HipermÃdia educacional para o ensino das doenÃas sexualmente transmissÃveis: construÃÃo, validaÃÃo e avaliaÃÃo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viviane Rolim de Holanda
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11709
Resumo: FundaÃÃo de Amparo a CiÃncia e Tecnologia de Pernambuco
id UFC_8c395a1cd5ff4d7db8bf86a81f0a49b7
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:7967
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisHipermÃdia educacional para o ensino das doenÃas sexualmente transmissÃveis: construÃÃo, validaÃÃo e avaliaÃÃoEducational hypermedia for teaching sexually transmitted diseases: construction, validation and assessment2014-03-17Ana Karina Bezerra Pinheiro43462162349http://lattes.cnpq.br/6862658087106562 Priscila de Sousa Aquino97372927315Ana MÃrcia TenÃrio Souza Cavalcanti41001761472Estela Maria Leite Meirelles Monteiro34832660459http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4700271T5Leilane Barbosa de Sousa91363233300http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4718488P103431740499Viviane Rolim de HolandaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EnfermagemUFCBRNursing education Learning Educational technology Hypermedia Sexually transmitted diseasesENFERMAGEMFundaÃÃo de Amparo a CiÃncia e Tecnologia de PernambucoO ensino e as pesquisas na Ãrea de enfermagem tÃm procurado adequar-se aos avanÃos das tecnologias de informaÃÃo e comunicaÃÃo. Percebeu-se entÃo a importÃncia de investigar a utilizaÃÃo de uma tecnologia digital na aprendizagem dos futuros profissionais de saÃde, em face da repercussÃo das infecÃÃes sexuais no sistema de saÃde e a relevÃncia da temÃtica para a formaÃÃo do enfermeiro. O foco desta investigaÃÃo foi avaliar o resultado da utilizaÃÃo de hipermÃdia educativa para aprendizagem de acadÃmicos de enfermagem sobre doenÃas sexualmente transmissÃveis. Trata-se de um estudo quase-experimental, aprovado pelo Comità de Ãtica em Pesquisa da Universidade Federal do CearÃ. Estrutura-se em quatro etapas: 1) construÃÃo da hipermÃdia; 2) validaÃÃo por especialistas; 3) avaliaÃÃo da aprendizagem; e 4) avaliaÃÃo pelos alunos. Na primeira etapa, fez-se um amplo resgate da literatura de modo a disponibilizar as principais referÃncias e consensos existentes sobre a temÃtica. Selecionaram-se as mÃdias e elaboraram-se o guia do aluno, os objetivos acadÃmicos e o conteÃdo dos mÃdulos. A hipermÃdia foi hospedada no ambiente virtual de aprendizagem SOLAR. Na segunda etapa, a hipermÃdia foi validada por nove especialistas de conteÃdo e trÃs especialistas tÃcnicos, definidos a partir de parÃmetros adaptados da literatura. Obteve-se Ãndice de validade do conteÃdo geral de 0,97 nos itens avaliados (objetivo, conteÃdo, relevÃncia, ambiente, funcionalidade, usabilidade e eficiÃncia). Na terceira etapa, participaram 58 acadÃmicos de enfermagem divididos em dois grupos semelhantes (controle e intervenÃÃo). O grupo controle participou da aula tradicional e o grupo intervenÃÃo utilizou a hipermÃdia no ambiente virtual de aprendizagem. Ambos responderam a um questionÃrio validado sobre o tema (prà e pÃs-teste). No pÃs-teste, a mÃdia de acertos obteve ganho de 4,20 (30,95%) questÃes no grupo controle e 6,65 (54,46%) questÃes no grupo intervenÃÃo. Hà evidÃncia de aumento da mÃdia no pÃs-teste (p=0,00) do grupo intervenÃÃo apontando a aprendizagem online como estratÃgia tÃo eficaz quanto a presencial e que pode ser utilizada como recurso de ensino complementar na formaÃÃo de enfermeiros. Na quarta etapa, a maioria dos acadÃmicos de enfermagem avaliou a hipermÃdia como adequada, tendo como base os antecedentes do conceito aprendizagem online (interaÃÃo e estÃmulo, ferramentas de comunicaÃÃo, material didÃtico, interesse e motivaÃÃo para aprender, dedicaÃÃo, disciplina e gerenciamento de tempo, papel do aluno). A atitude do aluno referente à motivaÃÃo (p=0,001) e ao fato dele acreditar ser responsÃvel por sua aprendizagem (p=0,004) tiveram relaÃÃo estatisticamente significativa no aumento do nÃmero de acertos do pÃs-teste. Conclui-se que a hipermÃdia sobre doenÃas sexualmente transmissÃveis està apta a facilitar o processo de ensino/aprendizagem dos acadÃmicos de enfermagem. Constitui-se em uma ferramenta de apoio ao ensino presencial que colabora com o processo de formaÃÃo profissional, tornando a aprendizagem ativa e significativa.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11709application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:24:54Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv HipermÃdia educacional para o ensino das doenÃas sexualmente transmissÃveis: construÃÃo, validaÃÃo e avaliaÃÃo
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Educational hypermedia for teaching sexually transmitted diseases: construction, validation and assessment
title HipermÃdia educacional para o ensino das doenÃas sexualmente transmissÃveis: construÃÃo, validaÃÃo e avaliaÃÃo
spellingShingle HipermÃdia educacional para o ensino das doenÃas sexualmente transmissÃveis: construÃÃo, validaÃÃo e avaliaÃÃo
Viviane Rolim de Holanda
Nursing education
Learning
Educational technology
Hypermedia
Sexually transmitted diseases
ENFERMAGEM
title_short HipermÃdia educacional para o ensino das doenÃas sexualmente transmissÃveis: construÃÃo, validaÃÃo e avaliaÃÃo
title_full HipermÃdia educacional para o ensino das doenÃas sexualmente transmissÃveis: construÃÃo, validaÃÃo e avaliaÃÃo
