Proposta de atividades para o ensino de trigonometria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12633 |
Resumo: | Este trabalho relata a experiÃncia de aplicaÃÃo em sala de aula de uma sequÃncia de atividades de trigonometria com destaque para a construÃÃo, estudo e utilizaÃÃo de um ciclo trigonomÃtrico ou prancha trigonomÃtrica numa turma de 2 ano TÃcnico em ComÃrcio (em nÃvel mÃdio) de uma escola profissional da rede estadual de ensino do estado do CearÃ. As atividades aplicadas constam de estudo de semelhanÃa de triÃngulos, das razÃes trigonomÃtricas no triÃngulo retÃngulo e das funÃÃes circulares seno, cosseno e tangente facilitadas por sua vez, pelo manuseio da prancha trigonomÃtrica. A avaliaÃÃo dos resultados do trabalho se dà atravÃs do acompanhamento das facilidades/dificuldades encontradas pelos alunos na confecÃÃo dos materiais e na resoluÃÃo das atividades propostas. |
id |
UFC_8470911d2785d79216ece6bba0a56656 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:8616 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisProposta de atividades para o ensino de trigonometriaProposed activities for teaching trigonometry2014-05-15Paulo CÃsar Cavalcante de Oliveira85199680315http://lattes.cnpq.br/7150572635985692Maria Silvana Alcantara Costa81221673300http://lattes.cnpq.br/4616262586408783Francisca Leidmar Josuà Vieira66817382300 http://lattes.cnpq.br/421501219022091374644084387 http://lattes.cnpq.br/3443045119097017Francisco Delmar Pinheiro de SousaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em MatemÃtica em Rede Nacional (PROFMAT)UFCBRprÃticas trigonomÃtricas ciclo trigonomÃtrico ensino mÃdiotrigonometric practices trigonometric cycle high schoolMATEMATICAEste trabalho relata a experiÃncia de aplicaÃÃo em sala de aula de uma sequÃncia de atividades de trigonometria com destaque para a construÃÃo, estudo e utilizaÃÃo de um ciclo trigonomÃtrico ou prancha trigonomÃtrica numa turma de 2 ano TÃcnico em ComÃrcio (em nÃvel mÃdio) de uma escola profissional da rede estadual de ensino do estado do CearÃ. As atividades aplicadas constam de estudo de semelhanÃa de triÃngulos, das razÃes trigonomÃtricas no triÃngulo retÃngulo e das funÃÃes circulares seno, cosseno e tangente facilitadas por sua vez, pelo manuseio da prancha trigonomÃtrica. A avaliaÃÃo dos resultados do trabalho se dà atravÃs do acompanhamento das facilidades/dificuldades encontradas pelos alunos na confecÃÃo dos materiais e na resoluÃÃo das atividades propostas.This paper reports the experience of the application in the classroom of a sequence of activities trigonometry with emphasis on the construction, study and use of a trigonometric trigonometric cycle or board in a class of 2nd year in Technical Trading (medium level) a professional state school education in the state of CearÃ. The activities listed in the applied study of similar triangles, the trigonometric ratios in right triangle and circular functions sine, cosine and tangent facilitated in turn by the management of trigonometric board. The evaluation of the results of the work is through the monitoring of the facilities/difficulties encountered by students in the preparation of materials and the resolution of the proposed activities.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12633application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:25:48Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Proposta de atividades para o ensino de trigonometria |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Proposed activities for teaching trigonometry |
title |
Proposta de atividades para o ensino de trigonometria |
spellingShingle |
Proposta de atividades para o ensino de trigonometria Francisco Delmar Pinheiro de Sousa prÃticas trigonomÃtricas ciclo trigonomÃtrico ensino mÃdio trigonometric practices trigonometric cycle high school MATEMATICA |
title_short |
Proposta de atividades para o ensino de trigonometria |
title_full |
Proposta de atividades para o ensino de trigonometria |
title_fullStr |
Proposta de atividades para o ensino de trigonometria |
title_full_unstemmed |
Proposta de atividades para o ensino de trigonometria |
title_sort |
Proposta de atividades para o ensino de trigonometria |
author |
Francisco Delmar Pinheiro de Sousa |
author_facet |
Francisco Delmar Pinheiro de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Paulo CÃsar Cavalcante de Oliveira |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
85199680315 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7150572635985692 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Maria Silvana Alcantara Costa |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
81221673300 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4616262586408783 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Francisca Leidmar Josuà Vieira |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
66817382300 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4215012190220913 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
74644084387 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3443045119097017 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Francisco Delmar Pinheiro de Sousa |
contributor_str_mv |
Paulo CÃsar Cavalcante de Oliveira Maria Silvana Alcantara Costa Francisca Leidmar Josuà Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
prÃticas trigonomÃtricas ciclo trigonomÃtrico ensino mÃdio |
topic |
prÃticas trigonomÃtricas ciclo trigonomÃtrico ensino mÃdio trigonometric practices trigonometric cycle high school MATEMATICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
trigonometric practices trigonometric cycle high school |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
MATEMATICA |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Este trabalho relata a experiÃncia de aplicaÃÃo em sala de aula de uma sequÃncia de atividades de trigonometria com destaque para a construÃÃo, estudo e utilizaÃÃo de um ciclo trigonomÃtrico ou prancha trigonomÃtrica numa turma de 2 ano TÃcnico em ComÃrcio (em nÃvel mÃdio) de uma escola profissional da rede estadual de ensino do estado do CearÃ. As atividades aplicadas constam de estudo de semelhanÃa de triÃngulos, das razÃes trigonomÃtricas no triÃngulo retÃngulo e das funÃÃes circulares seno, cosseno e tangente facilitadas por sua vez, pelo manuseio da prancha trigonomÃtrica. A avaliaÃÃo dos resultados do trabalho se dà atravÃs do acompanhamento das facilidades/dificuldades encontradas pelos alunos na confecÃÃo dos materiais e na resoluÃÃo das atividades propostas. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
This paper reports the experience of the application in the classroom of a sequence of activities trigonometry with emphasis on the construction, study and use of a trigonometric trigonometric cycle or board in a class of 2nd year in Technical Trading (medium level) a professional state school education in the state of CearÃ. The activities listed in the applied study of similar triangles, the trigonometric ratios in right triangle and circular functions sine, cosine and tangent facilitated in turn by the management of trigonometric board. The evaluation of the results of the work is through the monitoring of the facilities/difficulties encountered by students in the preparation of materials and the resolution of the proposed activities. |
description |
Este trabalho relata a experiÃncia de aplicaÃÃo em sala de aula de uma sequÃncia de atividades de trigonometria com destaque para a construÃÃo, estudo e utilizaÃÃo de um ciclo trigonomÃtrico ou prancha trigonomÃtrica numa turma de 2 ano TÃcnico em ComÃrcio (em nÃvel mÃdio) de uma escola profissional da rede estadual de ensino do estado do CearÃ. As atividades aplicadas constam de estudo de semelhanÃa de triÃngulos, das razÃes trigonomÃtricas no triÃngulo retÃngulo e das funÃÃes circulares seno, cosseno e tangente facilitadas por sua vez, pelo manuseio da prancha trigonomÃtrica. A avaliaÃÃo dos resultados do trabalho se dà atravÃs do acompanhamento das facilidades/dificuldades encontradas pelos alunos na confecÃÃo dos materiais e na resoluÃÃo das atividades propostas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-05-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12633 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12633 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em MatemÃtica em Rede Nacional (PROFMAT) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295193946914816 |