ConstruÃÃo e validaÃÃo de hipermÃdia educacional em planejamento familiar â abordagem à anticoncepÃÃo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Emeline Moura Lopes
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4382
Resumo: CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
id UFC_749971921246a37ae3df8cb56149e202
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:3392
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisConstruÃÃo e validaÃÃo de hipermÃdia educacional em planejamento familiar â abordagem à anticoncepÃÃoconstruction and validation of hypermedia education in family puanning: approach to contraception2009-12-22Ana Karina Bezerra Pinheiro43462162349http://lattes.cnpq.br/6862658087106562 Francisca Nellie de Paula Melo05765340300http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4718255J8RÃgia Christina Moura Barbosa 61356395368 http://lattes.cnpq.br/4511748850846735EscolÃstica Rejane Ferreira Moura3184137635367167845353http://lattes.cnpq.br/5098623635803435Emeline Moura LopesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EnfermagemUFCBR hipermÃdiacontraception hypermedia nursingENFERMAGEMCoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiorA utilizaÃÃo de recursos tecnolÃgicos na Ãrea da saÃde e da enfermagem vem sendo cada vez mais presente na realidade prÃtica. Essas ferramentas sÃo desenvolvidas e aplicadas no meio assistencial, assim como no meio acadÃmico por enfermeiros e por discentes. Diante desta nova realidade, à exigido dos enfermeiros preparo, conhecimento e domÃnio da tecnologia para adequar-se a estas novas tendÃncias de aÃÃes em enfermagem, sem, contudo, afastar-se da essÃncia do cuidado ou distanciar a relaÃÃo existente entre professor e aluno. Dentre as prÃticas do enfermeiro, cita-se a atenÃÃo em planejamento familiar e anticoncepÃÃo. Passando pelos aspectos tecnolÃgicos e assistenciais, torna-se oportuno articular o uso de tecnologia, educaÃÃo e enfermagem em planejamento familiar, desenvolvendo uma hipermÃdia educacional. Assim, objetivou-se construir uma hipermÃdia educacional em planejamento familiar, com Ãnfase à contracepÃÃo. O desenvolvimento deste estudo foi baseado na teoria da interaÃÃo social de Vygostsky. O estudo à do tipo de desenvolvimento, ou seja, a construÃÃo e desenvolvimento de softwares e outras estratÃgias tecnolÃgicas que sÃo implementadas no ambiente educacional ou assistencial. A construÃÃo da hipermÃdia ocorreu no perÃodo de maio a outubro de 2009. Em seguida, foi realizada avaliaÃÃo por juÃzes especialistas em planejamento familiar-contracepÃÃo e em tecnologia. ApÃs anÃlise pelos juÃzes, foram implementadas as sugestÃes e correÃÃes, as quais resultaram na Ãltima versÃo do hipermÃdia. O desenvolvimento foi baseado na proposta de Falkembach (2005), que cita como fases de concepÃÃo e desenvolvimento de uma hipermÃdia: o planejamento; a modelagem, que consistiu na elaboraÃÃo do roteiro de aulas; implementaÃÃo, que consistiu na criaÃÃo do curso no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Solar e na avaliaÃÃo. Esta ocorreu por meio de avaliaÃÃo de especialistas tÃcnicos e em conteÃdo, selecionados com base em critÃrios de produtividade e experiÃncia na Ãrea relacionada. Feita a avaliaÃÃo, foram realizadas as alteraÃÃes sugerias, resultando em uma Ãltima versÃo da hipermÃdia. Foram seguidos os aspectos Ãticos. Os juÃzes validaram a hipermÃdia em termos tÃcnicos e termos de conteÃdo ao atribuÃrem valoraÃÃo que classificou a hipermÃdia como adequada a ser utilizada junto a acadÃmicos de enfermagem. A hipermÃdia mostrou-se como uma ferramenta a ser utilizada no processo ensino-aprendizagem relacionado a temÃtica planejamento familiar em contracepÃÃo. A criaÃÃo e utilizaÃÃo dos recursos em tecnologia vÃm se mostrando cada vez mais Ãteis e eficientes, sendo sua aplicaÃÃo na prÃtica docente ou assistencial algo cada vez mais explorado na enfermagem e, mais precisamente no ambiente de ensino. A criaÃÃo destes recursos na enfermagem se faz de grande importÃncia para a elevaÃÃo da profissÃo e da qualidade da assistÃncia.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4382application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:17:39Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv ConstruÃÃo e validaÃÃo de hipermÃdia educacional em planejamento familiar â abordagem à anticoncepÃÃo
dc.title.alternative.en.fl_str_mv construction and validation of hypermedia education in family puanning: approach to contraception
title ConstruÃÃo e validaÃÃo de hipermÃdia educacional em planejamento familiar â abordagem à anticoncepÃÃo
spellingShingle ConstruÃÃo e validaÃÃo de hipermÃdia educacional em planejamento familiar â abordagem à anticoncepÃÃo
Emeline Moura Lopes
hipermÃdia
contraception
hypermedia
nursing
ENFERMAGEM
title_short ConstruÃÃo e validaÃÃo de hipermÃdia educacional em planejamento familiar â abordagem à anticoncepÃÃo
title_full ConstruÃÃo e validaÃÃo de hipermÃdia educacional em planejamento familiar â abordagem à anticoncepÃÃo
