UtilizaÃÃo do software GeoGebra no ensino das funÃÃes trigonomÃtricas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jakson Idernando Gonzaga de Souza
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12595
Resumo: Discutir o uso pedagÃgico de recursos tecnolÃgicos nas aulas de MatemÃtica tem sido foco de muitos estudos, uma vez que por si sà eles nÃo garantem um novo modelo educacional. Neste sentido, esse trabalho tem o objetivo de explorar o software GeoGebra como recurso pedagÃgico no ensino das funÃÃes trigonomÃtricas para alunos da 2 sÃrie do Ensino MÃdio, de uma escola da rede particular no estado do CearÃ, atravÃs da visualizaÃÃo das funÃÃes trigonomÃtricas no cÃrculo trigonomÃtrico, suas representaÃÃes grÃficas e o papel dos parÃmetros na construÃÃo dos grÃficos dessas funÃÃes, oportunizando o contato com recursos diferentes dos presentes em sala de aula. Esse trabalho mostra que o uso da simulaÃÃo computacional pode ser um meio eficiente de promover o aprendizado de forma significativa, facilitando assim o desenvolvimento de habilidades na compreensÃo por parte dos discentes dos conteÃdos relacionados Ãs funÃÃes trigonomÃtricas, num ambiente onde os conteÃdos abordados sÃo trabalhados utilizando o amplo campo de informaÃÃes e interaÃÃes do computador.
id UFC_e099d7fc33749d2b653bc365f0e68dbe
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:8593
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUtilizaÃÃo do software GeoGebra no ensino das funÃÃes trigonomÃtricasUse of software in teaching GeoGebra trigonometric functions2014-05-29PlÃcido Francisco de Assis Andrade33437645749http://lattes.cnpq.br/5210879527072179Maria Silvana Alcantara Costa81221673300http://lattes.cnpq.br/4616262586408783JÃnio Moreira de Alencar00778513319http://lattes.cnpq.br/1832229915103950 80249990300 http://lattes.cnpq.br/9002446109927472Jakson Idernando Gonzaga de SouzaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em MatemÃtica em Rede Nacional (PROFMAT)UFCBRrecursos tecnolÃgicos funÃÃes trigonomÃtricas simulaÃÃo computacionalSoftware GeoGebratechnological resources trigonometric functions computer simulationMATEMATICADiscutir o uso pedagÃgico de recursos tecnolÃgicos nas aulas de MatemÃtica tem sido foco de muitos estudos, uma vez que por si sà eles nÃo garantem um novo modelo educacional. Neste sentido, esse trabalho tem o objetivo de explorar o software GeoGebra como recurso pedagÃgico no ensino das funÃÃes trigonomÃtricas para alunos da 2 sÃrie do Ensino MÃdio, de uma escola da rede particular no estado do CearÃ, atravÃs da visualizaÃÃo das funÃÃes trigonomÃtricas no cÃrculo trigonomÃtrico, suas representaÃÃes grÃficas e o papel dos parÃmetros na construÃÃo dos grÃficos dessas funÃÃes, oportunizando o contato com recursos diferentes dos presentes em sala de aula. Esse trabalho mostra que o uso da simulaÃÃo computacional pode ser um meio eficiente de promover o aprendizado de forma significativa, facilitando assim o desenvolvimento de habilidades na compreensÃo por parte dos discentes dos conteÃdos relacionados Ãs funÃÃes trigonomÃtricas, num ambiente onde os conteÃdos abordados sÃo trabalhados utilizando o amplo campo de informaÃÃes e interaÃÃes do computador.Discuss the pedagogical use of technological resources in mathematics classes has been the focus of many studies, since they alone do not guarantee a new educational model. In this sense, this work aims to explore the GeoGebra software as a teaching resource in the teaching of the trigonometric functions for students of 2nd year of high school, a school of private schools in the state of CearÃ, through visualization of the trigonometric functions in the unit circle , their graphical representations and the role of parameters in the construction of the graphs of these functions, providing the opportunity for contact with the different features present in the classroom. This work shows that the use of computer simulation can be an effective means of promoting learning significantly, thus facilitating the development of skills in understanding by students of the content related to trigonometric functions, in an environment where the subjects covered are worked using the broad field of information and computer interactions.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12595application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:25:45Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv UtilizaÃÃo do software GeoGebra no ensino das funÃÃes trigonomÃtricas
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Use of software in teaching GeoGebra trigonometric functions
title UtilizaÃÃo do software GeoGebra no ensino das funÃÃes trigonomÃtricas
spellingShingle UtilizaÃÃo do software GeoGebra no ensino das funÃÃes trigonomÃtricas
Jakson Idernando Gonzaga de Souza
recursos tecnolÃgicos
funÃÃes trigonomÃtricas
simulaÃÃo computacional
Software GeoGebra
technological resources
trigonometric functions
computer simulation
MATEMATICA
title_short UtilizaÃÃo do software GeoGebra no ensino das funÃÃes trigonomÃtricas
title_full UtilizaÃÃo do software GeoGebra no ensino das funÃÃes trigonomÃtricas
title_fullStr UtilizaÃÃo do software GeoGebra no ensino das funÃÃes trigonomÃtricas
