ConstruÃÃo e validaÃÃo de hipermÃdia educativa sobre parto para a graduaÃÃo em enfermagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13410 |
Resumo: | O estudo teve como objetivo construir e validar quanto ao conteÃdo e aparÃncia uma hipermÃdia educativa sobre parto para a graduaÃÃo em Enfermagem. Para embasar o desenvolvimento deste estudo, adotou-se a Teoria da InteraÃÃo Social de Vygotsky, que ressalta que o conhecimento surge a partir da interaÃÃo social entre no mÃnimo duas pessoas e que isto torna o compartilhamento de conhecimentos possÃvel e facilitado. Tratou-se de uma pesquisa metodolÃgica. Para realizaÃÃo do estudo, seguiram-se as etapas: 1.levantamento do conteÃdo e planejamento dos mÃdulos; 2. produÃÃo das mÃdias e organizaÃÃo das unidades tutoriais; 3. organizaÃÃo do espaÃo do aluno, tutor e de comunicaÃÃo entre eles; 4. elaboraÃÃo da hipermÃdia; 5. disponibilizaÃÃo da hipermÃdia; 6. avaliaÃÃo por especialistas em Enfermagem e InformÃtica e implementaÃÃo das sugestÃes propostas. Realizou-se, inicialmente, o levantamento das produÃÃes cientÃficas que tratassem da temÃtica assistÃncia de enfermagem aos perÃodos clÃnicos do parto, tendo sido incluÃdos livros didÃticos da Ãrea de obstetrÃcia, manuais tÃcnicos do MinistÃrio da SaÃde do Brasil e da OrganizaÃÃo Mundial de SaÃde e trabalhos e artigos publicados em periÃdicos nacionais e internacionais. A hipermÃdia construÃda foi intitulada âAssistÃncia de Enfermagem aos perÃodos clÃnicos do partoâ, abordando os cuidados que o profissional de enfermagem deve ter durante o trabalho de parto e parto normal sem distÃcia. Na etapa de elaboraÃÃo da hipermÃdia, foram organizados os textos a partir das informaÃÃes levantadas na pesquisa bibliogrÃfica e consultada uma empresa especialista em informÃtica para desenvolver o website. Para a validaÃÃo de conteÃdo e aparÃncia, optou por fazer o cÃlculo amostral com base na fÃrmula de populaÃÃo infinita, sendo a amostra composta por 22 juÃzes, selecionados por meio de critÃrios prÃ-estabelecidos, sendo 11 juÃzes especialistas em Enfermagem obstÃtrica (avaliaÃÃo de conteÃdo) e 11 juÃzes especialistas em InformÃtica (avaliaÃÃo de aparÃncia). A construÃÃo e a validaÃÃo tÃcnica da hipermÃdia ocorreram no perÃodo de julho de 2014 a janeiro de 2015. Para a coleta de dados, foram utilizados dois instrumentos, um direcionado aos juÃzes especialistas em Enfermagem obstÃtrica e outro para os juÃzes especialistas em InformÃtica. Para a anÃlise da validaÃÃo da hipermÃdia foi utilizado o Ãndice de Validade de ConteÃdo (IVC), com ponto de corte de 0,78 e o teste binomial. As sugestÃes e opiniÃes foram compiladas e descritas. A hipermÃdia educativa mostrou-se como um material validado, visto que apresentou um Ãtimo IVC global de 0,97 e significÃncia estatÃstica no teste binomial para o conteÃdo e aparÃncia. Diante das sugestÃes e contribuiÃÃes durante o processo de validaÃÃo, a hipermÃdia passou por modificaÃÃes, ajustes e acrÃscimos a fim de tornÃ-la mais eficaz. Acredita-se que o uso deste material com alunos da graduaÃÃo de enfermagem contribuirà com a assistÃncia obstÃtrica, tendo em vista que se constitui em uma tecnologia ilustrada capaz de favorecer o ensino-aprendizagem sobre parto normal humanizado, bem como a qualidade da assistÃncia de enfermagem à parturiente. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisConstruÃÃo e validaÃÃo de hipermÃdia educativa sobre parto para a graduaÃÃo em enfermagemConstruction and validation of educational hypermedia parturition for graduation in nursing2015-01-23Ana Kelve Castro Damasceno71653783320http://lattes.cnpq.br/1196352295956788 Priscila de Sousa Aquino97372927315RÃgia Christina Moura Barbosa 61356395368 http://lattes.cnpq.br/451174885084673589644913353http://lattes.cnpq.br/0043662840011131Lara Leite de OliveiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EnfermagemUFCBRHypermedi Parturition Distance Education Technology NursingENFERMAGEMO estudo teve como objetivo construir e validar quanto ao conteÃdo e aparÃncia uma hipermÃdia educativa sobre parto para a graduaÃÃo em Enfermagem. Para embasar o desenvolvimento deste estudo, adotou-se a Teoria da InteraÃÃo Social de Vygotsky, que ressalta que o conhecimento surge a partir da interaÃÃo social entre no mÃnimo duas pessoas e que isto torna o compartilhamento de conhecimentos possÃvel e facilitado. Tratou-se de uma pesquisa metodolÃgica. Para realizaÃÃo do estudo, seguiram-se as etapas: 1.levantamento do conteÃdo e planejamento dos mÃdulos; 2. produÃÃo das mÃdias e organizaÃÃo das unidades tutoriais; 3. organizaÃÃo do espaÃo do aluno, tutor e de comunicaÃÃo entre eles; 4. elaboraÃÃo da hipermÃdia; 5. disponibilizaÃÃo da hipermÃdia; 6. avaliaÃÃo por especialistas em Enfermagem e InformÃtica e implementaÃÃo das sugestÃes propostas. 