title_fullStr HipermÃdia educacional para o ensino das doenÃas sexualmente transmissÃveis: construÃÃo, validaÃÃo e avaliaÃÃo
title_full_unstemmed HipermÃdia educacional para o ensino das doenÃas sexualmente transmissÃveis: construÃÃo, validaÃÃo e avaliaÃÃo
title_sort HipermÃdia educacional para o ensino das doenÃas sexualmente transmissÃveis: construÃÃo, validaÃÃo e avaliaÃÃo
author Viviane Rolim de Holanda
author_facet Viviane Rolim de Holanda
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ana Karina Bezerra Pinheiro
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 43462162349
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6862658087106562
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Priscila de Sousa Aquino
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 97372927315
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ana MÃrcia TenÃrio Souza Cavalcanti
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 41001761472
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Estela Maria Leite Meirelles Monteiro
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 34832660459
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4700271T5
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Leilane Barbosa de Sousa
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 91363233300
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4718488P1
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 03431740499
dc.contributor.author.fl_str_mv Viviane Rolim de Holanda
contributor_str_mv Ana Karina Bezerra Pinheiro
Priscila de Sousa Aquino
Ana MÃrcia TenÃrio Souza Cavalcanti
Estela Maria Leite Meirelles Monteiro
Leilane Barbosa de Sousa
dc.subject.eng.fl_str_mv Nursing education
Learning
Educational technology
Hypermedia
Sexually transmitted diseases
topic Nursing education
Learning
Educational technology
Hypermedia
Sexually transmitted diseases
ENFERMAGEM
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ENFERMAGEM
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv FundaÃÃo de Amparo a CiÃncia e Tecnologia de Pernambuco
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O ensino e as pesquisas na Ãrea de enfermagem tÃm procurado adequar-se aos avanÃos das tecnologias de informaÃÃo e comunicaÃÃo. Percebeu-se entÃo a importÃncia de investigar a utilizaÃÃo de uma tecnologia digital na aprendizagem dos futuros profissionais de saÃde, em face da repercussÃo das infecÃÃes sexuais no sistema de saÃde e a relevÃncia da temÃtica para a formaÃÃo do enfermeiro. O foco desta investigaÃÃo foi avaliar o resultado da utilizaÃÃo de hipermÃdia educativa para aprendizagem de acadÃmicos de enfermagem sobre doenÃas sexualmente transmissÃveis. Trata-se de um estudo quase-experimental, aprovado pelo Comità de Ãtica em Pesquisa da Universidade Federal do CearÃ. Estrutura-se em quatro etapas: 1) construÃÃo da hipermÃdia; 2) validaÃÃo por especialistas; 3) avaliaÃÃo da aprendizagem; e 4) avaliaÃÃo pelos alunos. Na primeira etapa, fez-se um amplo resgate da literatura de modo a disponibilizar as principais referÃncias e consensos existentes sobre a temÃtica. Selecionaram-se as mÃdias e elaboraram-se o guia do aluno, os objetivos acadÃmicos e o conteÃdo dos mÃdulos. A hipermÃdia foi hospedada no ambiente virtual de aprendizagem SOLAR. Na segunda etapa, a hipermÃdia foi validada por nove especialistas de conteÃdo e trÃs especialistas tÃcnicos, definidos a partir de parÃmetros adaptados da literatura. Obteve-se Ãndice de validade do conteÃdo geral de 0,97 nos itens avaliados (objetivo, conteÃdo, relevÃncia, ambiente, funcionalidade, usabilidade e eficiÃncia). Na terceira etapa, participaram 58 acadÃmicos de enfermagem divididos em dois grupos semelhantes (controle e intervenÃÃo). O grupo controle participou da aula tradicional e o grupo intervenÃÃo utilizou a hipermÃdia no ambiente virtual de aprendizagem. Ambos responderam a um questionÃrio validado sobre o tema (prà e pÃs-teste). No pÃs-teste, a mÃdia de acertos obteve ganho de 4,20 (30,95%) questÃes no grupo controle e 6,65 (54,46%) questÃes no grupo intervenÃÃo. Hà evidÃncia de aumento da mÃdia no pÃs-teste (p=0,00) do grupo intervenÃÃo apontando a aprendizagem online como estratÃgia tÃo eficaz quanto a presencial e que pode ser utilizada como recurso de ensino complementar na formaÃÃo de enfermeiros. Na quarta etapa, a maioria dos acadÃmicos de enfermagem avaliou a hipermÃdia como adequada, tendo como base os antecedentes do conceito aprendizagem online (interaÃÃo e estÃmulo, ferramentas de comunicaÃÃo, material didÃtico, interesse e motivaÃÃo para aprender, dedicaÃÃo, disciplina e gerenciamento de tempo, papel do aluno). A atitude do aluno referente à motivaÃÃo (p=0,001) e ao fato dele acreditar ser responsÃvel por sua aprendizagem (p=0,004) tiveram relaÃÃo estatisticamente significativa no aumento do nÃmero de acertos do pÃs-teste. Conclui-se que a hipermÃdia sobre doenÃas sexualmente transmissÃveis està apta a facilitar o processo de ensino/aprendizagem dos acadÃmicos de enfermagem. Constitui-se em uma ferramenta de apoio ao ensino presencial que colabora com o processo de formaÃÃo profissional, tornando a aprendizagem ativa e significativa.
description FundaÃÃo de Amparo a CiÃncia e Tecnologia de Pernambuco
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-03-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11709
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11709
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Enfermagem
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295187475103744