Habitus e formaÃÃo musical de adolescentes: um estudo com estudantes da escola pÃblica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Yure Pereira de Abreu
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20506
Resumo: nÃo hÃ
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisHabitus e formaÃÃo musical de adolescentes: um estudo com estudantes da escola pÃblica2018-09-00Gerardo Silveira Viana Junior39217493368http://lattes.cnpq.br/371303297098429378912385265Yure Pereira de Abreu Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRHabitus Musical Capitais Sociais e Culturais IndÃstria CulturalCultura de MassasMusical Habitus Social and Cultural Capitals Cultural Industry Mass CultureEDUCACAOnÃo hÃEsse trabalho à o resultado de uma pesquisa de natureza qualitativa que teve como objetivo geral compreender as influÃncias do Habitus Musical, constituÃdo e incorporado, na formaÃÃo musical de adolescentes estudantes do primeiro ano do ensino mÃdio de uma escola em Fortaleza/CE. Apesar da mÃsica ser conteÃdo curricular obrigatÃrio do componente curricular Artes, de acordo com a Lei 13.278/2016, na prÃtica muitos adolescentes ainda nÃo tem acesso ao conhecimento musical de maneira formal, atravÃs do currÃculo escolar, visto que a lei ainda nÃo à adequadamente cumprida. Assim, à necessÃrio analisar as trajetÃrias de vida e formaÃÃo musical desses jovens, uma vez que entender esse processo formativo implica, de certa maneira, em compreender a cultura musical deles. Como aporte teÃrico, empregaram-se nesse trabalho os conceitos de Habitus, Campos e Capitais da Praxiologia de Pierre Bourdieu (2011), a teoria da ReproduÃÃo do Sistema Escolar de Bourdieu e Passeron (2014), da Cultura de Massas de Edgar Morin (2011) e da IndÃstria Cultural de Adorno e Horkheimer (1985) na busca de compreender as influÃncias do Habitus Musical, constituÃdo e incorporado, na formaÃÃo musical de adolescentes estudantes do primeiro ano do ensino mÃdio de uma escola em Fortaleza/CE; de caracterizar o Habitus Musical, constituÃdo e incorporado, desses adolescentes; de compreender as influÃncias da FamÃlia, da Escola e da IndÃstria Cultural nas escolhas e nos acÃmulos dos capitais sociais e culturais para a formaÃÃo do gosto musical; e, por fim, compreender como o Habitus Musical influencia na formaÃÃo musical destes adolescentes. Essa investigaÃÃo possui carÃter descritivo e utilizou como estratÃgia de pesquisa o Estudo de Casos MÃltiplos, tendo como instrumento de coleta de dados a observaÃÃo do cotidiano de uma turma de estudantes de uma escola pÃblica em Fortaleza-CE, a aplicaÃÃo de questionÃrios e a realizaÃÃo de entrevistas semi-estruturadas. Como resultado, foi possÃvel perceber que as poucas vivÃncias em mÃsica, atravÃs do currÃculo formal, dentro da escola foi um fator preponderante para que as mÃdias, projetos sociais, ONG, igrejas e as famÃlias ganhassem uma maior importÃncia nesse processo de formaÃÃo. Desta maneira, essas instÃncias assumem o papel de agÃncias de cÃmbio de capitais, influenciando de forma decisiva a formaÃÃo musical desses adolescentes.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20506application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:58Zmail@mail.com -
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