Análise da melhoria da qualidade no nível operacional para empresas industriais manufatureiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Hércules Eliézer Rodrigues
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI)
Texto Completo: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2545
Resumo: Este trabalho visa analisar como a melhoria da qualidade é abordada no nível operacional em empresas de montagem cujo processo produtivo tem seu resultado dependente da mão-de-obra intensiva. Diante disso, foram identificados na revisão da literatura elementos a serem considerados em processos de melhoria da qualidade ao nível operacional, analisado como estes elementos considerados estão sendo abordados nas empresas selecionadas para o estudo de casos e foram propostas ações de melhoria às empresas objetos de estudo. Para atingir os objetivos propostos optou-se pela pesquisa aplicada ou descritiva com abordagem qualitativa. O estudo de caso destacou-se como o método de pesquisa mais adequado. Foram selecionadas duas indústrias de manufatura. Os critérios para escolha destas empresas se basearam no desempenho do processo produtivo em relação as conformidades medido através do nível sigma, ou seja, confronto de uma empresa de mão-de-obra intensiva com nível de qualidade operacional baixo (nível sigma ≤ 3) e outra de classe mundial (nível sigma ≥ 5). Foram utilizados dados primários obtidos mediante entrevistas e observações e secundários obtidos por intermédio de documentos de divulgação fornecidos pelas empresas estudadas. Os elementos identificados como fundamentais para a melhoria da qualidade em empresas de manufatura foram: educação e treinamento para a qualidade, participação e comprometimento para a qualidade, solução dos problemas e existência de programas simultâneos que contribuam para a melhoria contínua. Através dos dados coletados referente aos elementos a serem observados, verificou-se que a empresa A tem presença de quase 100% dos elementos identificados na revisão da literatura que devem ser considerados em processos de melhoria da qualidade ao nível operacional. A empresa B tem uma ou outra ausência em todos os elementos, principalmente com relação à existência de programas simultâneos para a melhoria contínua. Com relação às variáveis da pesquisa concluiu-se através do diagrama de relação ilustrado no capítulo 4, das entrevistas e da observação das empresas estudadas que os elementos fundamentais para a melhoria da qualidade têm relação com o nível de qualidade operacional em empresas de manufatura e que o primeiro elemento citado tem prioridade sobre os demais. Através das unidades de pesquisa estudadas, ou seja, a empresa A com baixo índice de não conformidades na linha de montagem (baixo DPMO) e a empresa B com alto índice de não conformidades na linha de montagem (alto DPMO), verificou-se que os padrões estabelecidos no capítulo 3 deste trabalho foram cumpridos, ou seja, empresas que tenham alto grau de adoção dos elementos estudados e estes estejam bem estruturadas têm níveis de qualidade operacional altos com índices de não conformidades reduzidos (baixo DPMO) e, empresas que tenham baixo grau de adoção dos elementos acima citados e estes tenham falhas de estruturação têm níveis de qualidade operacional baixos com, índices de não conformidades altos (alto DPMO).
