UtilizaÃÃo do software GeoGebra no ensino das funÃÃes trigonomÃtricas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12595 |
Resumo: | Discutir o uso pedagÃgico de recursos tecnolÃgicos nas aulas de MatemÃtica tem sido foco de muitos estudos, uma vez que por si sà eles nÃo garantem um novo modelo educacional. Neste sentido, esse trabalho tem o objetivo de explorar o software GeoGebra como recurso pedagÃgico no ensino das funÃÃes trigonomÃtricas para alunos da 2 sÃrie do Ensino MÃdio, de uma escola da rede particular no estado do CearÃ, atravÃs da visualizaÃÃo das funÃÃes trigonomÃtricas no cÃrculo trigonomÃtrico, suas representaÃÃes grÃficas e o papel dos parÃmetros na construÃÃo dos grÃficos dessas funÃÃes, oportunizando o contato com recursos diferentes dos presentes em sala de aula. Esse trabalho mostra que o uso da simulaÃÃo computacional pode ser um meio eficiente de promover o aprendizado de forma significativa, facilitando assim o desenvolvimento de habilidades na compreensÃo por parte dos discentes dos conteÃdos relacionados Ãs funÃÃes trigonomÃtricas, num ambiente onde os conteÃdos abordados sÃo trabalhados utilizando o amplo campo de informaÃÃes e interaÃÃes do computador. |
id |
UFC_e099d7fc33749d2b653bc365f0e68dbe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:8593 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUtilizaÃÃo do software GeoGebra no ensino das funÃÃes trigonomÃtricasUse of software in teaching GeoGebra trigonometric functions2014-05-29PlÃcido Francisco de Assis Andrade33437645749http://lattes.cnpq.br/5210879527072179Maria Silvana Alcantara Costa81221673300http://lattes.cnpq.br/4616262586408783JÃnio Moreira de Alencar00778513319http://lattes.cnpq.br/1832229915103950 80249990300 http://lattes.cnpq.br/9002446109927472Jakson Idernando Gonzaga de SouzaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em MatemÃtica em Rede Nacional (PROFMAT)UFCBRrecursos tecnolÃgicos funÃÃes trigonomÃtricas simulaÃÃo computacionalSoftware GeoGebratechnological resources trigonometric functions computer simulationMATEMATICADiscutir o uso pedagÃgico de recursos tecnolÃgicos nas aulas de MatemÃtica tem sido foco de muitos estudos, uma vez que por si sà eles nÃo garantem um novo modelo educacional. Neste sentido, esse trabalho tem o objetivo de explorar o software GeoGebra como recurso pedagÃgico no ensino das funÃÃes trigonomÃtricas para alunos da 2 sÃrie do Ensino MÃdio, de uma escola da rede particular no estado do CearÃ, atravÃs da visualizaÃÃo das funÃÃes trigonomÃtricas no cÃrculo trigonomÃtrico, suas representaÃÃes grÃficas e o papel dos parÃmetros na construÃÃo dos grÃficos dessas funÃÃes, oportunizando o contato com recursos diferentes dos presentes em sala de aula. Esse trabalho mostra que o uso da simulaÃÃo computacional pode ser um meio eficiente de promover o aprendizado de forma significativa, facilitando assim o desenvolvimento de habilidades na compreensÃo por parte dos discentes dos conteÃdos relacionados Ãs funÃÃes trigonomÃtricas, num ambiente onde os conteÃdos abordados sÃo trabalhados utilizando o amplo campo de informaÃÃes e interaÃÃes do computador.Discuss the pedagogical use of technological resources in mathematics classes has been the focus of many studies, since they alone do not guarantee a new educational model. In this sense, this work aims to explore the GeoGebra software as a teaching resource in the teaching of the trigonometric functions for students of 2nd year of high school, a school of private schools in the state of CearÃ, through visualization of the trigonometric functions in the unit circle , their graphical representations and the role of parameters in the construction of the graphs of these functions, providing the opportunity for contact with the different features present in the classroom. This work shows that the use of computer simulation can be an effective means of promoting learning significantly, thus facilitating the development of skills in understanding by students of the content related to trigonometric functions, in an environment where the subjects covered are worked using the broad field of information and computer interactions.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12595application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:25:45Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
UtilizaÃÃo do software GeoGebra no ensino das funÃÃes trigonomÃtricas |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Use of software in teaching GeoGebra trigonometric functions |
title |
UtilizaÃÃo do software GeoGebra no ensino das funÃÃes trigonomÃtricas |
spellingShingle |
UtilizaÃÃo do software GeoGebra no ensino das funÃÃes trigonomÃtricas Jakson Idernando Gonzaga de Souza recursos tecnolÃgicos funÃÃes trigonomÃtricas simulaÃÃo computacional Software GeoGebra technological resources trigonometric functions computer simulation MATEMATICA |
title_short |
UtilizaÃÃo do software GeoGebra no ensino das funÃÃes trigonomÃtricas |
title_full |
UtilizaÃÃo do software GeoGebra no ensino das funÃÃes trigonomÃtricas |
title_fullStr |
UtilizaÃÃo do software GeoGebra no ensino das funÃÃes trigonomÃtricas |
title_full_unstemmed |
UtilizaÃÃo do software GeoGebra no ensino das funÃÃes trigonomÃtricas |
title_sort |
