HipermÃdia educacional para o ensino das doenÃas sexualmente transmissÃveis: construÃÃo, validaÃÃo e avaliaÃÃo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11709 |
Resumo: | FundaÃÃo de Amparo a CiÃncia e Tecnologia de Pernambuco |
id |
UFC_8c395a1cd5ff4d7db8bf86a81f0a49b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:7967 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisHipermÃdia educacional para o ensino das doenÃas sexualmente transmissÃveis: construÃÃo, validaÃÃo e avaliaÃÃoEducational hypermedia for teaching sexually transmitted diseases: construction, validation and assessment2014-03-17Ana Karina Bezerra Pinheiro43462162349http://lattes.cnpq.br/6862658087106562 Priscila de Sousa Aquino97372927315Ana MÃrcia TenÃrio Souza Cavalcanti41001761472Estela Maria Leite Meirelles Monteiro34832660459http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4700271T5Leilane Barbosa de Sousa91363233300http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4718488P103431740499Viviane Rolim de HolandaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EnfermagemUFCBRNursing education Learning Educational technology Hypermedia Sexually transmitted diseasesENFERMAGEMFundaÃÃo de Amparo a CiÃncia e Tecnologia de PernambucoO ensino e as pesquisas na Ãrea de enfermagem tÃm procurado adequar-se aos avanÃos das tecnologias de informaÃÃo e comunicaÃÃo. Percebeu-se entÃo a importÃncia de investigar a utilizaÃÃo de uma tecnologia digital na aprendizagem dos futuros profissionais de saÃde, em face da repercussÃo das infecÃÃes sexuais no sistema de saÃde e a relevÃncia da temÃtica para a formaÃÃo do enfermeiro. O foco desta investigaÃÃo foi avaliar o resultado da utilizaÃÃo de hipermÃdia educativa para aprendizagem de acadÃmicos de enfermagem sobre doenÃas sexualmente transmissÃveis. Trata-se de um estudo quase-experimental, aprovado pelo Comità de Ãtica em Pesquisa da Universidade Federal do CearÃ. Estrutura-se em quatro etapas: 1) construÃÃo da hipermÃdia; 2) validaÃÃo por especialistas; 3) avaliaÃÃo da aprendizagem; e 4) avaliaÃÃo pelos alunos. Na primeira etapa, fez-se um amplo resgate da literatura de modo a disponibilizar as principais referÃncias e consensos existentes sobre a temÃtica. Selecionaram-se as mÃdias e elaboraram-se o guia do aluno, os objetivos acadÃmicos e o conteÃdo dos mÃdulos. A hipermÃdia foi hospedada no ambiente virtual de aprendizagem SOLAR. Na segunda etapa, a hipermÃdia foi validada por nove especialistas de conteÃdo e trÃs especialistas tÃcnicos, definidos a partir de parÃmetros adaptados da literatura. Obteve-se Ãndice de validade do conteÃdo geral de 0,97 nos itens avaliados (objetivo, conteÃdo, relevÃncia, ambiente, funcionalidade, usabilidade e eficiÃncia). Na terceira etapa, participaram 58 acadÃmicos de enfermagem divididos em dois grupos semelhantes (controle e intervenÃÃo). O grupo controle participou da aula tradicional e o grupo intervenÃÃo utilizou a hipermÃdia no ambiente virtual de aprendizagem. Ambos responderam a um questionÃrio validado sobre o tema (prà e pÃs-teste). No pÃs-teste, a mÃdia de acertos obteve ganho de 4,20 (30,95%) questÃes no grupo controle e 6,65 (54,46%) questÃes no grupo intervenÃÃo. Hà evidÃncia de aumento da mÃdia no pÃs-teste (p=0,00) do grupo intervenÃÃo apontando a aprendizagem online como estratÃgia tÃo eficaz quanto a presencial e que pode ser utilizada como recurso de ensino complementar na formaÃÃo de enfermeiros. Na quarta etapa, a maioria dos acadÃmicos de enfermagem avaliou a hipermÃdia como adequada, tendo como base os antecedentes do conceito aprendizagem online (interaÃÃo e estÃmulo, ferramentas de comunicaÃÃo, material didÃtico, interesse e motivaÃÃo para aprender, dedicaÃÃo, disciplina e gerenciamento de tempo, papel do aluno). A atitude do aluno referente à motivaÃÃo (p=0,001) e ao fato dele acreditar ser responsÃvel por sua aprendizagem (p=0,004) tiveram relaÃÃo estatisticamente significativa no aumento do nÃmero de acertos do pÃs-teste. Conclui-se que a hipermÃdia sobre doenÃas sexualmente transmissÃveis està apta a facilitar o processo de ensino/aprendizagem dos acadÃmicos de enfermagem. Constitui-se em uma ferramenta de apoio ao ensino presencial que colabora com o processo de formaÃÃo profissional, tornando a aprendizagem ativa e significativa.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11709application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:24:54Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
HipermÃdia educacional para o ensino das doenÃas sexualmente transmissÃveis: construÃÃo, validaÃÃo e avaliaÃÃo |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Educational hypermedia for teaching sexually transmitted diseases: construction, validation and assessment |
title |
HipermÃdia educacional para o ensino das doenÃas sexualmente transmissÃveis: construÃÃo, validaÃÃo e avaliaÃÃo |
spellingShingle |
HipermÃdia educacional para o ensino das doenÃas sexualmente transmissÃveis: construÃÃo, validaÃÃo e avaliaÃÃo Viviane Rolim de Holanda Nursing education Learning Educational technology Hypermedia Sexually transmitted diseases ENFERMAGEM |
title_short |
HipermÃdia educacional para o ensino das doenÃas sexualmente transmissÃveis: construÃÃo, validaÃÃo e avaliaÃÃo |
title_full |
HipermÃdia educacional para o ensino das doenÃas sexualmente transmissÃveis: construÃÃo, validaÃÃo e avaliaÃÃo |
title_fullStr |
HipermÃdia educacional para o ensino das doenÃas sexualmente transmissÃveis: construÃÃo, validaÃÃo e avaliaÃÃo |
