ConstruÃÃo e validaÃÃo de hipermÃdia educacional em planejamento familiar â abordagem à anticoncepÃÃo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4382 |
Resumo: | CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
id |
UFC_749971921246a37ae3df8cb56149e202 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:3392 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisConstruÃÃo e validaÃÃo de hipermÃdia educacional em planejamento familiar â abordagem à anticoncepÃÃoconstruction and validation of hypermedia education in family puanning: approach to contraception2009-12-22Ana Karina Bezerra Pinheiro43462162349http://lattes.cnpq.br/6862658087106562 Francisca Nellie de Paula Melo05765340300http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4718255J8RÃgia Christina Moura Barbosa 61356395368 http://lattes.cnpq.br/4511748850846735EscolÃstica Rejane Ferreira Moura3184137635367167845353http://lattes.cnpq.br/5098623635803435Emeline Moura LopesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EnfermagemUFCBR hipermÃdiacontraception hypermedia nursingENFERMAGEMCoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiorA utilizaÃÃo de recursos tecnolÃgicos na Ãrea da saÃde e da enfermagem vem sendo cada vez mais presente na realidade prÃtica. Essas ferramentas sÃo desenvolvidas e aplicadas no meio assistencial, assim como no meio acadÃmico por enfermeiros e por discentes. Diante desta nova realidade, à exigido dos enfermeiros preparo, conhecimento e domÃnio da tecnologia para adequar-se a estas novas tendÃncias de aÃÃes em enfermagem, sem, contudo, afastar-se da essÃncia do cuidado ou distanciar a relaÃÃo existente entre professor e aluno. Dentre as prÃticas do enfermeiro, cita-se a atenÃÃo em planejamento familiar e anticoncepÃÃo. Passando pelos aspectos tecnolÃgicos e assistenciais, torna-se oportuno articular o uso de tecnologia, educaÃÃo e enfermagem em planejamento familiar, desenvolvendo uma hipermÃdia educacional. Assim, objetivou-se construir uma hipermÃdia educacional em planejamento familiar, com Ãnfase à contracepÃÃo. O desenvolvimento deste estudo foi baseado na teoria da interaÃÃo social de Vygostsky. O estudo à do tipo de desenvolvimento, ou seja, a construÃÃo e desenvolvimento de softwares e outras estratÃgias tecnolÃgicas que sÃo implementadas no ambiente educacional ou assistencial. A construÃÃo da hipermÃdia ocorreu no perÃodo de maio a outubro de 2009. Em seguida, foi realizada avaliaÃÃo por juÃzes especialistas em planejamento familiar-contracepÃÃo e em tecnologia. ApÃs anÃlise pelos juÃzes, foram implementadas as sugestÃes e correÃÃes, as quais resultaram na Ãltima versÃo do hipermÃdia. O desenvolvimento foi baseado na proposta de Falkembach (2005), que cita como fases de concepÃÃo e desenvolvimento de uma hipermÃdia: o planejamento; a modelagem, que consistiu na elaboraÃÃo do roteiro de aulas; implementaÃÃo, que consistiu na criaÃÃo do curso no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Solar e na avaliaÃÃo. Esta ocorreu por meio de avaliaÃÃo de especialistas tÃcnicos e em conteÃdo, selecionados com base em critÃrios de produtividade e experiÃncia na Ãrea relacionada. Feita a avaliaÃÃo, foram realizadas as alteraÃÃes sugerias, resultando em uma Ãltima versÃo da hipermÃdia. Foram seguidos os aspectos Ãticos. Os juÃzes validaram a hipermÃdia em termos tÃcnicos e termos de conteÃdo ao atribuÃrem valoraÃÃo que classificou a hipermÃdia como adequada a ser utilizada junto a acadÃmicos de enfermagem. A hipermÃdia mostrou-se como uma ferramenta a ser utilizada no processo ensino-aprendizagem relacionado a temÃtica planejamento familiar em contracepÃÃo. A criaÃÃo e utilizaÃÃo dos recursos em tecnologia vÃm se mostrando cada vez mais Ãteis e eficientes, sendo sua aplicaÃÃo na prÃtica docente ou assistencial algo cada vez mais explorado na enfermagem e, mais precisamente no ambiente de ensino. A criaÃÃo destes recursos na enfermagem se faz de grande importÃncia para a elevaÃÃo da profissÃo e da qualidade da assistÃncia.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4382application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:17:39Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
ConstruÃÃo e validaÃÃo de hipermÃdia educacional em planejamento familiar â abordagem à anticoncepÃÃo |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
construction and validation of hypermedia education in family puanning: approach to contraception |
title |
ConstruÃÃo e validaÃÃo de hipermÃdia educacional em planejamento familiar â abordagem à anticoncepÃÃo |
spellingShingle |
ConstruÃÃo e validaÃÃo de hipermÃdia educacional em planejamento familiar â abordagem à anticoncepÃÃo Emeline Moura Lopes hipermÃdia contraception hypermedia nursing ENFERMAGEM |
title_short |
ConstruÃÃo e validaÃÃo de hipermÃdia educacional em planejamento familiar â abordagem à anticoncepÃÃo |
title_full |
ConstruÃÃo e validaÃÃo de hipermÃdia educacional em planejamento familiar â abordagem à anticoncepÃÃo |
title_fullStr |