UtilizaÃÃo do software GeoGebra no ensino das funÃÃes trigonomÃtricas |
author |
Jakson Idernando Gonzaga de Souza |
author_facet |
Jakson Idernando Gonzaga de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
PlÃcido Francisco de Assis Andrade |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
33437645749 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5210879527072179 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Maria Silvana Alcantara Costa |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
81221673300 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4616262586408783 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
JÃnio Moreira de Alencar |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
00778513319 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1832229915103950 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
80249990300 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9002446109927472 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jakson Idernando Gonzaga de Souza |
contributor_str_mv |
PlÃcido Francisco de Assis Andrade Maria Silvana Alcantara Costa JÃnio Moreira de Alencar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
recursos tecnolÃgicos funÃÃes trigonomÃtricas simulaÃÃo computacional Software GeoGebra |
topic |
recursos tecnolÃgicos funÃÃes trigonomÃtricas simulaÃÃo computacional Software GeoGebra technological resources trigonometric functions computer simulation MATEMATICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
technological resources trigonometric functions computer simulation |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
MATEMATICA |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Discutir o uso pedagÃgico de recursos tecnolÃgicos nas aulas de MatemÃtica tem sido foco de muitos estudos, uma vez que por si sà eles nÃo garantem um novo modelo educacional. Neste sentido, esse trabalho tem o objetivo de explorar o software GeoGebra como recurso pedagÃgico no ensino das funÃÃes trigonomÃtricas para alunos da 2 sÃrie do Ensino MÃdio, de uma escola da rede particular no estado do CearÃ, atravÃs da visualizaÃÃo das funÃÃes trigonomÃtricas no cÃrculo trigonomÃtrico, suas representaÃÃes grÃficas e o papel dos parÃmetros na construÃÃo dos grÃficos dessas funÃÃes, oportunizando o contato com recursos diferentes dos presentes em sala de aula. Esse trabalho mostra que o uso da simulaÃÃo computacional pode ser um meio eficiente de promover o aprendizado de forma significativa, facilitando assim o desenvolvimento de habilidades na compreensÃo por parte dos discentes dos conteÃdos relacionados Ãs funÃÃes trigonomÃtricas, num ambiente onde os conteÃdos abordados sÃo trabalhados utilizando o amplo campo de informaÃÃes e interaÃÃes do computador. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
Discuss the pedagogical use of technological resources in mathematics classes has been the focus of many studies, since they alone do not guarantee a new educational model. In this sense, this work aims to explore the GeoGebra software as a teaching resource in the teaching of the trigonometric functions for students of 2nd year of high school, a school of private schools in the state of CearÃ, through visualization of the trigonometric functions in the unit circle , their graphical representations and the role of parameters in the construction of the graphs of these functions, providing the opportunity for contact with the different features present in the classroom. This work shows that the use of computer simulation can be an effective means of promoting learning significantly, thus facilitating the development of skills in understanding by students of the content related to trigonometric functions, in an environment where the subjects covered are worked using the broad field of information and computer interactions. |
description |
Discutir o uso pedagÃgico de recursos tecnolÃgicos nas aulas de MatemÃtica tem sido foco de muitos estudos, uma vez que por si sà eles nÃo garantem um novo modelo educacional. Neste sentido, esse trabalho tem o objetivo de explorar o software GeoGebra como recurso pedagÃgico no ensino das funÃÃes trigonomÃtricas para alunos da 2 sÃrie do Ensino MÃdio, de uma escola da rede particular no estado do CearÃ, atravÃs da visualizaÃÃo das funÃÃes trigonomÃtricas no cÃrculo trigonomÃtrico, suas representaÃÃes grÃficas e o papel dos parÃmetros na construÃÃo dos grÃficos dessas funÃÃes, oportunizando o contato com recursos diferentes dos presentes em sala de aula. Esse trabalho mostra que o uso da simulaÃÃo computacional pode ser um meio eficiente de promover o aprendizado de forma significativa, facilitando assim o desenvolvimento de habilidades na compreensÃo por parte dos discentes dos conteÃdos relacionados Ãs funÃÃes trigonomÃtricas, num ambiente onde os conteÃdos abordados sÃo trabalhados utilizando o amplo campo de informaÃÃes e interaÃÃes do computador. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-05-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12595 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12595 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em MatemÃtica em Rede Nacional (PROFMAT) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295193094422528 |