title_full_unstemmed UtilizaÃÃo do software GeoGebra no ensino das funÃÃes trigonomÃtricas
title_sort UtilizaÃÃo do software GeoGebra no ensino das funÃÃes trigonomÃtricas
author Jakson Idernando Gonzaga de Souza
author_facet Jakson Idernando Gonzaga de Souza
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv PlÃcido Francisco de Assis Andrade
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 33437645749
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5210879527072179
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria Silvana Alcantara Costa
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 81221673300
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4616262586408783
dc.contributor.referee2.fl_str_mv JÃnio Moreira de Alencar
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 00778513319
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1832229915103950
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 80249990300
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9002446109927472
dc.contributor.author.fl_str_mv Jakson Idernando Gonzaga de Souza
contributor_str_mv PlÃcido Francisco de Assis Andrade
Maria Silvana Alcantara Costa
JÃnio Moreira de Alencar
dc.subject.por.fl_str_mv recursos tecnolÃgicos
funÃÃes trigonomÃtricas
simulaÃÃo computacional
Software GeoGebra
topic recursos tecnolÃgicos
funÃÃes trigonomÃtricas
simulaÃÃo computacional
Software GeoGebra
technological resources
trigonometric functions
computer simulation
MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv technological resources
trigonometric functions
computer simulation
dc.subject.cnpq.fl_str_mv MATEMATICA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Discutir o uso pedagÃgico de recursos tecnolÃgicos nas aulas de MatemÃtica tem sido foco de muitos estudos, uma vez que por si sà eles nÃo garantem um novo modelo educacional. Neste sentido, esse trabalho tem o objetivo de explorar o software GeoGebra como recurso pedagÃgico no ensino das funÃÃes trigonomÃtricas para alunos da 2 sÃrie do Ensino MÃdio, de uma escola da rede particular no estado do CearÃ, atravÃs da visualizaÃÃo das funÃÃes trigonomÃtricas no cÃrculo trigonomÃtrico, suas representaÃÃes grÃficas e o papel dos parÃmetros na construÃÃo dos grÃficos dessas funÃÃes, oportunizando o contato com recursos diferentes dos presentes em sala de aula. Esse trabalho mostra que o uso da simulaÃÃo computacional pode ser um meio eficiente de promover o aprendizado de forma significativa, facilitando assim o desenvolvimento de habilidades na compreensÃo por parte dos discentes dos conteÃdos relacionados Ãs funÃÃes trigonomÃtricas, num ambiente onde os conteÃdos abordados sÃo trabalhados utilizando o amplo campo de informaÃÃes e interaÃÃes do computador.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv Discuss the pedagogical use of technological resources in mathematics classes has been the focus of many studies, since they alone do not guarantee a new educational model. In this sense, this work aims to explore the GeoGebra software as a teaching resource in the teaching of the trigonometric functions for students of 2nd year of high school, a school of private schools in the state of CearÃ, through visualization of the trigonometric functions in the unit circle , their graphical representations and the role of parameters in the construction of the graphs of these functions, providing the opportunity for contact with the different features present in the classroom. This work shows that the use of computer simulation can be an effective means of promoting learning significantly, thus facilitating the development of skills in understanding by students of the content related to trigonometric functions, in an environment where the subjects covered are worked using the broad field of information and computer interactions.
description Discutir o uso pedagÃgico de recursos tecnolÃgicos nas aulas de MatemÃtica tem sido foco de muitos estudos, uma vez que por si sà eles nÃo garantem um novo modelo educacional. Neste sentido, esse trabalho tem o objetivo de explorar o software GeoGebra como recurso pedagÃgico no ensino das funÃÃes trigonomÃtricas para alunos da 2 sÃrie do Ensino MÃdio, de uma escola da rede particular no estado do CearÃ, atravÃs da visualizaÃÃo das funÃÃes trigonomÃtricas no cÃrculo trigonomÃtrico, suas representaÃÃes grÃficas e o papel dos parÃmetros na construÃÃo dos grÃficos dessas funÃÃes, oportunizando o contato com recursos diferentes dos presentes em sala de aula. Esse trabalho mostra que o uso da simulaÃÃo computacional pode ser um meio eficiente de promover o aprendizado de forma significativa, facilitando assim o desenvolvimento de habilidades na compreensÃo por parte dos discentes dos conteÃdos relacionados Ãs funÃÃes trigonomÃtricas, num ambiente onde os conteÃdos abordados sÃo trabalhados utilizando o amplo campo de informaÃÃes e interaÃÃes do computador.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-05-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12595
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12595
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em MatemÃtica em Rede Nacional (PROFMAT)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295193094422528