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A hipermÃdia educativa mostrou-se como um material validado, visto que apresentou um Ãtimo IVC global de 0,97 e significÃncia estatÃstica no teste binomial para o conteÃdo e aparÃncia. Diante das sugestÃes e contribuiÃÃes durante o processo de validaÃÃo, a hipermÃdia passou por modificaÃÃes, ajustes e acrÃscimos a fim de tornÃ-la mais eficaz. Acredita-se que o uso deste material com alunos da graduaÃÃo de enfermagem contribuirà com a assistÃncia obstÃtrica, tendo em vista que se constitui em uma tecnologia ilustrada capaz de favorecer o ensino-aprendizagem sobre parto normal humanizado, bem como a qualidade da assistÃncia de enfermagem à parturiente. The study aimed to construct and validate the contents and appearance in an educational hypermedia applying for undergraduate nursing. To support the development of this study, we adopted the Theory of Social Interaction Vygotsky, which emphasizes that knowledge arises from the social interaction between at least two people and this makes knowledge possible and sharing facilitated. It was a methodological research. This study was followed by some steps, which are: survey content and planning of the modules; production of media and organization of tutorials units; spatial organization of the student, tutor and communication between them; development of hypermedia; availability of hypermedia; reviewed by technical experts in Nursing and Informatics and implementation of the proposed suggestions. The survey of scientific production implemented initially was addressed by the theme nursing care to clinical parturition periods, including textbooks of obstetrics, technical manuals of the Ministry of Health of Brazil and the World Health Organisation, also works and articles published in national and international journals. The hypermedia constructed was entitled "Nursing Care to clinical parturition periods", addressing the care that nursing professionals should have during labor and vaginal parturition without distorting. The texts prepared in the hypermidia were organized from the information raised in the literature and consulted a computer specialist company to develop the website. For the validation of content and appearance was chosen sample calculation based on the infinite population formula. The sample is composed of 22 judges, selected through pre-established criteria, 11 expert judges in obstetric nursing and 11 expert computer specialists (assessment of content). The construction and technical validation of the hypermedia occurred from July 2014 to January 2015. For data collection was utilized two instruments, which are one directed to the expert judges in obstetric nursing and another one for specialist judges in Computer. For the analysis of validation of hypermedia, we used the Content Validity Index (CVI) with a cutoff point of 0.78 and the binomial test. The suggestions and opinions were compiled and discussed. The educational hypermedia proved to be a validated material, as presented a great global CVI 0.97 and statistically significant in the binomial test for content and appearance.The suggestions and contributions, which were given during the validation process contributed to hypermedia modifications, adjustments and additions to make it more effective. It is believed that the use of this material with students of nursing degree will contribute to obstetric care in order to constitutes an illustrated technology to facilitate the teaching and learning process of humanized normal birth, favoring the quality of nursing care for parturient.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13410application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:26:38Zmail@mail.com - |
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