title_full_unstemmed |
HipermÃdia educacional para o ensino das doenÃas sexualmente transmissÃveis: construÃÃo, validaÃÃo e avaliaÃÃo |
title_sort |
HipermÃdia educacional para o ensino das doenÃas sexualmente transmissÃveis: construÃÃo, validaÃÃo e avaliaÃÃo |
author |
Viviane Rolim de Holanda |
author_facet |
Viviane Rolim de Holanda |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ana Karina Bezerra Pinheiro |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
43462162349 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6862658087106562 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Priscila de Sousa Aquino |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
97372927315 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Ana MÃrcia TenÃrio Souza Cavalcanti |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
41001761472 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Estela Maria Leite Meirelles Monteiro |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
34832660459 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4700271T5 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Leilane Barbosa de Sousa |
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv |
91363233300 |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4718488P1 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
03431740499 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viviane Rolim de Holanda |
contributor_str_mv |
Ana Karina Bezerra Pinheiro Priscila de Sousa Aquino Ana MÃrcia TenÃrio Souza Cavalcanti Estela Maria Leite Meirelles Monteiro Leilane Barbosa de Sousa |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Nursing education Learning Educational technology Hypermedia Sexually transmitted diseases |
topic |
Nursing education Learning Educational technology Hypermedia Sexually transmitted diseases ENFERMAGEM |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
ENFERMAGEM |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
FundaÃÃo de Amparo a CiÃncia e Tecnologia de Pernambuco |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O ensino e as pesquisas na Ãrea de enfermagem tÃm procurado adequar-se aos avanÃos das tecnologias de informaÃÃo e comunicaÃÃo. Percebeu-se entÃo a importÃncia de investigar a utilizaÃÃo de uma tecnologia digital na aprendizagem dos futuros profissionais de saÃde, em face da repercussÃo das infecÃÃes sexuais no sistema de saÃde e a relevÃncia da temÃtica para a formaÃÃo do enfermeiro. O foco desta investigaÃÃo foi avaliar o resultado da utilizaÃÃo de hipermÃdia educativa para aprendizagem de acadÃmicos de enfermagem sobre doenÃas sexualmente transmissÃveis. Trata-se de um estudo quase-experimental, aprovado pelo Comità de Ãtica em Pesquisa da Universidade Federal do CearÃ. Estrutura-se em quatro etapas: 1) construÃÃo da hipermÃdia; 2) validaÃÃo por especialistas; 3) avaliaÃÃo da aprendizagem; e 4) avaliaÃÃo pelos alunos. Na primeira etapa, fez-se um amplo resgate da literatura de modo a disponibilizar as principais referÃncias e consensos existentes sobre a temÃtica. Selecionaram-se as mÃdias e elaboraram-se o guia do aluno, os objetivos acadÃmicos e o conteÃdo dos mÃdulos. A hipermÃdia foi hospedada no ambiente virtual de aprendizagem SOLAR. Na segunda etapa, a hipermÃdia foi validada por nove especialistas de conteÃdo e trÃs especialistas tÃcnicos, definidos a partir de parÃmetros adaptados da literatura. Obteve-se Ãndice de validade do conteÃdo geral de 0,97 nos itens avaliados (objetivo, conteÃdo, relevÃncia, ambiente, funcionalidade, usabilidade e eficiÃncia). Na terceira etapa, participaram 58 acadÃmicos de enfermagem divididos em dois grupos semelhantes (controle e intervenÃÃo). O grupo controle participou da aula tradicional e o grupo intervenÃÃo utilizou a hipermÃdia no ambiente virtual de aprendizagem. Ambos responderam a um questionÃrio validado sobre o tema (prà e pÃs-teste). No pÃs-teste, a mÃdia de acertos obteve ganho de 4,20 (30,95%) questÃes no grupo controle e 6,65 (54,46%) questÃes no grupo intervenÃÃo. Hà evidÃncia de aumento da mÃdia no pÃs-teste (p=0,00) do grupo intervenÃÃo apontando a aprendizagem online como estratÃgia tÃo eficaz quanto a presencial e que pode ser utilizada como recurso de ensino complementar na formaÃÃo de enfermeiros. Na quarta etapa, a maioria dos acadÃmicos de enfermagem avaliou a hipermÃdia como adequada, tendo como base os antecedentes do conceito aprendizagem online (interaÃÃo e estÃmulo, ferramentas de comunicaÃÃo, material didÃtico, interesse e motivaÃÃo para aprender, dedicaÃÃo, disciplina e gerenciamento de tempo, papel do aluno). A atitude do aluno referente à motivaÃÃo (p=0,001) e ao fato dele acreditar ser responsÃvel por sua aprendizagem (p=0,004) tiveram relaÃÃo estatisticamente significativa no aumento do nÃmero de acertos do pÃs-teste. Conclui-se que a hipermÃdia sobre doenÃas sexualmente transmissÃveis està apta a facilitar o processo de ensino/aprendizagem dos acadÃmicos de enfermagem. Constitui-se em uma ferramenta de apoio ao ensino presencial que colabora com o processo de formaÃÃo profissional, tornando a aprendizagem ativa e significativa. |
description |
FundaÃÃo de Amparo a CiÃncia e Tecnologia de Pernambuco |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-03-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11709 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=11709 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Enfermagem |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295187475103744 |