÃfica. Os dados foram gerados atravÃs da filmagem das interaÃÃes de crianÃas em situaÃÃo de jogo protagonizado. As gravaÃÃes se centraram na aÃÃo protagonizada e nos episÃdios de negociaÃÃo. A anÃlise se pautou pela interpretaÃÃo microgenÃtica do corpus, de modo que se realizou o estudo das atividades discursivas das crianÃas em situaÃÃo interativa, com o intuito de se obter indÃcios do processo de singularizaÃÃo nesses episÃdios. Os conceitos empÃricos utilizados para analisar os dados foram os seguintes: âprotagonizaÃÃoâ, ânegociaÃÃo de regras e papÃisâ, âinversÃo de papÃis e posiÃÃesâ e âdramaâ. Eles consistem nas principais formas de interaÃÃo que evidenciaram o processo de singularizaÃÃo das crianÃas no jogo. Os resultados apontam que o modo como elas se conduziam nos momentos de negociaÃÃo; suas posturas perante os colegas, principalmente as atitudes de afastamento e aproximaÃÃo ao outro brincante; o convite para mudar de lugar com o parceiro; as relaÃÃes de poder; o modo como realizavam suas protagonizaÃÃes; e os mecanismos criativos utilizados pelas crianÃas na elaboraÃÃo de argumentos e na reconstruÃÃo das relaÃÃes sociais sÃo elementos importantes do processo de singularizaÃÃo que emerge no jogo. This study aims to understand the childrenâs singularization process in education from their interactions in situations of childrenâs role-playing games. The theoretical basis spans authors of the historical-cultural theory of the mind â especially Vygotsky, Leontiev and Elkonin â, some other theorists who deal with manâs psycho-social development and thinkers who discuss childrenâs games. According to theses references, we started from the premise of indispensability of social relationships and interactions in shaping personality, as well as the assumption that role-playing games is a fundamental activity for childrenâs psychological development, affecting their singularity. This empirical study was carried out on a federal childhood education school in Fortaleza. Thirteen children between 4 and 6 years of age were the research subjects. We used the method of participatory observation with ethnographic inspiration. The data were generated through shooting the childrenâs interactions in situations of role-playing game. Shootings were focused in role-playing action and negotiation episodes. The analysis was guided by microgenetic corpus interpretation, so that the study was carried out on the childrenâs discourse activities in interactive situations, in order to gather evidence of the singularization process in these episodes. The analytical concepts adopted consist of the main forms of interaction during role-playing games, which showed the childrenâs singularization process, namely: âprotagonizationâ, ârule and role negotiationâ, ârole ando position swappingâ and âdramaâ. The results show the way the children acted in negotiation moments; Their attitudes towards their peers, especially those of moving closer to or away from each other; the invitations to swap roles; power relationships; the way they performed their protagonizations; and the creative mechanisms used by children in developing their arguments and reconstructing social relationships are key elements of the singularization that emerge during the game. FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4616application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:17:51Zmail@mail.com -
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