IdentificaÃÃo do ambiente inovador em empresas que adotam um modelo de gestÃo da inovaÃÃo padronizado: um estudo em pequenas e mÃdias empresas Cearenses
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Publication Date: | 2014 |
Format: | Master thesis |
Language: | por |
Source: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Download full: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15469 |
Summary: | Esta pesquisa visa identificar de que forma um modelo de gestÃo da inovaÃÃo possibilita o desenvolvimento de um ambiente inovador dentro das empresas que o aplicam. Tendo como objetivo avaliar as contribuiÃÃes de um modelo de gestÃo da inovaÃÃo padronizado para o desenvolvimento de um ambiente inovador. Seu referencial teÃrico parte de conceitos bÃsicos de inovaÃÃo, gestÃo da inovaÃÃo, entrando em modelos de gestÃo da inovaÃÃo e a caracterizaÃÃo de um modelo especÃfico de gestÃo aplicado em empresas cearenses. Por fim discute-se o ambiente inovador e suas caracterÃsticas separadas em cinco constructos: visÃo e lideranÃa para a inovaÃÃo, estrutura organizacional para inovaÃÃo, gestÃo de recursos para a inovaÃÃo, gestÃo de processos, transaÃÃes e ideias para inovaÃÃo e resultados para a inovaÃÃo. Para a realizaÃÃo da pesquisa, de abordagem qualitativa, foi utilizada a estratÃgia de estudos de casos mÃltiplos, a partir de entrevistas semiestruturadas (com um questionÃrio derivado do modelo estruturado da MIS), trianguladas com anÃlise documento e observaÃÃo direta e participante, com base no arcabouÃo teÃrico obtido na fundamentaÃÃo teÃrica. Como objeto de pesquisa teve-se trÃs empresas de pequeno e mÃdio porte que adotam o modelo padronizado âGESTINNOâ. Os resultados apontaram que apesar de o modelo de gestÃo que adotam contribuir significativamente para o crescimento e pensamento rumo à inovaÃÃo, as empresas pesquisadas ainda tÃm muito a melhorar no tocante ao desenvolvimento de um ambiente inovador, sendo caracterizado que o modelo padronizado âesqueceâ esta questÃo, focando na gestÃo formal de processos. |
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This research aims to identify how a model of innovation management enables the development of an innovative environment within the companies implementing it. Having to evaluate the contributions of a management model of standardized innovation for the development of an innovative environment. Its theoretical part of the basic concepts of innovation, management innovation, entering management models of innovation and the characterization of a specific management model applied in Cearà companies. Finally we discuss the innovative environment and its characteristics in five separate constructs: vision and leadership for innovation, organizational structure for innovation, resource management for innovation, process management, transactions and ideas for innovation and outcomes for innovation. For the research, qualitative approach, the strategy of multiple case studies was used from semi-structured interviews (with a derivative questionnaire structured model of the MIS), triangulated with document analysis and direct and participant observation, based on theoretical framework obtained in theoretical foundation. As a research subject had are three small and medium-sized enterprises that adopt the standard model "GESTINNO". The results showed that although the management model that adopt significantly contribute to the growth and thinking towards innovation, companies surveyed still have much to improve regarding the development of an innovative environment, being characterized that the standard model "forgets" this issue, focusing on formal management processes |
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Esta pesquisa visa identificar de que forma um modelo de gestÃo da inovaÃÃo possibilita o desenvolvimento de um ambiente inovador dentro das empresas que o aplicam. Tendo como objetivo avaliar as contribuiÃÃes de um modelo de gestÃo da inovaÃÃo padronizado para o desenvolvimento de um ambiente inovador. Seu referencial teÃrico parte de conceitos bÃsicos de inovaÃÃo, gestÃo da inovaÃÃo, entrando em modelos de gestÃo da inovaÃÃo e a caracterizaÃÃo de um modelo especÃfico de gestÃo aplicado em empresas cearenses. Por fim discute-se o ambiente inovador e suas caracterÃsticas separadas em cinco constructos: visÃo e lideranÃa para a inovaÃÃo, estrutura organizacional para inovaÃÃo, gestÃo de recursos para a inovaÃÃo, gestÃo de processos, transaÃÃes e ideias para inovaÃÃo e resultados para a inovaÃÃo. Para a realizaÃÃo da pesquisa, de abordagem qualitativa, foi utilizada a estratÃgia de estudos de casos mÃltiplos, a partir de entrevistas semiestruturadas (com um questionÃrio derivado do modelo estruturado da MIS), trianguladas com anÃlise documento e observaÃÃo direta e participante, com base no arcabouÃo teÃrico obtido na fundamentaÃÃo teÃrica. Como objeto de pesquisa teve-se trÃs empresas de pequeno e mÃdio porte que adotam o modelo padronizado âGESTINNOâ. Os resultados apontaram que apesar de o modelo de gestÃo que adotam contribuir significativamente para o crescimento e pensamento rumo à inovaÃÃo, as empresas pesquisadas ainda tÃm muito a melhorar no tocante ao desenvolvimento de um ambiente inovador, sendo caracterizado que o modelo padronizado âesqueceâ esta questÃo, focando na gestÃo formal de processos. |
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