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Os critérios para escolha destas empresas se basearam no desempenho do processo produtivo em relação as conformidades medido através do nível sigma, ou seja, confronto de uma empresa de mão-de-obra intensiva com nível de qualidade operacional baixo (nível sigma ≤ 3) e outra de classe mundial (nível sigma ≥ 5). Foram utilizados dados primários obtidos mediante entrevistas e observações e secundários obtidos por intermédio de documentos de divulgação fornecidos pelas empresas estudadas. Os elementos identificados como fundamentais para a melhoria da qualidade em empresas de manufatura foram: educação e treinamento para a qualidade, participação e comprometimento para a qualidade, solução dos problemas e existência de programas simultâneos que contribuam para a melhoria contínua. Através dos dados coletados referente aos elementos a serem observados, verificou-se que a empresa A tem presença de quase 100% dos elementos identificados na revisão da literatura que devem ser considerados em processos de melhoria da qualidade ao nível operacional. A empresa B tem uma ou outra ausência em todos os elementos, principalmente com relação à existência de programas simultâneos para a melhoria contínua. Com relação às variáveis da pesquisa concluiu-se através do diagrama de relação ilustrado no capítulo 4, das entrevistas e da observação das empresas estudadas que os elementos fundamentais para a melhoria da qualidade têm relação com o nível de qualidade operacional em empresas de manufatura e que o primeiro elemento citado tem prioridade sobre os demais. Através das unidades de pesquisa estudadas, ou seja, a empresa A com baixo índice de não conformidades na linha de montagem (baixo DPMO) e a empresa B com alto índice de não conformidades na linha de montagem (alto DPMO), verificou-se que os padrões estabelecidos no capítulo 3 deste trabalho foram cumpridos, ou seja, empresas que tenham alto grau de adoção dos elementos estudados e estes estejam bem estruturadas têm níveis de qualidade operacional altos com índices de não conformidades reduzidos (baixo DPMO) e, empresas que tenham baixo grau de adoção dos elementos acima citados e estes tenham falhas de estruturação têm níveis de qualidade operacional baixos com, índices de não conformidades altos (alto DPMO).This work aim to analyze how the quality improvement is boarded in the operational level at manufacture enterprises whose result of productive process depends on intensive labor. Therefore, it is proposed to identify in the literature, elements to be considered in quality improvement process in the operational level, to analyze how these elements are being boarded at the selected enterprises of the case study and to propose improvement actions for the object study enterprises. To reach these objectives was chosen the descriptive or applied research with qualitative approach. The case study was detached by the must adequate research method. Two manufature industries were selected. The criterions to select these enterprises were based in the productive process performance related with conformities measured though the sigma level, or still, confrontation with a low operational quality level manufacture industry (sigma level ≤ 3) and a world class industry (sigma level ≥ 5). Primaries data were used gained by interviews and observations and secondary data gained by studied enterprises documents. The fundamentals elements identified to the manufacture industries quality improvement were: quality education and training, quality participation and involvement, problems solving and existence of simultaneous programs that contributed with continuous improvement. Through the collected data referring to the observed elements, was verified that the enterprise A has almost 100% of them presented. Enterprise B has some absence in all elements, with emphasis in existence of simultaneous programs that contributed with continuous improvement. Related with the research variables, it was concluded trough the relation diagram, which is illustrated on chapter 4, through the interviews and observations that the fundamentals elements identified to the manufacture industries quality improvement have relation with the quality operational level of manufacture industries and the first element has priority. Through the study research units, or still, enterprise A with low assembly non conformities index (low DPMO) and enterprise B with high assembly non-conformities index (high DPMO), was verified that the patterns established in chapter 3 were carried out, or still, enterprises that have many elements implemented and structured have high quality operational level with low assembly non-conformities index (low DPMO) and companies that have few elements implemented and failures of structure have low quality operational level with high assembly non-conformities index (high DPMO).porUniversidade Federal de ItajubáPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de ProduçãoUNIFEIBrasilIEPG - Instituto de Engenharia de Produção e GestãoCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUÇÃOControle da qualidade totalEducação para a qualidadeCírculos de controle da qualidadeAnálise da melhoria da qualidade no nível operacional para empresas industriais manufatureirasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSILVA, Carlos Eduardo Sanches dahttp://lattes.cnpq.br/7352874497617480999999999LIMA, Hércules Eliézer RodriguesLIMA, Hércules Eliézer Rodrigues. Análise da melhoria da qualidade no nível operacional para empresas industriais manufatureiras. 2005. 88 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2005.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI)instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEILICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/bitstream/123456789/2545/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALDissertação_200529430.pdfDissertação_200529430.pdfapplication/pdf663202https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/bitstream/123456789/2545/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_200529430.pdf679efa6332cc809415e170187b86844fMD51123456789/25452021-11-10 10:13:53.416oai:repositorio.unifei.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unifei.edu.br/oai/requestrepositorio@unifei.edu.br || geraldocarlos@unifei.edu.bropendoar:70442021-11-10T13:13:53Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI) - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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