ConstruÃÃo e validaÃÃo de hipermÃdia educacional em planejamento familiar â abordagem à anticoncepÃÃo |
title_full_unstemmed |
ConstruÃÃo e validaÃÃo de hipermÃdia educacional em planejamento familiar â abordagem à anticoncepÃÃo |
title_sort |
ConstruÃÃo e validaÃÃo de hipermÃdia educacional em planejamento familiar â abordagem à anticoncepÃÃo |
author |
Emeline Moura Lopes |
author_facet |
Emeline Moura Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ana Karina Bezerra Pinheiro |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
43462162349 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6862658087106562 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Francisca Nellie de Paula Melo |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
05765340300 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4718255J8 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
RÃgia Christina Moura Barbosa |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
61356395368 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4511748850846735 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
EscolÃstica Rejane Ferreira Moura |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
31841376353 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
67167845353 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5098623635803435 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Emeline Moura Lopes |
contributor_str_mv |
Ana Karina Bezerra Pinheiro Francisca Nellie de Paula Melo RÃgia Christina Moura Barbosa EscolÃstica Rejane Ferreira Moura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
hipermÃdia |
topic |
hipermÃdia contraception hypermedia nursing ENFERMAGEM |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
contraception hypermedia nursing |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
ENFERMAGEM |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
A utilizaÃÃo de recursos tecnolÃgicos na Ãrea da saÃde e da enfermagem vem sendo cada vez mais presente na realidade prÃtica. Essas ferramentas sÃo desenvolvidas e aplicadas no meio assistencial, assim como no meio acadÃmico por enfermeiros e por discentes. Diante desta nova realidade, à exigido dos enfermeiros preparo, conhecimento e domÃnio da tecnologia para adequar-se a estas novas tendÃncias de aÃÃes em enfermagem, sem, contudo, afastar-se da essÃncia do cuidado ou distanciar a relaÃÃo existente entre professor e aluno. Dentre as prÃticas do enfermeiro, cita-se a atenÃÃo em planejamento familiar e anticoncepÃÃo. Passando pelos aspectos tecnolÃgicos e assistenciais, torna-se oportuno articular o uso de tecnologia, educaÃÃo e enfermagem em planejamento familiar, desenvolvendo uma hipermÃdia educacional. Assim, objetivou-se construir uma hipermÃdia educacional em planejamento familiar, com Ãnfase à contracepÃÃo. O desenvolvimento deste estudo foi baseado na teoria da interaÃÃo social de Vygostsky. O estudo à do tipo de desenvolvimento, ou seja, a construÃÃo e desenvolvimento de softwares e outras estratÃgias tecnolÃgicas que sÃo implementadas no ambiente educacional ou assistencial. A construÃÃo da hipermÃdia ocorreu no perÃodo de maio a outubro de 2009. Em seguida, foi realizada avaliaÃÃo por juÃzes especialistas em planejamento familiar-contracepÃÃo e em tecnologia. ApÃs anÃlise pelos juÃzes, foram implementadas as sugestÃes e correÃÃes, as quais resultaram na Ãltima versÃo do hipermÃdia. O desenvolvimento foi baseado na proposta de Falkembach (2005), que cita como fases de concepÃÃo e desenvolvimento de uma hipermÃdia: o planejamento; a modelagem, que consistiu na elaboraÃÃo do roteiro de aulas; implementaÃÃo, que consistiu na criaÃÃo do curso no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Solar e na avaliaÃÃo. Esta ocorreu por meio de avaliaÃÃo de especialistas tÃcnicos e em conteÃdo, selecionados com base em critÃrios de produtividade e experiÃncia na Ãrea relacionada. Feita a avaliaÃÃo, foram realizadas as alteraÃÃes sugerias, resultando em uma Ãltima versÃo da hipermÃdia. Foram seguidos os aspectos Ãticos. Os juÃzes validaram a hipermÃdia em termos tÃcnicos e termos de conteÃdo ao atribuÃrem valoraÃÃo que classificou a hipermÃdia como adequada a ser utilizada junto a acadÃmicos de enfermagem. A hipermÃdia mostrou-se como uma ferramenta a ser utilizada no processo ensino-aprendizagem relacionado a temÃtica planejamento familiar em contracepÃÃo. A criaÃÃo e utilizaÃÃo dos recursos em tecnologia vÃm se mostrando cada vez mais Ãteis e eficientes, sendo sua aplicaÃÃo na prÃtica docente ou assistencial algo cada vez mais explorado na enfermagem e, mais precisamente no ambiente de ensino. A criaÃÃo destes recursos na enfermagem se faz de grande importÃncia para a elevaÃÃo da profissÃo e da qualidade da assistÃncia. |
description |
CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-12-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4382 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4382 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Enfermagem |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295139552034816 |