title_fullStr ConstruÃÃo e validaÃÃo de hipermÃdia educacional em planejamento familiar â abordagem à anticoncepÃÃo
title_full_unstemmed ConstruÃÃo e validaÃÃo de hipermÃdia educacional em planejamento familiar â abordagem à anticoncepÃÃo
title_sort ConstruÃÃo e validaÃÃo de hipermÃdia educacional em planejamento familiar â abordagem à anticoncepÃÃo
author Emeline Moura Lopes
author_facet Emeline Moura Lopes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ana Karina Bezerra Pinheiro
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 43462162349
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6862658087106562
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Francisca Nellie de Paula Melo
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 05765340300
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4718255J8
dc.contributor.referee2.fl_str_mv RÃgia Christina Moura Barbosa
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 61356395368
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4511748850846735
dc.contributor.referee3.fl_str_mv EscolÃstica Rejane Ferreira Moura
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 31841376353
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 67167845353
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5098623635803435
dc.contributor.author.fl_str_mv Emeline Moura Lopes
contributor_str_mv Ana Karina Bezerra Pinheiro
Francisca Nellie de Paula Melo
RÃgia Christina Moura Barbosa
EscolÃstica Rejane Ferreira Moura
dc.subject.por.fl_str_mv hipermÃdia
topic hipermÃdia
contraception
hypermedia
nursing
ENFERMAGEM
dc.subject.eng.fl_str_mv contraception
hypermedia
nursing
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ENFERMAGEM
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A utilizaÃÃo de recursos tecnolÃgicos na Ãrea da saÃde e da enfermagem vem sendo cada vez mais presente na realidade prÃtica. Essas ferramentas sÃo desenvolvidas e aplicadas no meio assistencial, assim como no meio acadÃmico por enfermeiros e por discentes. Diante desta nova realidade, à exigido dos enfermeiros preparo, conhecimento e domÃnio da tecnologia para adequar-se a estas novas tendÃncias de aÃÃes em enfermagem, sem, contudo, afastar-se da essÃncia do cuidado ou distanciar a relaÃÃo existente entre professor e aluno. Dentre as prÃticas do enfermeiro, cita-se a atenÃÃo em planejamento familiar e anticoncepÃÃo. Passando pelos aspectos tecnolÃgicos e assistenciais, torna-se oportuno articular o uso de tecnologia, educaÃÃo e enfermagem em planejamento familiar, desenvolvendo uma hipermÃdia educacional. Assim, objetivou-se construir uma hipermÃdia educacional em planejamento familiar, com Ãnfase à contracepÃÃo. O desenvolvimento deste estudo foi baseado na teoria da interaÃÃo social de Vygostsky. O estudo à do tipo de desenvolvimento, ou seja, a construÃÃo e desenvolvimento de softwares e outras estratÃgias tecnolÃgicas que sÃo implementadas no ambiente educacional ou assistencial. A construÃÃo da hipermÃdia ocorreu no perÃodo de maio a outubro de 2009. Em seguida, foi realizada avaliaÃÃo por juÃzes especialistas em planejamento familiar-contracepÃÃo e em tecnologia. ApÃs anÃlise pelos juÃzes, foram implementadas as sugestÃes e correÃÃes, as quais resultaram na Ãltima versÃo do hipermÃdia. O desenvolvimento foi baseado na proposta de Falkembach (2005), que cita como fases de concepÃÃo e desenvolvimento de uma hipermÃdia: o planejamento; a modelagem, que consistiu na elaboraÃÃo do roteiro de aulas; implementaÃÃo, que consistiu na criaÃÃo do curso no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Solar e na avaliaÃÃo. Esta ocorreu por meio de avaliaÃÃo de especialistas tÃcnicos e em conteÃdo, selecionados com base em critÃrios de produtividade e experiÃncia na Ãrea relacionada. Feita a avaliaÃÃo, foram realizadas as alteraÃÃes sugerias, resultando em uma Ãltima versÃo da hipermÃdia. Foram seguidos os aspectos Ãticos. Os juÃzes validaram a hipermÃdia em termos tÃcnicos e termos de conteÃdo ao atribuÃrem valoraÃÃo que classificou a hipermÃdia como adequada a ser utilizada junto a acadÃmicos de enfermagem. A hipermÃdia mostrou-se como uma ferramenta a ser utilizada no processo ensino-aprendizagem relacionado a temÃtica planejamento familiar em contracepÃÃo. A criaÃÃo e utilizaÃÃo dos recursos em tecnologia vÃm se mostrando cada vez mais Ãteis e eficientes, sendo sua aplicaÃÃo na prÃtica docente ou assistencial algo cada vez mais explorado na enfermagem e, mais precisamente no ambiente de ensino. A criaÃÃo destes recursos na enfermagem se faz de grande importÃncia para a elevaÃÃo da profissÃo e da qualidade da assistÃncia.
description CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-12-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4382
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4382
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Enfermagem
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295139552034816