Proposta de atividades para o ensino de trigonometria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco Delmar Pinheiro de Sousa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12633
Resumo: Este trabalho relata a experiÃncia de aplicaÃÃo em sala de aula de uma sequÃncia de atividades de trigonometria com destaque para a construÃÃo, estudo e utilizaÃÃo de um ciclo trigonomÃtrico ou prancha trigonomÃtrica numa turma de 2 ano TÃcnico em ComÃrcio (em nÃvel mÃdio) de uma escola profissional da rede estadual de ensino do estado do CearÃ. As atividades aplicadas constam de estudo de semelhanÃa de triÃngulos, das razÃes trigonomÃtricas no triÃngulo retÃngulo e das funÃÃes circulares seno, cosseno e tangente facilitadas por sua vez, pelo manuseio da prancha trigonomÃtrica. A avaliaÃÃo dos resultados do trabalho se dà atravÃs do acompanhamento das facilidades/dificuldades encontradas pelos alunos na confecÃÃo dos materiais e na resoluÃÃo das atividades propostas.
id UFC_8470911d2785d79216ece6bba0a56656
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:8616
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisProposta de atividades para o ensino de trigonometriaProposed activities for teaching trigonometry2014-05-15Paulo CÃsar Cavalcante de Oliveira85199680315http://lattes.cnpq.br/7150572635985692Maria Silvana Alcantara Costa81221673300http://lattes.cnpq.br/4616262586408783Francisca Leidmar Josuà Vieira66817382300 http://lattes.cnpq.br/421501219022091374644084387 http://lattes.cnpq.br/3443045119097017Francisco Delmar Pinheiro de SousaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em MatemÃtica em Rede Nacional (PROFMAT)UFCBRprÃticas trigonomÃtricas ciclo trigonomÃtrico ensino mÃdiotrigonometric practices trigonometric cycle high schoolMATEMATICAEste trabalho relata a experiÃncia de aplicaÃÃo em sala de aula de uma sequÃncia de atividades de trigonometria com destaque para a construÃÃo, estudo e utilizaÃÃo de um ciclo trigonomÃtrico ou prancha trigonomÃtrica numa turma de 2 ano TÃcnico em ComÃrcio (em nÃvel mÃdio) de uma escola profissional da rede estadual de ensino do estado do CearÃ. As atividades aplicadas constam de estudo de semelhanÃa de triÃngulos, das razÃes trigonomÃtricas no triÃngulo retÃngulo e das funÃÃes circulares seno, cosseno e tangente facilitadas por sua vez, pelo manuseio da prancha trigonomÃtrica. A avaliaÃÃo dos resultados do trabalho se dà atravÃs do acompanhamento das facilidades/dificuldades encontradas pelos alunos na confecÃÃo dos materiais e na resoluÃÃo das atividades propostas.This paper reports the experience of the application in the classroom of a sequence of activities trigonometry with emphasis on the construction, study and use of a trigonometric trigonometric cycle or board in a class of 2nd year in Technical Trading (medium level) a professional state school education in the state of CearÃ. The activities listed in the applied study of similar triangles, the trigonometric ratios in right triangle and circular functions sine, cosine and tangent facilitated in turn by the management of trigonometric board. The evaluation of the results of the work is through the monitoring of the facilities/difficulties encountered by students in the preparation of materials and the resolution of the proposed activities.CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12633application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:25:48Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Proposta de atividades para o ensino de trigonometria
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Proposed activities for teaching trigonometry
title Proposta de atividades para o ensino de trigonometria
spellingShingle Proposta de atividades para o ensino de trigonometria
Francisco Delmar Pinheiro de Sousa
prÃticas trigonomÃtricas
ciclo trigonomÃtrico
ensino mÃdio
trigonometric practices
trigonometric cycle
high school
MATEMATICA
title_short Proposta de atividades para o ensino de trigonometria
title_full Proposta de atividades para o ensino de trigonometria
title_fullStr Proposta de atividades para o ensino de trigonometria
title_full_unstemmed Proposta de atividades para o ensino de trigonometria
title_sort Proposta de atividades para o ensino de trigonometria
author Francisco Delmar Pinheiro de Sousa
author_facet Francisco Delmar Pinheiro de Sousa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Paulo CÃsar Cavalcante de Oliveira
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 85199680315
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7150572635985692
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria Silvana Alcantara Costa
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 81221673300
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4616262586408783
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Francisca Leidmar Josuà Vieira
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 66817382300
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4215012190220913
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 74644084387
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3443045119097017
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco Delmar Pinheiro de Sousa
contributor_str_mv Paulo CÃsar Cavalcante de Oliveira
Maria Silvana Alcantara Costa
Francisca Leidmar Josuà Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv prÃticas trigonomÃtricas
ciclo trigonomÃtrico
ensino mÃdio
topic prÃticas trigonomÃtricas
ciclo trigonomÃtrico
ensino mÃdio
trigonometric practices
trigonometric cycle
high school
MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv trigonometric practices
trigonometric cycle
high school
dc.subject.cnpq.fl_str_mv MATEMATICA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este trabalho relata a experiÃncia de aplicaÃÃo em sala de aula de uma sequÃncia de atividades de trigonometria com destaque para a construÃÃo, estudo e utilizaÃÃo de um ciclo trigonomÃtrico ou prancha trigonomÃtrica numa turma de 2 ano TÃcnico em ComÃrcio (em nÃvel mÃdio) de uma escola profissional da rede estadual de ensino do estado do CearÃ. As atividades aplicadas constam de estudo de semelhanÃa de triÃngulos, das razÃes trigonomÃtricas no triÃngulo retÃngulo e das funÃÃes circulares seno, cosseno e tangente facilitadas por sua vez, pelo manuseio da prancha trigonomÃtrica. A avaliaÃÃo dos resultados do trabalho se dà atravÃs do acompanhamento das facilidades/dificuldades encontradas pelos alunos na confecÃÃo dos materiais e na resoluÃÃo das atividades propostas.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This paper reports the experience of the application in the classroom of a sequence of activities trigonometry with emphasis on the construction, study and use of a trigonometric trigonometric cycle or board in a class of 2nd year in Technical Trading (medium level) a professional state school education in the state of CearÃ. The activities listed in the applied study of similar triangles, the trigonometric ratios in right triangle and circular functions sine, cosine and tangent facilitated in turn by the management of trigonometric board. The evaluation of the results of the work is through the monitoring of the facilities/difficulties encountered by students in the preparation of materials and the resolution of the proposed activities.
description Este trabalho relata a experiÃncia de aplicaÃÃo em sala de aula de uma sequÃncia de atividades de trigonometria com destaque para a construÃÃo, estudo e utilizaÃÃo de um ciclo trigonomÃtrico ou prancha trigonomÃtrica numa turma de 2 ano TÃcnico em ComÃrcio (em nÃvel mÃdio) de uma escola profissional da rede estadual de ensino do estado do CearÃ. As atividades aplicadas constam de estudo de semelhanÃa de triÃngulos, das razÃes trigonomÃtricas no triÃngulo retÃngulo e das funÃÃes circulares seno, cosseno e tangente facilitadas por sua vez, pelo manuseio da prancha trigonomÃtrica. A avaliaÃÃo dos resultados do trabalho se dà atravÃs do acompanhamento das facilidades/dificuldades encontradas pelos alunos na confecÃÃo dos materiais e na resoluÃÃo das atividades propostas.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-05-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12633
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12633
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em MatemÃtica em Rede Nacional (PROFMAT)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295193946914816